Este ano foi ao ar a segunda edição do nosso Prêmio GKPB que visa reconhecer os melhores trabalhos realizados pelas marcas nos mercados da publicidade, inovação e entretenimento.
Neste ano foram 18 categorias diferentes, com temáticas que dizem muito sobre o momento que estamos vivendo, como a categoria “Melhor mensagem de empoderamento” e “Melhor Influenciador Digital”., por exemplo. Depois de 22 dias de votação e milhares de votos, apresentamos abaixo os vencedores de cada uma delas. Vem com a gente!
Melhor marca: Netflix
Quando o assunto é melhor marca de 2016, a Netflix conseguiu ganhar com uma folga considerável de seus concorrentes. A marca recebeu 52,5% dos votos, contra 18,6% do Google, a segunda colocada. Em seguida vieram Apple (16,9%), Coca-Cola (6,2%) e McDonald’s (5,6%).
Melhor agência de publicidade: AlmapBBDO
Para “Melhor Agência de Publicidade” o resultado ficou bem apertado, mas a grande vencedora deste ano foi a AlmapBBDO com 25,4% dos votos. A agência conseguiu se destacar com grandes campanhas durante o ano como a campanha de Dia dos Pais para a Boticário e de Dia das Crianças para a C&A. Já o segundo lugar ficou com a Mutato (24,6%) seguidas de WMcCann (23,2%), JWT (19%), Wieden + Kennedy (7,7%).
Melhor Lançamento: Bis Oreo – Lacta
O Bis Oreo conseguiu 30,8% dos votos e desbancou até mesmo o mais badalado lançamento de 2016, o Milk-Shake de Ovomaltine do McDonald’s, que conseguiu o segundo lugar com 23,9%. Em seguida vieram Catuaba Selvagem Açaí (15,7%), Coca-Cola Baunilha e Cereja (10,7%), Whopper Furiosaço (10,1%) e Dadinho Cremoso (8,8%).
Melhor Brinde: Cartoon Network no McDonald’s e Caixas de Som Star Wars
Na categoria “Melhor Brinde”, que estreou este ano, tivemos o primeiro empate: os leitores do Geek Publicitário definiram que os brindes da Cartoon Network no McLanche Feliz e as caixinhas de som de Star Wars no ovo de Páscoa da Nestlé ficaram empatados com 34,7%. Em seguida vieram as toy arts de Batman vs Superman do Bob’s (18%), Bob Esponja do Burger King (9,3%) e Hora de Aventura no Ovo de Páscoa da Lacta (3,3%).
Melhor Mensagem de Empoderamento: Tudo Lindo & Misturado C&A
A C&A não tinha a menor tradição em campanhas com foco no empoderamento feminino, mas pôs a cara a tapa este ano coma campanha Tudo Lindo & Misturado e acabou conquistando os leitores do GKPB garantindo o primeiro lugar com 18,4% dos votos. Em seguida vieram a campanha “Pode!” da quem disse, berenice? (16,2%), “Veja além da Ficção”, do Netflix (13,2%); Dona dessa Beleza, da Avon (12,5%); #RespeitoIsOn, da Skol (11%); Não julgue, beije, da Close Up (10,3%); Viva sua Beleza Viva, da Natura (8,8%); #EuMeAtraio, da Avon (5,9%) e #MãeSemCulpa, também da Avon (3,7%).
Melhor Comercial de TV: Leilão – Habib’s
O Habib’s tirou 2016 para atormentar os concorrentes e principalmente o McDonald’s, o que acabou resultando até na suspensão de um dos comerciais da companhia pelo Conar. Mas aparentemente o público gosta mesmo é de ver o circo pegar fogo, porque o comercial “Leilão”, que provoca McDonald’s e Burger King garantiu o primeiro lugar com 30,1% dos votos.
Em seguida vieram: Viver é a Melhor Conexão, da Vivo (13,7%); Dia dos Pais, de O Boticário (13%); #AbraçoDemorado, da Panvel (12,3%); A Gente Fala Tradutor, do Google (8,9%); Junior, da Nextel (8,2%); Ângulos Incríveis, do Nissan Kicks (4,8%); Obesidade Infantil, da Amil (4,8%); Grand Pedido Massacration, do McDonald’s (3,4%) e Páscoa Lacta (0,7%).
Melhor Influenciador Digital: Hugo Gloss
Você pode até se espantar com o resultado, ou até mesmo dizer que não conhece metade dos nomes desta lista, mas é fato que os influenciadores digitais são hoje o que há de mais eficiente e impactante para falar com o público jovem que vive cada vez mais ligado ao Youtube e cada vez menos às mídias tradicionais, como TV, rádio e jornal.
Neste cenário, o blogueiro Hugo Gloss, que é referência no país quando o assunto é o mundo das celebridades, garantiu o primeiro lugar com 30,5% dos votos. Ficando na frente até mesmo do maior youtuber do país, o Whindersson Nunes, que levou o segundo lugar com 25,2% dos votos.
