Se no ano passado a WestJet impressionou todo mundo com seu anúncio de natal, desta vez ainda é muito cedo pra afirmar um vencedor; mas a Air Canada com certeza ficará entre os melhores com essa ação sensacional realizada em Londres.
A empresa mandou alguns funcionários até um Pub londrino onde canadenses costumam se reunir para lhes presentear com passagens para casa. O resultado você vê no vídeo abaixo:
A melhor parte do Natal é ver a criatividade que as agências e departamentos de Marketing ao redor do mundo utilizam para transmitir um espírito de coletivismo e, obviamente, se aproximarem de seus consumidores.
Continuem assim empresas, por mais que saibamos que os reais interesses por trás dessas ações possam ser puramente marketing, faz bem acreditar no espírito natalino de vez em quando…
De 1978 a 2006 a gravadora dos Beatles e a empresa de Steve Jobs travaram batalhas judiciais por conta do nome derivado do mesmo fruto. Enquanto a empresa dos Beatles chamava Apple Corp; a do Jobs Apple Computer (e depois Apple Inc.).
O fato é que os designers do site Superfi resolveram criar uma releitura das capas dos discos da banda de Liverpool como se elas tivessem sido desenvolvidas para a Apple (da computação). E o resultado é muito bacana.
O bacana foi a exploração das diversas fases da companhia de Cupertino da mesma forma que cada disco reflete uma fase musical.
Nosso Geek Publicitário Em Vídeo desta semana já está no ar!
Hoje falamos sobre o novo comercial de fim de ano da TV Globo, o impactante comercial dos iPhones 6 e 6 Plus na TV, além de comentar o bizarro comercial da cerveja Schin com os nomes mais curiosos de cidades ao redor do país.
Hoje é sexta-feira Best Vines já estão aqui pra fazer parte do melhor minuto desse início do seu final de semana!
Hoje temos de tudo um pouco. Gatos desanimados, bebês emocionados, pessoas se dando mal, um gordinho tentando fazer uma cesta de basquete e até um cachorro comendo cereal. Vamos para os vídeos!
Ps: não se esqueça de tirar os vídeos do mudo.
10- Não entra na minha frente, %$#@!
9- Fazendo uma cesta like a b- não, pera.
8- Como acertar o alvo perfeitamente
7- AHAHAHAHAHHAHAHAHHA
6- Comendo meu cereal aqui, de boa…
5- Exorcismo de Emily Dog
4- Igualzinho ao clipe.
3- Acho que alguém apanhou bastante depois desse vídeo…
Os anúncios da Apple são praticamente obras de arte. Mas não é muito comum vê-los rodando na TV aberta aqui no Brasil. E na verdade eu acho que os concorrentes deviam era comemorar.
Isso porque hoje a empresa roubou a cena com um anúncio dos novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus no intervalo do The Voice Brasil. O Duo:
No anúncio, a trilha de um dos maiores clássicos do cinema: 2001, Uma Odisseia no Espaço é interpretada à capela pelos artistas Justin Timberlake e Jimmy Fallon. Na versão brasileira a música é interpretada por Alexandre Nero e Marcelo Serrado.
Achei interessante a experiência de ver o anúncio na TV, porque eu já tinha assistido aqui pela internet, mas na TV a experiência foi outra. Foi simplesmente impossível não parar, olhar pra TV e pensar, que ¨%$@! de comercial diferente é esse?
Vale lembrar que este é apenas um dos filhos da sensacional campanha que a Apple vem desenvolvendo. Eu selecionei alguns dos que considero mais legais. Veja a seguir
Os valores dos iPhones estão completamente astronômicos por aqui, mas pelo menos agora já dá pra saber que se as vendas precisavam de um empurrãozinho de comunicação, a tarefa está mais que cumprida.
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Há uma semana a Samsung colocou no ar o teaser da campanha “Ahead Of The Game” para divulgar o Galaxy Note 4 com os monstros dos esportes radicais Gabriel Medina e Bob Burnquist.
Um criaria uma manobra para o outro. Enquanto o Bob Burnquist ficou encarregado de realizar um Mega Backflip Superman; medina recebeu do mito do skate a missão de realizar um “Superman Voltando com Base Invertida”.
O que significa isso e se eles conseguiram ou não realizar os desafios, você pode ver no vídeo que acabou de sair:
Eu não sei o que eu achei mais maluco, o Medina conseguindo pegar esse trambolho dessa prancha de surf no ar, ou o Bob Burnquist dar uma meia lua pra frente e bolinha nessa altura e velocidade com o skate.
