Mais
    InícioQuem Aprovou Isso?CCSP e W+K exaltam criatividade em momentos de crueldade, geram polêmica e...

    CCSP e W+K exaltam criatividade em momentos de crueldade, geram polêmica e voltam atrás

    Filme causou perplexidade ao utilizar de momentos perversos da humanidade como escravidão e Inquisição para celebrar a criatividade

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O que pode ser mais infeliz e menos criativo do que brincar com a grafia da palavra “crise” para transformá-la em “crie”? Fazer isso utilizando de alguns dos piores momentos da nossa história para mostrar a criatividade como uma espécie de contraponto positivo de cada um deles. Pois foi exatamente o que tentou fazer a campanha do CCSP assinada pela Wieden+Kennedy São Paulo para promover o Festival do Clube de Criação 2021. Quem aprovou isso?

    No filme divulgado é possível passear por diversos momentos perversos da história da humanidade, como Inquisição, escravidão e guerras; em contraponto com algumas das criações das mesmas épocas, como Renascimento, Blues, Bauhaus. O final ainda dá a entender que o Festival do Clube de Criação pode ser visto como o movimento de criatividade dentro da pandemia de COVID-19. Veja:

    “O filme ‘Crise, Crie‘ (assista abaixo) [sic] ressalta exemplos históricos sobre como surgem movimentos transformadores em tempos conturbados: da inquisição ao Renascimento, no século XVI; da escravidão nos EUA ao blues, no século XIX; da Primeira Guerra Mundial à Escola de Arte Bauhaus, nos anos 1920; da Ku Klux Klan ao movimento Black Power, nos anos 1970; e assim por diante.”, dizia o texto publicado no site do CCSP que foi apagado, mas ainda podia ser acessado via cache do Google no momento em que escrevemos esta publicação.

    A produção tem direção da Joint, com a colaboração de outros artistas 3D. O áudio foi produzido pela Satélite. Outras peças para mídia digital, como banners e displays, completam a estratégia.

    O comercial obviamente gerou muita repercussão nas redes sociais, com dezenas de publicações, em sua maioria realizadas por profissionais de comunicação, criticando a relação criada pela peça.

    A peça ainda foi acusada de plágio por um internauta, que postou um filme do Brooklyn Film Festival, que trabalha exatamente o mesmo conceito criativo.

    CCSP e W+K voltam atrás

    Tanto o Clube de Criação quanto a Wieden+Kennedy decidiram voltar atrás, apagaram o conteúdo divulgado e deixaram em suas redes sociais uma publicação pedindo desculpas pelo ocorrido.

    “Hoje, o Clube de Criação e a Wieden+Kennedy divulgaram um novo filme em suas redes. Tão logo as reações negativas surgiram, entendemos o quão imprópria a mensagem é – por isso decidimos retirá-lo imediatamente do ar. Pedimos as mais sinceras desculpas”, diz o texto publicado pelo CCSP no Twitter.

    Já a Wieden+Kennedy publicou algo bem semelhante em seu perfil no Instagram:

    Posicionamento publicado nos stories da agência Wieden+Kennedy São Paulo. Imagem: Reprodução – Instagram

    Mesmo assim, sobraram críticas por parte do público da rede social.

    Sobre o Festival do CCSP

    Inovação, tecnologia, arte, cinema, música, gastronomia e diversidade são alguns dos temas abordados pelos palestrantes do Festival do Clube de Criação. Neste ano o evento será patrocinado por Globo/ Globoplay (Premium), Google e Surreal Hotel Arts (Master), Barry Company, Bonafont, Warner Media, Alice Filmes, AlmapBBDO, David, Leo Burnett Tailor Made, MyMama, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Santeria, Wieden+Kennedy, WMcCann e Zohar Filmes (Madrinhas). Os apoios são: 20DASH e Monkeyland.

    Ficha Técnica (campanha Crise, Crie):

    AGÊNCIA: Wieden+Kennedy São Paulo
    TÍTULO: Crise, Crie
    CLIENTE: Clube de Criação
    PRODUTO: Festival do Clube de Criação
    DIRETORES EXECUTIVOS DE CRIAÇÃO: Eduardo Lima | Renato Simões
    DIRETORES DE CRIAÇÃO: Mariana Borga | Fabiano Higashi
    REDATOR: Luz Arroyo
    DIRETORES DE ARTE: Will Cega | Cacá Barabás
    ATENDIMENTO: Camila Hamaoui | Carolina Cavallini | Tabata Viana
    PLANEJAMENTO: André Troster |
    RTV: Regiani Pettinelli | Ricardo Barbin
    PRODUTORA: Joint
    DIRETOR DE CENA: Christian Balzano
    EDIÇÃO: Christian Balzano | Eduardo Oliveira
    PRODUTOR EXECUTIVO: Maurício Kazu Yamashita
    COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO: Mauricio Kazu Yamashita
    PÓS-PRODUÇÃO: Christian Balzano | Eduardo Oliveira
    3D: Christian Balzano | Vinicius Lavor | Marlos Lima | Bruno Faiotto
    PRODUTORA DE SOM: Satélite Áudio
    DIREÇÃO MUSICAL: Roberto Coelho | Kito Siqueira | Hurso Ambrifi | Thiago Colli
    ATENDIMENTO: Fernanda Costa | Renata Schincariol | Claudio Leal
    PRODUÇÃO MUSICAL: Kito Siqueira | Roberto Coelho | Hurso Ambrifi | Mike Vlcek | Thiago Colli | Charly Coombes | Koitty e Helton Oliveira
    FINALIZAÇÃO: Carla Cornea | Pedro Macedo | Ian Sierra | Renan Marques
    COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Dudu Missono | Giu Tavares
    ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Renan Marques
    APROVAÇÃO CLIENTE: Joanna Monteiro

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Coleção celebra o 27º aniversário da obra de Eiichiro Oda

    Novidade chega acompanhada do sabor 'Cookies Bauducco Fini Tubes Pinta Língua'

    A patrocinadora global dos Jogos Olímpicos 2024 montou espaço exclusivo na Faria Lima, em SP, para receber os torcedores com transmissão dos jogos

    Com notas de comestíveis, linha exala aroma de doce de leite, brigadeiro e casquinha de baunilha em itens para uma rotina de skincare simplificada

    🔥 Em alta agora:

    Bauducco e Fini criam Cookies Dentaduras em edição limitada

    A Fini vrm sendo uma das companhias que estão ganhando destaque em colaborações. Depois do lançamento do Kit S'Mores que nós já falamos aqui...

    🔥 Em alta agora:

    Bauducco e Fini criam Cookies Dentaduras em edição limitada

    A Fini vrm sendo uma das companhias que estão ganhando destaque em colaborações. Depois do lançamento do Kit S'Mores que nós já falamos aqui...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,692FãsCurtir
    153,000SeguidoresSeguir
    7,100SeguidoresSeguir
    50,000SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade