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    InícioBreak PublicitárioRetrospectiva 2021 | Break Publicitário #34

    Retrospectiva 2021 | Break Publicitário #34

    No episódio 34 do Break Publicitário, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro fazem uma retrospectiva sobre os temas que mais bombaram em 2021

    EM GKPB.COM .BR

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    Após retrospectivas de diversas plataformas diferentes como Spotify, Deezer, Resso e iFood, por que não uma retrospectiva 2021 do Break Publicitário? Nesse episódio, Matheus FerreiraErik Rocha e Victor Alexandro conversam sobre os assuntos que mais bombaram no mercado do Marketing e da Comunicação, os episódios mais ouvidos e muito mais!

    Os assuntos que movimentaram o mercado

    O ano de 2021 obviamente foi um ano onde muitas coisas aconteceram, mas existiram algumas coisas específicas que chamaram mais atenção do que outras no decorrer dos meses. Confira algumas delas:

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    Juliette Freire, o fenômeno do BBB21

    A campeã da edição 21 do Big Brother Brasil movimentou o mercado no início desse ano, e tem movimentado até agora, com diversas ações de marketing, publis, álbum de música e muito mais.

    Juliette cativou todo seu público durante sua estadia pelo programa e levantou diversos cases de sucesso ainda por lá, como por exemplo a menção de um ovo de Páscoa da Lacta que fez com que os estoques fossem zerados, o sucesso de vendas com Samsung Galaxy Z Flip após uma prova do líder etc.

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    Clubhouse

    Clubhouse é uma rede social por áudio que chegou fazendo barulho no mercado por sua exclusividade apenas para smartphones iOS, tanto que as pessoas acabaram sofrendo golpes ao tentar baixar o aplicativo para Android.

    A rede social fez muito sucesso e fez com que diversos outros players passassem a reavaliar a maneira a qual consumimos áudio na Internet. Inclusive, o Twitter chegou a lançar uma nova ferramenta, Spaces, para concorrer diretamente com a novidade.

    Fanta Mistério

    Pegando todo mundo de surpresa, a Fanta lançou um refrigerante sabor “mistério”. O lançamento ocorreu próximo ao Halloween e, veio inclusive com um novo visual nas embalagens da marca.

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    O refrigerante chegou numa cor preta e intrigou muitos consumidores, que começaram a procurar pelo produto nos mercados desesperadamente.

    Guaraná Antárctica novos sabores

    Em 2021 a Guaraná Antárctica celebrou seus 100 anos e, para comemorar, decidiu realizar o lançamento de 6 novos sabores em edição limitada para o público.

    Cajá, Cupuaçu, Acerola, Jabuticaba, Uva verde e Erva-mate representavam determinadas localidades ao redor do país, mas também foi possível comprar o kit com todas as 6 em um site disponibilizado pela marca.

    PL504

    Em meados de abril uma deputada surgiu com a ideia absurda da PL504/20, que visava proibir a publicidade através de qualquer veículo de comunicação e mídia de material que continha alusão a “preferências sexuais” e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a criança no Estado.

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    Felizmente esse projeto ridículo logo foi derrubado, mas rendeu até mesmo um episódio completo do Break Publicitário que você pode conferir logo abaixo:

    Comercial do Clube de Criação/Chapa Preta

    Para promover as inscrições para seu festival, o Clube de Criação acabou apresentando um filme que exaltava criatividade em momentos de crueldade e, obviamente, o público criticou com afinco essa campanha.

    A polêmica ocorreu próximo ao período de eleição de Chapa do Clube de Criação e esse episódio acabou dando origem à Chapa Preta, uma chapa composta 100% de pessoas negras, que felizmente acabou vencendo a disputa.

    O Break Publicitário conta com um episódio onde entrevistou Robson Rodriguez e Heitor Caetano, membros da Chapa Preta. Confira abaixo:

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    Facebook Meta

    Em outubro, Mark Zuckerberg foi à público para apresentar uma nova identidade de sua empresa, pois Facebook mudou o nome de sua controladora para Meta e acabou dando origem ao Metaverso.

