Monitorar seus passos pode ser trivial pra você, mas para uma empresa de anúncios, estes dados valem ouro. E parece que o Facebook também acredita nisso, porque a Moves acabou de anunciar que foi comprada pela rede de Mark Zuckerberg.
O Moves é um app muito interessante. Depois que você o instala e dá as devidas permissões, ele fica quietinho no seu smartphone, contando os seus passos e por meio dos sensores consegue calcular se você estava a pé, de carro, ou bicicleta; gerando uma espécie de Business Intelligence dos lugares que você frequenta.
Há algum tempo atrás eu usei o app. Ele é bem bonito e os dados são interessantes para viciados em estatísticas, como eu. O problema é que ele consome muita bateria, mas tanta bateria que nos meus relatórios do próprio Android, só ficava atrás da tela.
Se você se interessou pelo app, ele pode ser baixado neste link. Mas o próprio site avisa: você deverá ficar mais perto do seu carregador.
O Google já tem um serviço próprio presente em praticamente todos os smartphones Androids chamado Location History, que consome bem menos energia e é fantástico.
De tempos em tempos o Google está renovando o seu acervo de imagens capturadas para o Street View. É claro que você provavelmente nunca pensou nesta possibilidade, mas o Google achou que seria interessante disponibilizar este histórico para o usuário.
Com o recurso que chamaram de viagem no tempo, o Google vai permitir o acesso ao seu gigantesco banco de imagens do Street View, permitindo a escolha de vários intervalos de tempo para a visualização de como as coisas estavam quando os veículos da empresa passaram por lá.
Parece que foi ontem, mas o Street View já funciona desde 2007 e, obviamente esse é o máximo que você poderá navegar através do tempo. Mas se já parece um recurso fantástico hoje, eu mal posso imaginar daqui há alguns anos.
Infelizmente o recurso ainda está sendo liberado aos poucos para os usuários. Portanto, não se desespere como eu fiz se você não encontrar o relógio no canto superior esquerdo do seu Street View.2
No quesito modelo a gente não tem dúvidas da capacidade da Gisele Bündchen, mas agora a modelo nº1 do mundo aparece cantando na nova campanha da H&M.
Vestida com um biquíni de oncinha e um maiô à la Beyoncé, a top model dança e canta “Heart of Glass” da banda Blondie. A produção da canção, no entanto, ficou nas mãos do renomado DJ Bob Sinclair, que deu seu toque e transformou a voz da modelo em uma versão sexy da Debbie Harry, vocalista da Blondie.
Esta não é a primeira vez que a modelo mostra sua voz. Ano passado Gisele interpretou a música All Day & All Of The Night do grupo The Kinks. E assim como será feito neste ano, a renda arrecadada com a música foi doada para a Unicef.
Em algum ponto da semana passada o jogador Neymar mostrou a cueca pelo menos 5 vezes em um jogo do Barcelona contra o Atlético de Madrid. O Barcelona perdeu por 1 a 0. Já a Lupo, bem, a Lupo ganhou o dia. A semana. E um retorno de marca que muito provavelmente nem eles mesmos consigam mensurar exatamente.
Tanto o jogador quanto a marca negam o teor publicitário do short cai-cai de Neymar, já a imprensa descontou o ódio do mundo em cima do jogador e utilizou o ocorrido pra voltar à velha questão: o Marketing tem limites?
O futebol é movimentado por altas transações de patrocínios. É propaganda pra todo lado, mas isso não quer dizer que seja bagunçado. Existem regras. E uma delas, da UEFA, é bem clara: não é permitido propaganda em campo. Para a FIFA, por exemplo, é proibido o uso de camisetas ou adereços com alusão a empresas ou produtos durante as partidas. Uma cueca é só uma cueca, mas quando ela tem uma marca estampada e é mostrada inúmeras vezes durante uma partida, ela é um elemento publicitário. Isso é óbvio.
De acordo com esse fato, temos uma propaganda em campo. Com isso em vista, podemos partir para duas possibilidades:
Foi intencional?