A campanha é bem interessante. E a Sammy tentou bater na tecla da superação e necessidade de produzir sempre coisas novas. O que combina bastante com esportes radicais.
Só não consegui ver um link plausível com o Galaxy Note… Parece que quiseram focar tanto na história do teaser que se esqueceram de que tinha que fazer algum sentido para o produto. Que aliás, aparece timidamente em poucas cenas.
Mesmo com a existência do Viber, Facebook Messenger, Whatsapp, Telegram e mais milhares de opções, um grupo de ex-skypers acredita que o mundo ainda precisa de mais um app mensageiro. Isso porque eles acabaram de lançar o Wire.
O Wire (fio [de telefone]) é basicamente um app para troca de imagens, mensagens de texto e ligações. Em suas funcionalidades ele é muito parecido com o Viber, mas a interface ganha na simplicidade e elegância.
O Wire não é apenas um app para dispositivos móveis. Ele está disponível para OS X e uma versão para a Web está anunciada para breve, no site.
Eu testei o app e achei que ele cumpre tudo o que promete com uma simplicidade e beleza difícil de encontrar nos concorrentes. Com direito até a uma incorporação de links do YouTube ou SoundCloud em cards bem legalzinhos.
Na minha opinião, o app pecou apenas na criação da conta. É preciso inserir nome, email, senha e ainda confirmar a conta por e-mail. O que em tempos de login com conta Google ou Facebook, se torna um processo extremamente burocrático.
Se você se interessou pelo Wire, pode baixar o app para Android, iOS e Mac OS X clicando aqui.
É, os usuários do sistema da atual dona do Skype ficaram de fora. Isso me cheira a birra.
Já fazem 20 anos que a sony lançou seu primeiro PlayStation. E pra comemorar estas duas décadas de vida, a Sony resolveu matar os entusiastas mais nostálgicos do coração com essa versão retrô do PS4 inspirada no seu primeiro console.
Obviamente que esta é uma edição limitada e contará com apenas 12.300 unidades, que entrarão em pré-venda no próximo dia 6, nos EUA. O que significa que meros mortais como eu e você, provavelmente nunca chegaremos a nos encontrar com esta maravilha.
Caso você já tenha um PS4 ou já tenha se conformado em comprar um comum mesmo, a Sony lançou um tema para a última geração de seu console, onde ela relembra o visual e sons de seu primeiro video-game.
Eu não tenho ideia de como eles conseguiram isso, mas o fato é que a rede de fast-food Arby’s conseguiu se esquecer de mencionar sua parceira Pepsi em não um; mas dois de seus anúncios para TV nos EUA.
Depois do puxão de orelha da marca de refrigerantes, eles precisariam mesmo de muita criatividade pra se desculpar. E eles conseguiram, com este anúncio aí.
No YouTube até a descrição do vídeo foi utilizada para se desculpar: “Nós te amamos, Pepsi. Vocês são como carne para nós”.
A Arby’s já tentou a sorte por aqui, mas como a especialidade da rede são os lanches com rosbife, o país não se mostrou muito aberto à rede; que se foi há mais de 10 anos por não conseguir se adaptar.
Houve até um ensaio para que a rede voltasse ao país neste ano, mas aparentemente eles também devem ter se esquecido.
Nossos smartphones são recheados de sensores e recursos, mas quando o assunto é queda, eles são praticamente donzelas indefesas. Mas e se as empresas utilizassem justamente destes sensores para garantir que eles possam se tornar dispositivos um pouco mais resistentes?
A patente No. 8,903,519 basicamente descreve uma tecnologia que poderia ser capaz de reconhecer quedas-livres, calcular o impacto e mudar a rotação do dispositivo no ar, para que ele não caia em posições que possam danificar a tela. É praticamente transformar o iPhone num gato.
Esta patente deve ser bem útil para desastrados como esse primeiro comprador do iPhone 6 em entrevista à TV.
É bom lembrar que a Apple também tem trabalhado em tecnologias como a tela de safira presente no Apple Watch, que são bem mais resistentes que as atuais. E também devem ser incluídas num futuro próximo em seus dispositivos.
Aparentemente as fabricantes andam mais preocupadas em produzir aparelhos para serem utilizados sem necessidade de serem encapados com películas e capinhas. E isso é ótimo.
O pessoal da Brasil Kirin (antigo Grupo Schincariol) resolveu alimentar nossa sede de cultura inútil. Na nova peça da cerveja Schin a marca aparece brincando com os nomes engraçados de algumas cidades brasileiras.
Cabeceira da Jibóia, Anta Gorda, Pau Grande e Barro Duro parecem expressões de baixo calão, mas na verdade são municípios e distritos espalhados ao redor do país.