Em seguida vieram Thaynara OG (10,7%), Kéfera (9,9%), Júlio Cocielo (7,6%), Christian Figueiredo (5,3%), Boca Rosa (3,8%), Lucas Rangel (3,1%), Maju Trindade (2,3%) e Nah Cardoso (1,5%).
Melhor Rede Social: Instagram
Se no ano passado a novidade do Snapchat fez com que o app garantisse o primeiro lugar, a investida do Instagram no recurso Instagram Stories conseguiu frear o concorrente e ainda levou o título de Melhor Rede Social do nosso prêmio neste ano com 31,5% dos votos.
Em seguida vieram Facebook (23,3%), Youtube (19,2%), Snapchat (15,8%) e Twitter (10,3%).
Melhor Redesign: novo logo Instagram
Além de levar o título de Melhor Rede Social, o Instagram também garantiu o posto de melhor redesign realizado em 2016 com seu novo logo e nova identidade visual (27,2%). Em seguida vieram o novo logo do Uber (22,4%), novo logo MasterCard (21,8%), e o novo logo da Oi (9,5%).
Melhor Rede de Fast Food: McDonald’s
Mantendo a tradição, o McDonald’s se consolidou como a melhor rede de Fast Food pelos nosso público com 35,8% dos votos. O Burger King surpreendeu e veio encostado com 33,8%, garantindo o segundo lugar. Em seguida vieram Subway (11,3%), Bob’s (7,9%), KFC (5,3%), Wendy’s (4%) e Taco Bell (2%).
Melhor Ação Promocional: #MilkFake Bob’s
Depois de perder a marca Ovomaltine para o McDonald’s o Bob’s decidiu acordar pra vida e partiu para o ataque contra o Milk-Shake de Ovomaltine do McDonald’s com a campanha #MilkFake e acabou garantindo o primeiro lugar com 23,6% dos votos.
Em segundo lugar ficou a campanha #EstuproNãoÉCulpaDaVítima, do Spotify (22,2%); Halloween Burger King (20,8%); Pegadinha com os namorados, da Heineken (16%); A Vida de Robson, da Abooh (14,6%) e CH Burger, do McDonald’s (2,8%).
Melhor App Mobile: Whatsapp
O onipresente Whatsapp também manteve sua hegemonia na categoria de melhor app mobile de 2016 com mais da metade dos votos (55%). Em seguida vieram Nubank (16,8%), Uber (16,1%), Globo Play (6,7%) e Prisma (5,4%).
Melhor Game Mobile: Pokémon Go
2016 foi o ano do Pokémon Go no mercado dos games mobile. Com 71,4% o game garantiu o primeiro lugar com maioria esmagadora. Em seguida vieram Clash Royale (11,3%), Plants vs Zombies Heroes (9,8%), Fifa Mobile (5,3%) e Traffic Rider (2,3%).
Melhor Reality de TV Aberta: MasterChef Profissionais
O MasterChef Profissionais garantiu o primeiro lugar na categoria Melhor Reality de TV Aberta com 67,9% dos votos. Em seguida vieram Bake Off Brasil, com 14,2%, Big Brother Brasil (9%), X-Factor Brasil (6,7%) e Duelo de Mães (2,2%).
Melhor Dramaturgia Nacional: Justiça
A minissérie Justiça, foi definitivamente a melhor coisa que eu vi na TV em 2016. E aparentemente nossos leitores também acharam o mesmo. A trama garantiu o primeiro lugar apertado (38,2%) logo à frente de 3% da Netflix (37,4%). Em seguida vieram Totalmente Demais (9,9%), Cúmplices de um Resgate (8,4%) e Supermax (6,1%).
Melhor meme: Glória Pires no Oscar
As frases inesperadas de Glória Pires no Oscar ficaram com o primeiro lugar entre os melhores memes de 2016 com 36,8% dos votos. Em seguida vieram “Por que você não amadurece?” (27%), Gato Entrevistado (16,4%), PPT Lula (10,5%) e Foca da Meia Noite (9,2%).
Melhor Série Internacional: Stranger Things
Stranger Things foi praticamente unanimidade entre os amantes de séries e não por acaso, garantiu o primeiro lugar com 33,3% dos votos. Game of Thrones mostrou que veio pra ficar com 23,4%. Em seguida vieram Black Mirror (18,4%), How to Get Away With Murder (13,5%), The Walking Dead (9,9%) e Westworld (1,4%).
Melhor Filme: Procurando Dory
Procurando Dory levou a melhor quando o assunto foi o Melhor Filme de 2016 com 23,9% dos votos. Em seguida vieram Deadpool (19,7%), Animais Fantásticos e Onde Habitam (16,2%), Capitão América: Guerra Civil (14,1%), Batman vs Superman (8,5%), Esquadrão Suicida (7%), X-Men – Apocalipse (4,2%), Alice Através do Espelho (2,8%), As Caça-Fantasmas (2,1%) e Jason Bourne (1,4%).
Nossos mais sinceros agradecimentos a todos que votaram. Nos vemos novamente em mais uma edição no ano que vem!
Caso queira conhecer os vencedores da primeira edição do nosso prêmio, clique aqui.