É o que parece mais óbvio. Ninguém sequer havia notado um comportamento semelhante antes. Se chamou a atenção desta forma, óbvio que algo saiu dos padrões. Para ser mais maquiavélico, podemos interpretar a partida no Barcelona como um ensaio para a Copa do Mundo. O evento é aqui, os olhos do mundo todo estarão no Neymar e possivelmente na cueca Lupo que ele poderia estar vestindo.
Enquanto uns diriam que são apenas “Negócios”, eu digo que é falta de bom senso. O clube tem seus patrocinadores, o estádio tem os seus, o evento tem os seus, a TV tem os seus e por aí vai. Em campo, jogador tem que jogar bola e receber o seu salário que já não é nada baixo e é uma consequência desses outros patrocínios. O evento da Lupo é quase que trabalhar em uma agência e pegar freelas por fora com o cliente, sem que ninguém fique sabendo.
Não, não foi intencional.
A assessoria do Neymar garantiu que não houve acordo com a marca. O que seria natural, até mesmo porque de assessorias de pessoas já estamos mais do que acostumados com mentiras e mais mentiras. Mas a assessoria da Lupo garantiu que não fez nenhum pedido ao jogador para a exibição da cueca. O que seria mais crível.
Mas o caso da MSC está aí para nos lembrar que assessorias também podem passar longe da ética. Mas como eu gosto de acreditar na humanidade, prefiro encarar o episódio como uma feliz coincidência para a Lupo e um alerta aos organizadores de futebol do mundo todo. A criatividade das marcas para conseguir o melhor retorno com o menor investimento parece não ter fim.
E o limite, existe?
A resposta imediata é: Sim, o Marketing tem limites. Mas ele não é diferente do que deveria ser em qualquer outra área. Porque existe um limite humano para tudo, e ele se chama Bom Senso.
O Google+ nem chegou a engajar os usuários por um tempo interessante ainda, mas mesmo assim, o Google anunciou a ferramenta +Post ads, que é basicamente uma extensão do amplamente conhecido sistema de gerenciamento de anúncios AdWords. A funcionalidade deve ser implementada para um número restrito de páginas e conta com dois tipos principais de anúncios: o Hangouts no Ar Patrocinado, que deve integrar o sistema de streaming com a plataforma Display, dando a oportunidade de promover as transmissões em anúncios; e a Promoção Automática de Posts, que funciona como no Facebook, ao ativar, o post mais recente é promovido automaticamente. Mas como nem tudo são flores, se você quer ser adiantadinho e testar as novas ferramentas de publicidade, é bom ir com calma. Antes de mais nada, é preciso atingir os requisitos abaixo:
Sua página precisa ter pelo menos 1.000 seguidores.
Seu post deve ter relevância para os seus consumidores.
Optar pelas permissões compartilhadas para o Google+ para páginas.
A plataforma do Google não é a mais movimentada do mundo e se tem uma coisa que a empresa entende é de fazer publicidade. Sem contar o fato que o Google é uma empresa com um bom histórico de dividir sua receita de publicidade de volta para o consumidor por meio do AdSense ou o programa de parceiros do Youtube, por exemplo. Se unirmos isso com o saco cheio que os profissionais estão com o Facebook, podemos ter grandes expectativas pra plataforma nos próximos meses. Com informações de: Search Engine Journal
A Globo realmente está querendo sacudir toda sua programação em 2014. Após diversas mudanças, a emissora acaba de anunciar novidades para o Fantástico. O programa já tem 40 anos de existência, vem encontrando dificuldade de se firmar na audiência depois que, desde a saída da Patrícia Poeta, já trocou mais de apresentadores do que a Gretchen de marido.
O novo programa terá o formato de um reality show. O cenário padrão dá espaço ao que denominaram de “Redação-Estúdio” e o Making-Of será a grande aposta da atração. As reuniões de pauta e até a produção do programa terão transmissões pela TV e pela internet.
Já programa ao vivo acontecerá dentro da própria redação e poderá ser apresentado de qualquer lugar. “O que está mudando é o formato de apresentação. O Tadeu e Renata vão conduzir o programa de qualquer espaço. Não tem mais aquela coisa formal” diz o diretor do programa, Luiz Nascimento. E pra garantir que o programa não cairá no tédio, outra novidade deverão ser os shows acústicos no meio da programação.
Quem nunca passou um apuro em exemplificar ou explicar um texto, como o ditado diz ”uma imagem vale mais que mil palavras”, por isso nasceu o infográfico, algo que mudou a maneira de simplifica a vida de qual quer um. Para quem trabalha com ilustração e artes gráfica é um prato cheio para exercer a criatividade.
Poderia parar para falar da historia do infográfico mais a coisa é tão antiga que data mais ou menos 6200 A/C, como acredito que isso não importe muito neste momento, vamos mostrar as maneiras e a variedade de como usa pois é praticamente infinita.
Gráficos e ilustrações coloridas criam uma conexão melhor do que tabelas e figuras e a maneira como usuário passa olhando, a assimilação do conteúdo também é maior, além disso os leitores que gostam do que veem são mais propensos a compartilhar os infográficos do que artigos. O post de hoje você vai encontrar ótimas opções que ajudarão você a passar a sua mensagem mais fácil e simples.
O Edit.org é uma ferramenta online similar ao Canva que é usada por milhares de empresas. A plataforma permite criar designs editáveis que podem ser adaptados às necessidades da sua organização. Produza designs de qualidade sem desembolsar grandes quantias por isso.
Tem vários videos de infográficos no Youtube, vale apena dar uma olhada, para entender melhor como funciona essa ferramente e sem bem usada se torna algo muito legal de se apresentar.
Focando em uma estratégia ainda mais Glocal, a rede de fastfood McDonald’s resolveu abrir sua primeira lanchonete vegetariana do mundo na Índia. Tudo continua da mesma forma. É o mesmo M, o mesmo palhaço, tudo igual, mas nenhum animal é moído no processo.
Mais de 80% da população indiana é Hindu, e considera a vaca um animal sagrado. Isso sem contar o grande número de vegetarianos no local. Alguns números afirmam cerca de 30% Em função disso, não é preciso ter nenhuma bola de cristal pra saber que é bem difícil vender hambúrgueres animais por lá.
E se você pensa que o McDonald’s demorou pra se tocar das possibilidades indianas está bem enganado. A rede de lanchonetes já possui mais de 200 lanchonetes espalhadas pela Índia, mas apenas cerca de 50% do cardápio oferecido é de produtos vegetarianos.
Segundo o dirigente da rede, as 200 lanchonetes no país significa uma presença tímida, mas quando se olha no futuro, é um país de prioridade máxima. E uma lanchonete vegetariana com certeza deve ajudar bastante no processo de popularização da rede por lá.
Não é nenhuma novidade que a maior emissora do país está tendo sérios problemas em engajar o público jovem. E parece que 2014 será realmente um ano de enormes investidas para ver se a emissora consegue deixar de lado o ar de tiazona da comunicação e passar a tratar de assuntos interessantes para quem está vindo aí. Geração Brasil é o nome da nova novela das sete e ela é totalmente focada no sonho jovem: ficar rico e mundialmente famoso ao criar um produto de sucesso.
Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin; Mike Krieger e Kevin Systrom têm algo em comum, além de serem criadores das duas redes sociais mais valiosas e utilizadas no mundo: Facebook e Instagram, respectivamente: são jovens milionários. Mas mais do que isso: tanto Mark, quanto Kevin contaram com uma forcinha de dois brasileiros desde o início de seus projetos: Saverin e Krieger.
Se isso não basta para inspirar jovens brasileiros, ao redor do país e do mundo cada dia que passa explodem novas notícias de jovens que ganharam muito dinheiro com a internet. E é isso o que a nova novela das sete irá retratar:
Jonas é um brasileiro considerado o grande gênio da tecnologia mundial. Comanda a Marra uma empresa número 1 da Califórnia, que ajudou a construir. Enquanto os acionistas aguardam o anuncio de que Jonas deverá treinar o jovem gringo Josh Miller para seu cargo, ele revela que a empresa vai sim ter um novo nome em seu comando, mas este jovem será brasileiro.
Jonas anuncia que a matriz da Marra vai se transferir para o Brasil e lançará um reality-show com jovens talentos em computação e tecnologia: o vencedor do reality será o novo ‘cabeça’ da empresa.
Com bons atores, carrões, funk ostentação, muitos sobrenomes importados, cenas gravadas na Califórnia, Hackers, e direito até a um logo BEM parecido com o do Android, a novela mira direto no público jovem, vidrado na internet.
E se isso seria motivos para nós Geeks nos entusiasmarmos, talvez seja bom segurar a empolgação. Tudo o que a globo faz relacionado a tecnologia, ela explica todos os termos com metáforas analógicas pra que “a classe C consiga digerir”. Portanto, prepare a vergonha alheia ou cruze os dedos pra que a mudança na linguagem seja realmente surpreendente.
Geração Brasil tem estreia prevista para o próximo dia 5 de maio, entrando no lugar de Além do HorizzZzzZzzZzz.. onte.
Os melhores vines de hoje contam com os cães e gatos fofos de sempre, uma piscina de brilhar os olhos, pedestres folgados, carros que jogam basket, velhas estranhas, e, no primeiro lugar, um menino que quase me matou de rir.
Antes de ler: se você não viu o curta, vai se deparar com alguns detalhes que pode considerar como spoilers.
“Forelsket” é uma palavra dinamarquesa que entra num grupo de palavras intraduzíveis, mais ou menos como “saudade”. É daquelas que a gente tem que explicar o significado através de um contexto. Pra entender o significado de “forelsket”, que é usada pra caracterizar o início do amor, aquele frio na barriga, o coração disparado, basta assistir a Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. O filme, muito sensível, é um desenvolvimento mais complexo do celebrado curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, de 2010, que fez bastante sucesso na internet.
A gente acompanha a história de Leonardo, um garoto cego que tem de lidar com o bullying na escola (por precisar de ajuda pra realizar algumas tarefas do dia a dia), a pressão para beijar logo uma garota e “tirar isso do caminho”, como um personagem diz em dado momento, além de estar cada vez mais aborrecido com a pressão e a superproteção dos pais – sobretudo da mãe –, que querem saber de cada passo do filho. Ou seja, Leonardo é o típico adolescente passando pelos conflitos típicos da adolescência. Como se não bastasse, a chegada do novo aluno na classe, que coincidentemente senta atrás dele, faz com que Leonardo tenha que enfrentar a descoberta do amor e de sua homossexualidade. É fácil para que qualquer um se identifique, tenhamos nós 15, 20, 30 anos. Porque são processos naturais (e penosos, diga-se de passagem) da vida. Até o mais popular dos alunos já passou por constrangimento uma vez na vida. O mais desiludido dos adolescentes já se deparou com uma paixão. O mais excluído dos alunos já tentou encontrar e encontrou sua turma. O mais feliz já ficou puto da vida e bebeu pra esquecer a tristeza. Ninguém é imune à vida. Você vai se encontrar em algum personagem.
No que diz respeito à descoberta de Leo, o filme não poderia ser mais sincero e sensível, tanto no sentimento quanto em aspectos visuais. A abordagem é delicada e o ritmo do filme é exatamente como o ritmo de alguém que se apaixona: começa devagar, vai com calma, flerta, até que tudo explode e não dá mais pra segurar. Isso me fez lembrar da música “Futuros Amantes”, de Chico Buarque, que fala pra gente não se afobar, que nada é pra já. O filme, e Leonardo, e Gabriel (o garoto novo), não se afobam; eles têm paciência, porque sabem que uma hora vão se ajeitar. Enquanto não podem, desenvolvem pequenos gestos que indicam o que querem um com o outro. Obviamente, nem tudo são flores, ainda mais por se tratar de um garoto que se apaixona por outro garoto. Eles precisam esconder o que sentem, porque os colegas de classe, os pais e a sociedade não aceitam. E ao dizer que a abordagem é sincera, é preciso dizer também que não é apenas em relação aos sentimentos dos dois apaixonados, é sincera quando mostra que se deixam as amizades de lado, cada vez mais e sem perceber; é sincera quando mostra a revolta de um adolescente para se soltar das amarras que os pais impõem; é sincera quando mostra a tentativa de negação de um sentimento e o processo de amadurecimento (bem como o comportamento dos adolescentes e, mais especificamente, seu modo de falar) tal qual eles são.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é repleto de detalhes – algumas vezes elípticos – que “entregam” o que vai acontecer de forma elegante, ainda que muitos possam falar que os artifícios são manjados. Detalhes como uma música (que bonito quando toca Cícero e quando toca Belle and Sebastian!), uma blusa esquecida no encosto da cadeira, as costas enquanto a água do chuveiro escorre e a gente vê num super close, o aprendizado trocado entre os dois ou, ainda, o close na boca de Gabriel explicando a Leonardo segundo a segundo de um filme numa sessão que os dois resolveram pegar depois da escola. É um filme puro, mais sutil do que evidente, que faz a gente ver que não se escolhe a quem vamos amar, quando vamos amar, porque vamos amar (e precisa ter por quê?). A gente percebe que se apaixonar é a melhor coisa do mundo.
O trabalho desse Brasileiro é de explodir cabeça de qualquer um, primeiro por ser uma dessa joias que tivemos por aqui, de uma sensibilidade e riqueza de detalhe escriveis é o Luiz Risi.
Seu trabalho é bem divertido e humorado, alguns deles até com uma pitada critica na composição, o contrastes de cores muitas vezes dão uma sensação agradável e olha que dá para perder uns bons minutos olhando os detalhes, que cada peça.
Luiz Risi é um Brasileiro de alta qualidade que temos orgulho de ver conquistar seu espaço nas galerias gringas com sua arte pop e contemporânea.
Como disse ele esteve aqui um dia, hoje reside em Amsterdã.Já dividiu alguns trampos com os artistas da London Police, galera manda bem de mais, um trabalho cheio de personalidade e beleza, mais esses caras ficam para outro post. Segue mais algumas imagens, mais não deixa de conferir o trampo completo no site.
Um designer australiano resolveu empenhar seus esforços em um trabalho um pouco peculiar. Ele reformulou uma das fontes mais famosas e, definitivamente, a mais odiada no mundo do Design Gráfico: a Comic Sans MT, criada em 1994.
A Comic Sans foi uma fonte revolucionária para a computação, mas com 20 anos de idade, as rugas já estão começando a ficar aparentes. A Comic Neue preserva características peculiares de sua avó Comic Sans MT, mas tenta apresentar uma imagem contemporânea ao adicionar leveza com seus traços mais finos e simples.
Assim como eu também teria feito, o designer foi correndo ao Twitter mostrar seu trabalho para o pai da Comic Sans, Vincent Connare, que retuitou o rapaz e respondeu: “Deveria se mais casual”. O que ele quis dizer com isso, eu não sei, mas parece que mesmo assim o designer achou que era legal divulgar isso.
A fonte é gratuita e ganhou direito até a um site só dela, onde o designer explica o projeto com mais detalhes e disponibiliza o link para download.
Boenas geeks, hoje vamos falar um pouco do que é storytelling ou contar uma história, imagino que fazer um história envolvente seria uma obrigação de qualquer agência ou produtora que tenha verba para fazer TV. Você envolver seu cliente é a ponte mágica para o sucesso.
Storytelling é algo que sempre achei bem legal de ser desenvolvido, pessoalmente adoro ouvir histórias, adoro saber das pessoas histórias que eles se guiam e isso envolve lembranças que geram sentimentos, isso é fantástico.
Já perdi a conta de quantas pessoas eu abordei no ônibus, caronas, viajens em busca de uma história. Para alguns pode ser até papinho freetalk mas eu chamo de enriquecimento cultural. Quem nunca escutou algo de alguém,que escutou de alguém que está contando para você ? Isso é viral,o mais antigo dos virais, agora vamos sair de devaneio e partir para âmbito da publicidade.
Storytelling na publicidade se bem contado é algo que aumenta as possibilidades de engajamento social e envolvimento emocional com a marca pois ela faz resgatar sentimentos dificilmente alcançados com uma propaganda“dispositiva”. Segue alguns exemplos que ilustram essa genialidade do Storytelling na propaganda.
https://www.youtube.com/watch?v=i5g2lrPMvMM
Acredito que o mais recente e precursor deste post, seja o da Kombi/Volkswagen, se despedindo do do Mercado mundial. Muito bacana e emocional pois envolveu fatos das vidas das pessoas.
https://www.youtube.com/watch?v=MnSIp76CvUI
Johnny Walker para ilustrar a trajectória de vida da marca é uma coisa linda, usando de plano sequencia, dá um toque a mais na produção, direcção de fotografia tudo muito bem alinhado com a marca, também não é para menos, a maneira que ele vai passando pelos séculos e sua mudança, bom assiste ai.