O comercial ainda joga uma hashtag meio perdida lá #amoessacidade, mas pra uma marca que explica tudo com um belo “Porque Sim!” não dá pra esperar muita coesão mesmo.
Pelo menos esse anúncio é engraçado…
Só tô aqui tentando imaginar como se chama quem nasce em Pau Grande… Bom é melhor nem tentar.
[Atualização]
A Schin acabou de divulgar no intervalo do The Voice seu novo comercial homenageando outras dezenas de cidades. Veja neste outro post.
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Eu detesto os bancos. Isso porque eles são chatos, burocráticos e sempre querem arrumar os motivos mais sem noção pra tomarem meu dinheiro. Principalmente quando o assunto é cartão de crédito.
Mas uma startup brasileira chamada Nubank pode estar prestes a mudar esta história. Isso porque o principal produto deles é um cartão de crédito que tem como foco o público que faz tudo online.
Um cartão eficientemente diferente…
A única coisa que você vai receber fisicamente é o cartão.
Acabou de fazer uma compra? Ela já aparece em tempo real no app que organiza tudo em uma linha do tempo bem bonitinha, que dá a possibilidade de categorizar os estabelecimentos com nomes e tags personalizadas para ficar mais fácil conferir seus gastos no fim do mês.
Perdeu sua carteira ou foi roubado? O bloqueio do cartão pode ser realizado através do próprio app em poucos toques. Isso é inacreditável, principalmente pra mim que tenho que praticamente reservar um dia pra ligar no Itaú quando dá alguma porcaria com o meu cartão (o que não é raro…).
Atendimento por chat
A ideia é que o usuário consiga resolver tudo de forma fácil e rápida, o que é praticamente o oposto do que estamos acostumados quando o assunto é cartão de crédito. Mas se ainda assim você precisar de ajuda, um chat online no próprio App deve te colocar em contato com o departamento de suporte.
“Desenhamos o Nubank para você resolver tudo sozinho. Mas se precisar de ajuda, estamos à disposição como for mais conveniente pra você.” diz o site da empresa.
Foco na transparência
Na fatura do Nubank, tudo é bem detalhado. Taxas, conversões, IOF, tudo aparece ao lado do valor final pra que você saiba exatamente de onde estão vindo cada centavo da sua cobrança.
Disponibilidade e abrangência
O cartão Nubank é internacional e está disponível até agora apenas pela bandeira Master Card. Entretanto, ele ainda está restrito a um pequeno grupo de usuários.
Se você ficou interessado, pode solicitar um cartão no site do Nubank e cruzar os dedos pra que eles te libertem logo desses bancos sacanas.
A Globo acabou de estrear no Fantástico o seu tradicional vídeo de final de ano. Isso significa que daqui até o final do ano, essa deve ser a versão da música que vai atormentar sua cabeça até o ano acabar.
Assista o vídeo:
Além da mensagem de final de ano, o vídeo dá início a um tom mais comemorativo dos 50 anos que a emissora completará no ano que vem.
Após lançar seu canal no YouTube para se adequar às tendências mundiais, a Globo parece mesmo ter finalmente feito as pazes com a rede de compartilhamento de vídeos do Google. Isso porque seu tão aguardado vídeo comemorativo de final de ano surpreendeu todo mundo ao dar as caras no YouTube logo após estrear no Fantástico.
Quem acompanha a emissora sabe que o banal ato de compartilhar conteúdo na íntegra no YouTube é praticamente uma quebra de paradigmas nos regulamentos internos da emissora que chegou a ter cerca de 90 advogados para bombardear o Youtube (e outros sites) com solicitações de remoção de conteúdo com direitos autorais.
Aparentemente os tempos estão realmente mudando na maior emissora do país. Antes muito tarde, do que nunca.
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Hoje é dia do nosso Geek Publicitário Em Vídeo de número 5.
No vídeo de hoje abordamos a propaganda mosaico do Youtube no Metrô de SP, a repercussão negativa do Storytelling de algumas marcas, como Diletto e Seara; além de falarmos ainda sobre o comercial da Vivo com o Rubinho Barrichello.
Hoje é sexta e como sempre, nossas estrelas dos Best Vines já estão aqui.
E pra alegrar este início de final de semana temos gatinhos fazendo gatices, pessoas idiotas uma professora estressada, corujas, amigos fdps e muito mais. Vamos para os vídeos!
Obs: não se esqueça de tirar os vídeos do mudo.
10- Você está fazendo isso errado.
9- Corre que f*deu!
8- Calma aí, professora.
7- Vem aqui seu ratinho danado…
6- Eu to falando com você, presta atenção!