    Licenciados/Collabs no geral

    O ano de 2021 também foi recheado de produtos licenciados e collabs, a ponto de ficar quase impossível de listar todos os lançamentos que aconteceram.

    Confira abaixo uma seleção de algumas das collabs que aconteceram esse ano:

    Nova identidade da Globo e da TV Globo

    No fim do ano passado a Globo apresentou uma nova identidade visual e, no início de dezembro, pegou todo mundo de surpresa ao anunciar durante o Jornal Nacional uma nova identidade para TV Globo, o que confundiu a cabeça de todo mundo.

    Acontece que a TV Globo pertence à Globo, que pertence ao Grupo Globo. A ideia pode parecer um pouco confusa, mas durante o episódio “Veio aí” do Break Publicitário, Matheus explicou como essa hierarquia funciona.

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    Comercial de Fim de Ano Itaú

    E para concluir o ano enchendo o rosto de todo mundo com lágrimas, o Itaú Unibanco apareceu com uma campanha onde o ícone da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro, contracena com a bebê Alice, do TikTok. O resultado é apenas um: coração quentinho e olhos marejados.

    Os podcasts mais ouvidos do Break Publicitário

    Além dos assuntos que mais bombaram no mercado de Marketing e Comunicação, certamente há também aquele assunto que mais chamou a atenção dos ouvintes do Break Publicitário.

    O pódio fica para o episódio Um case chamado Juliette, que foi o quinto episódio lançado e o primeiro no ranking dos mais ouvidos.

    Em segundo lugar ficou O ano dos redesigns, que conta com a participação do Pedro Renan, do Quarto Criativo, seguido pelo Guerra das marcas, com participação de Fabrício Pretto e Rogério Chaves, diretores de criação da David Brasil, responsáveis pela conta do Burger King. Confira a sinopse de cada um deles:

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    Um case chamado Juliette

    De uma hora pra outra, uma participante pipoca do BBB se tornava a pessoa com mais seguidores na casa. Mais inclusive do que qualquer camarote que passou por ali. O que fez com que Juliette virasse um case de sucesso em mídias sociais? Qual o segredo para se tornar um sucesso explosivo capaz de unir marcas e esgotar estoques de ovo de Páscoa sem sequer saber disso?

    No programa de hoje a gente vai tentar esclarecer essas e outras dúvidas.

    O ano dos redesigns

    2021 mal começou e a gente já perdeu as contas do enorme número de marcas que apresentaram um novo logo e/ou uma nova identidade visual.
    Porque será que tantas empresas decidiram apresentar uma nova marca neste ano? Será que foi pura coincidência ou realmente existe algum motivo maior por trás de tudo isso? É sobre isso e muito mais que vamos discutir neste episódio.

    Guerra das marcas

    Se o consumidor gosta tanto, por que as marcas resistem muito na hora de entrar numa briga? Na última semana a Pringles decidiu partir para o shade com a Ruffles, após a marca da Pepsico copiar seu produto. O público foi ao delírio. Nesse episódio vamos discutir um pouco do porque os consumidores gostam tanto dessa estratégia e porque ela é sedutora, e ao mesmo tempo perigosa.

    Melhores do ano na visão dos hosts

    Claro que Matheus, Erik e Victor que adoram opinar e palpitar sobre as coisas não poderiam deixar de fora seus respectivos destaques do ano de 2021.

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    Durante o episódio, Erik destacou a potencialização do TikTok e as reviravoltas da TV, com momentos como a saída de Faustão da TV Globo; Já Victor destacou o fenômeno que foi Round 6 com todos as homenagens que a série recebeu, o Jurassic Park Burger Restaurant, e a mais recente campanha de Old Spice Barra com temática de anime.

    Para Matheus, os destaques ficam para a polêmica envolvendo o bombom Feitiçaria, os brindes de Friends no Bob’s e a collab de O Boticário para a linha Cuide-se Bem Bubbaloo.

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre Retrospectiva 2021 na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais. 

    Conheça nosso podcast

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