A Coca-Cola e sua animação 3D, tanto na parte de direcção de arte como na animação é lindo. Vídeo já meio antigo, mais como é muito bom, deixa muita animação 3D de produções megabogas com vergonha. Desenvolvida pela agência Wieden+Kennedy Amsterdam, o design Psyop e a produtora musical Human.
Musica do Legião Urbana“Eduardo e Mónica”para a operadora de “celular” VIVO para os dias dos namorados, quem nunca imaginou como seria de fato o clip dessa musica. Resultado mais de 10mil likes no dia dos namorados, dissolvendo os valores 1300likes por dia no mês dos namorados.
As redes sociais são realmente uma ótima forma de compartilhar conteúdo, mas com o gigante número de informações sendo jogados nas redes a cada segundo, fica difícil conseguir se lembrar de tudo o que anda acontecendo até com você mesmo. Mas e se um app te desse a oportunidade de se lembrar de coisas que você compartilhava há um ano? É isso que o Timehop se propõe a fazer.
O Timehop é um app pra Android e iOS que tem como objetivo catalogar todas as informações que estão fazendo aniversário em suas redes e disponibilizá-las para que você morra de saudades de um passado nada distante.
É surpreendente ver que algumas coisas parecem que aconteceram há tanto tempo, enquanto outras pareciam ter acontecido ontem e outras, que estavam completamente esquecidas na memória.
O app suporta Facebook, Twitter, Foursquare, Instagram, Flickr (?!), e até mesmo as fotos que estão no seu dispositivo.
Para baixá-lo você pode acessar este link, mas já vou avisando. Não é indicado para pessoas com forte tendências depressivas e menos ainda pra quem terminou um relacionamento há menos de um ano.
Honey Made é uma marca de produtos derivados do mel administrada pela Mondelez, que, infelizmente não veio para o Brasil ainda. Você não pode comer os biscoitos de mel da Honey Made, mas graças à internet você pode ver este trabalho incrível que eles fizeram transformando ódio em amor, utilizando nada mais que arte.
Depois de veicular na TV um anúncio, onde se demonstrava a favor de relacionamentos homoafetivos, a empresa recebeu uma enxurrada de comentários negativos em suas redes sociais. Pra qualquer empresa isso seria motivo para pensar duas vezes antes de se posicionar a favor de uma causa. Mas para a Honey Made, não. Eles contrataram duas artistas para transformar aquelas manifestações de ódio em algo bom. E o resultado você pode ver no vídeo abaixo:
E depois ainda querem falar que publicidade faz mal para as pessoas.
Pessoas maus fazem mal para as pessoas. Seja por meio da publicidade, da mentira, ou como podemos ver no próprio vídeo, um tweet. Pessoas boas fazem bem. E tem a incrível capacidade de tornar coisas ruins em coisas do bem. E qual outra ferramenta que melhor poderia ajudar neste processo, que não a arte?
Bom, desde então o país se divide em dois: os que acreditam nas palavras do instituto e os que acham que tem algo por trás desse “erro”. Independente de qual lado você esteja, uma coisa é certa: esse Tumblr deu a resposta mais rápida e criativa que a internet poderia dar para demonstrar sua indignação com o Instituto.
O “O Ipea Apurou” começou a postar vários estudos satíricos e bem engraçados parafraseando o erro do Ipea. Veja alguns dos mais engraçados:
#NAOVAITERCOPA!!!
Para se matar de rir com os outros posts, clique neste link.
Esta publicação se refere a um logo que não está mais em utilização. No dia 21 de dezembro de 2020 a Globo anunciou oficialmente seu novo logo. Você pode saber mais sobre esta marca neste post que fizemos.
Assim como já tinha vazado há bastante tempo, o novo logo da Globo foi confirmado ontem pela emissora em seu evento “Vem Aí” gravado ontem, que deve ir ao ar hoje. A marca é exatamente a mesma do vídeo que vazou, mas agora em resolução melhor e uma explicação do seu progenitor.