5- Que Deus abençoe essa alma.
4- Desfilando com estilooopa!
3- Sobe aí, champs.
2- É só um ventinho de nada…
1- Ser repórter realmente não é uma profissão muito segura.
Me lembro que quando estava na faculdade, uma professora de psicologia enfatizou lá nos primeiros semestres que nunca era seguro utilizar do medo em campanhas publicitárias. O que ela esqueceu de dizer é que quando o assunto fosse conscientização, talvez valesse a pena quebrar a regra.
E foi o que a Unimed Curitiba fez nesse anúncio para conscientizar a população sobre o câncer de próstata. Eles aproveitaram as probabilidades das estatísticas e aplicaram dois anúncios diferentes em uma mesma tiragem do jornal Metro.
Em 15% dos jornais, o leitor se deparava com o seguinte título: “Você vai ter câncer de próstata”, nos outros 85% o texto era “Você não vai ter câncer de próstata”. Depois do susto inicial (principalmente para os 15% do primeiro título) o anúncio alerta sobre os preocupantes dados da doença e pede que o usuário se previna fazendo o exame.
Óbvio que tudo não passa de uma suposição estatística, mas em todo caso, a idéia é tão simples quanto genial.
O Google Brasil parece ter mesmo arregaçado as mangas e aberto o bolso pra investir em publicidade. Depois dos sensacionais anúncios do Youtube, agora é a vez da loja Google Play entrar na casa dos consumidores com esse anúncio lindíssimo que a empresa preparou para TV.
https://www.youtube.com/watch?v=muQq79D7xEg
Dê mais play.
Milhares de brasileiros utilizam o sistema Android e acessam a Google Play o tempo todo pra baixar seus Facebook e Zap Zap da vida, mas o Google sabe que tem muito mais a oferecer que meros apps gratuitos. E eles definitivamente conseguiram transmitir isso neste anúncio.
É tanto conteúdo, tantos joguinhos, filmes, livros e músicas legais em 30 segundos, que quando o anúncio terminou parecia que eu tinha tomado um tapa na cara do Google. Nessas horas não me vem outra coisa na cabeça, que não esta imagem:
Eu não posso finalizar este post sem fazer um comentário a respeito da direção de arte deste comercial da Google Play: que coisa linda, PQP!
[Atualização] O Google liberou poucos dias depois mais um comercial, dessa vez um pouco maior e mais voltado pro lado emocional da coisa. E é tão bom quanto. Veja:
A Finish, e o grupo Reckitt Benckiser, estão organizando o primeiro HackaRB. O HackaRB é um evento tipo “hackathon”, ou seja, uma competição estilo “maratona” em que grupos colaboram em projetos para criar uma aplicação ou uma ideia inovadora envolvendo projetos que contemplem necessariamente os pilares: tecnologia, sustentabilidade e lava-louças.
O grupo vencedor ganhará R$ 12.000 para dividir entre os integrantes e cada integrante ainda ganhará um Ipad Mini, uma lava-louça e um kit de produtos Finish, e os universitários, caso sejam os finalistas, ainda serão convidados a participar da última fase do processo de seleção de estágio da companhia.
O evento contará também com palestras de especialistas nestas áreas, como Tallis Gomes, CEO e fundador da Easy Taxi, que darão suporte, consultoria e ainda julgarão os trabalhos dos participantes.
Além do concurso, o evento quer aproveitar para promover a conscientização sobre o uso consciente da água e a respeito da eficiência das máquinas lava-louças na economia de recursos.
Uma lava-louças utiliza até 6 vezes menos água do que a lavagem manual. Podendo lavar de uma vez até 135 itens (pratos, copos, talheres) – utilizando apenas 16 litros de água para lavagem e enxágue completos, enquanto se gasta 91 litros para lavar a mesma quantidade de louça à mão.
E diz a lenda que as máquinas atuais lavam bem até panelas *-*. Eu não tenho dúvidas de que uma dessas ia facilitar muito a minha vida.
O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro em São Paulo, mas são aceitas inscrições de profissionais e estudantes de todo o Brasil. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo hotsite do evento clicando aqui.
No endereço, além do regulamento completo, estão disponíveis informações e conteúdos inspiradores.
Eu já tinha abordado aqui antes que o YouTube estava fazendo um ótimo trabalho com mobiliário urbano em São Paulo. Mas dessa vez parece que eles foram um pouco mais além nesse anúncio para o YouTube no Metrô de SP
Em uma ação, no mínimo, diferente para o que estamos acostumados a ver por aqui, o Google resolveu colocar cerca de 1400 tags NFC que compõem um mosaico gigante para divulgar um dos canais do YouTube.