O evento já estava chegando ao fim quando Tony Ramos subiu ao palco para anunciar o novo logo da maior emissora do país. Um vídeo (muito provavelmente o mesmo vídeo que vazou) foi exibido no telão, mostrando a evolução da marca, que deve ser amplamente utilizada em toda a programação nos próximos dias.
O novo logo é um passo em direção ao flat design amplamente explorado pela emissora (e muitas grandes marcas ao redor do mundo), mas ainda está bem longe da filosofia flat. Segundo Hans Donner, “O branco é a soma de todas as cores e a que melhor representa uma emissora de televisão que busca o tempo todo mostrar o Brasil e a sua diversidade”
Esta já é a 10ª logomarca criada pela empresa. e desde a sua 4ª versão, lançada em 1975, conserva as mesmas formas básicas. Seis anos separam a última versão do logo da versão que veremos nas telinhas a partir do próximo dia 6 e, muito provavelmente, este não era o momento que a emissora desejava colocar sua nova marca no ar.
Digo isso, porque, o logo já está pronto desde o ano passado e, conforme indicava Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S. Paulo há quase um ano, por algum motivo ele não saiu. Então começaram especulações que o logo daria as caras oficialmente só ano que vem, em que a emissora completa 50 anos. E realmente seria uma boa data para o lançamento de uma nova marca, entretanto, o logo já estaria com 2 anos de idade. Algo arriscado demais.
Eu já disse no post do vídeo e volto a repetir. De primeiro impacto, ele chega a causar arrepios. Mas nós, seres humanos, odiamos mudanças bruscas. Em breve esse cruzamento de iPhone 5C branco com o teste de cores SMPTE será tão moderno quando o reflexo metálico pareceu ser em 2008.
Shhh.. não pode falar que é pra Copa do Mundo. Como já abordamos aqui, existem uma série de restrições associando marcas a propriedades da FIFA (e até coisas que a fifa acha que viraram propriedade dela). Por este motivo o novo comercial da Pepsi tenta, com tudo o que pode legamente, criar uma referência ao evento para tentar não passar batida em meio à pancada publicitária que os consumidores irão receber da Coca durante o mundial.
A ideia é simples, e ganha destaque com a ajuda da tecnologia. Com o mouse, você pode clicar em áreas do vídeo, mudar o rumo do filme publicitário e até mesmo ganhar um autógrafo de algum jogador famoso que eu não sei quem é. Veja:
Se não fosse a predominância azul eu ia achar até que era mais um vídeo da Coca. E é engraçado, que em alguns momentos em que apareceram as garrafinhas, o meu cérebro poderia jurar que eram garrafas de Coca-Cola.
Eu só não gostei da mistura de inglês em português no vídeo, mas ficou bem legal. E é a primeira vez que vejo a Pepsi utilizando a linha mais emocional por aqui. Espero que continuem nessa linha, mesmo que já esteja bastante batida pela coca, é melhor que usar o Joel Santana.
O Instagram é uma ferramenta democrática. De fotos de comida a verdadeiras obras de arte são postadas na rede. E sim, há público para todos. Mas em sua conta oficial e em seu blog, a empresa costuma destacar os melhores cliques postados na rede. Bem, a ferramenta está presente em muitos lugares, por este motivo fica difícil destacar tudo o que há de bom. É aí que entra o perfil @InstagramBrasil.
Segundo Inês Schinazi, no cargo de Gerente de Comunidades do Instagram há 4 meses, o perfil quer “mostrar ao mundo os bons trabalhos realizados aqui”. Com o intuito de reunir o que há de melhor nas imagens postadas em território tupiniquim, o perfil contará com uma curadoria específica para a seleção de imagens, mas está aceitando indicações de bons trabalhos por meio do email: [email protected].
Boa sorte à Inês, ao Instagram e aos fotógrafos brasileiros apaixonados pela ferramenta que revolucionou o compartilhamento de imagens no mundo todo. Quem sabe agora algum brasileiro consegue arrecadar mais de R$ 35 mil vendendo suas fotos pelo Instagram também.