E o mais sensacional é que estas tags são destacáveis, ou seja, você pode destacar a sua e levar embora. Óbvio que isso significa também que o anúncio tem uma vida relativamente curta, principalmente se considerarmos que para o fluxo da linha amarela do Metrô de SP.
Sugestão de pauta da Geek Publicitária Andrea Menezes. Envie a sua aqui.
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Fotos: Thiago Avancini via Dani Rodrigues – Facebook.
Faz tempo que eu ouço que o storytelling é a mais eficiente forma de criar um vínculo entre a marca e o consumidor. Como todo publicitário é desesperado por seguir tendências de comportamento não é surpresa que a técnica tenha explodido nos últimos tempos.
Tudo muito bom, tudo muito bem; mas em questão de dias, três cases ganharam destaque por acusações a respeito da… hm… maquiagem em torno de suas fabulosas histórias.
Diletto
De acordo com uma matéria da Exame, o amplamente explorado vovô Vittorio Scabin, que fabricava sorvetes na Itália durante a Segunda Guerra Mundial nunca existiu. E na verdade o nome e até mesmo a imagem do senhor veiculadas pela empresa são peças publicitárias.
A Diletto se contrapôs e depois de tanto responder todo mundo, acabou emitindo uma nota oficial explicando o ocorrido que foi praticamente uma licença poética e, na verdade o personagem era um alterego, não exatamente o avô de um dos sócios.
Qual parte é verdade, qual é mentira, ainda não me parece muito claro. O que ficou claríssimo foi a agilidade desse concorrente na zoeira:
Se a história da Diletto parece lúdica demais, quem dirá a dos sucos Do Bem. Segundo a marca, as laranjas da marca vêm da “fazenda do sr. Francisco, do interior de São Paulo” e completa: num “esconderijo secreto que nem Capitão Nascimento poderia descobrir”.
O que pra mim não agrega %$#@ nenhuma uma laranja vir do interior de SP ou de Marte, mas pra esse povo adora fazer papel de besta com essa onda do ~orgânico~ deve surtir algum efeito.
Mas o fato é que o público foi atrás e pressionou. E a empresa caiu na pilha, postando um comprovante da NF do tal Sr. Francisco no Facebook. O que eu nunca, mas nunca mesmo, recomendaria a alguém.
Lasanha Seara e o especialista em lasanha que não vende lasanha
Um post no BuzzFeed foi capaz de balançar os 30 anos de credibilidade tão elogiados (inclusive aqui) da linda da Fátima Bernardes. Isso porque, segundo o post, Cesare Giaccone, o tal especialista em lasanhas não vende o prato em nenhum de seus restaurantes. E não há sequer relatos de que ele um dia tenha vendido.
Mas se o assunto poderia passar como mera especulação, o fato é que, na verdade, a McCann emitiu também uma bendita nota explicando que “a relação dele com o produto na condição de consumidor altamente exigente que é”.
O que fica bem estranho, quando comparado ao vídeo em onde a jornalista apresentadora afirma categoricamente que ele é “dono de um restaurante na Itália que faz uma das melhores lasanhas do mundo”. Poxa Fátima… =(
https://www.youtube.com/watch?v=l0_2PwfvzCA
Algo me diz que algum restaurante italiano vai passar a vender lasanhas em breve…
Análise
Como marca, acho perigoso. E quem me conhece sabe o quanto já briguei na vida por questões éticas + publicidade. Mas no fim, não sendo crime, eu até respeito que os limites éticos variem de pessoa pra pessoa.
Eu não gosto. Mas também não acho que seja algo efetivamente prejudicial e, como consumidor, acho até exagero o envolvimento do Conar, sendo que como auto-regulamentadores eles não possam fazer nada mais que recomendar qualquer coisa.
Daqui a pouco vão abrir processo pra investigar porque o urso que anda de scooter não existe de verdade.
O problema é que a tacada final é do consumidor. Um consumidor que não pode piscar o olho que dá de cara com um anúncio publicitário. E se tem uma coisa que esse cara aprendeu na vida é criticar um anúncio. Principalmente se estivermos falando de internet.
Conclusão
São bobeiras que não danificam em nada a qualidade do produto se retirados; mas mostram que há uma certa mania de querer aumentar demais uma história pra parecer mais atrativa; quando a verdade basta.
As acusações são quase briga de criança. Um modo de falar aqui, uma aumentadinha ali e não deveriam efetivamente tomar a proporção tomada; mas o fato é que com um consumidor tão crítico os tempos são difíceis pra quem quer contar histórias. Ainda mais se elas parecerem lúdica ou perfeitas demais.
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