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    A sua marca precisa, realmente, fazer uma piadinha no 1º de abril?

    Antigamente as empresas eram mais fechadas, sérias. Quem optou por uma linguagem mais informal e próxima do consumidor se destacou e conseguiu fazer algo realmente diferente e empolgante. Entretanto, hoje em dia essa tática ficou não só banal, mas perigosa.

    É necessário saber a hora de ser descontraído com o seu cliente para não bancar o bobo da corte, quando se espera algo sério. Hoje é 1º de abril, conhecido como dia da mentira. E eu não recebi nenhuma mentira dos meus amigos, mesmo assim fui trollado um sem-número de vezes só até o momento em que eu escrevo este post. Por quem? Empresas que eu sigo.

    Qual o problema de mentir para o meu cliente no 1º de abril?

    Bem, a questão é simples. Ninguém gosta de ser feito de besta. A menos que você seja humorista, a chance de você enganar seu consumidor e ele não se sentir mal, mesmo após saber que é mentira, é bem pequena.

    Mas também não leve o dia assim tão a sério

    Em 1º de abril de 2004 o Google lançou um de seus maiores serviços hoje. O GMail. A empresa já tinha um histórico de brincadeiras na data, em função disso, os usuários tiveram um grande período de ceticismo na real eficiência do serviço.

    Se você acha exagero da minha parte, saiba que anos depois, Marissa Mayer, atual CEO do Yahoo! e VP do Google na época afirmou que foi um dos maiores erros da história da empresa.

    Portanto, por mais que você tenha um anúncio sensacional para fazer para os seus clientes, guarde por algumas horinhas e espere o dia seguinte para o anúncio. Isso vai pode poupar grandes arrependimentos no futuro.

    Veículos de comunicação, por favor, não!

    O que tem me preocupado bastante, é que veículos de comunicação têm aumentado cada vez mais as brincadeiras em busca de uma viralização. Eu já perdi as contas do tanto de brincadeiras sem graça que vi ao longo dos anos. Esse ano, por exemplo, o campeão de enganações na minha timeline, foi um tal novo logo da Apple.

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    Não vou me alongar neste tópico. Apenas fazer um pedido: jornalistas, não. Obrigado.

    Cuidado pra não perder a classe Vaga para Limpador de Bunda Trampos.co Brincar com o seu cliente não quer dizer faltar o respeito com ele. O limite do profissionalismo está em cada um de seus consumidores. Enquanto 368 pessoas acharam este post bacana ao ponto de compartilhar, eu fiquei uns 5 minutos parado, olhando e pensando: “Por que, Deus?”.

    Mas é possível o dia 1º de abril ser produtivo?

    icade

    Sim, é possível. Apostar em enganar o consumidor implica em assumir um risco. Óbvio que este risco está sujeito a intensidade de acordo com todos os itens que abordamos lá em cima. O iCade, por exemplo, foi um produto criado em uma piada de primeiro de abril e no fim acabou se tornando um produto real.

    Mentirinha ou mentirona?

    Existe aquela mentira que tem grande probabilidade de ser real, e a mentira que obviamente é uma brincadeira. Caso você vá brincar com seu consumidor prefira optar pela brincadeira óbvia. Algo passível de ser feito pela sua empresa pode causar inúmeros problemas. Dois principais são o fato de ser mais difícil de desmentir a mentira para quem não acompanha sua empresa, e a descrença caso um dia faça algo parecido.

    Mas é proibido pra todo mundo?

    Não é bem assim. É preciso conhecer a fundo seu cliente. Empresas que têm o costume de brincar e já têm uma linguagem mais próxima do público, provavelmente podem conseguir tirar benefícios da data.

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    Nokia faz brincadeira com um de seus smartphones mais famosos.

     

    A aproximação das marcas a seus consumidores nunca foi tão grande. Por outro lado, a voz a estes internautas bombardeados por marcas 24 horas por dia criou um desejo estranho nos consumidores: Nunca as pessoas foram tão tentadas a querer danificar a imagem de uma marca na internet. E quando tocamos neste assunto, todo cuidado é pouco.

    Com informações de: Gizmodo.

    Google coloca Pokémons no Google Maps para comemorar 1º de abril

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    Não tem muito tempo que as empresas começaram a se sentir seguras o suficiente para investir em pegadinhas de primeiro de abril, mas o Google já vem pregando peça em seus usuários há algum tempo. Depois do serviço de busca de odores “Google Nose”, a busca pelo tesouro perdido no Google Maps Treasure, agora é sua vez de pegar um Pokémon com o app do Maps para smartphones.

    Como? O vídeo abaixo explica:

    Se você ficou com preguiça, eu resumo: basta abrir o app do Google Maps, tocar na área para fazer a pesquisa, e logo aparecerá um botão: “Press Start”. Ao clicar nele, você vai parar no seu Pokémon Lab. E aí é só navegar no mapa em busca dos seus monstrinhos de bolso. São 150 monstrinhos distribuídos por aí e esse número pode aumentar.

    2014-03-31 13.40.53 Achou legal? Pegue sua pokesmartphone, abra o Google Maps e comece a caçada!

     

     

    Best of Best Vines #14 – Os 10 melhores Vines da semana

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    Hoje temos uma infinidade de cães e gatos fazendo fofurices. Além de um jogador de basquete um tanto quanto bizarro, um lutador de boxe estressado e um jogador de futebol bem humilde.

    10- Quando uma árvore ousa invadir o seu caminho

    [Desculpe, este vídeo não está mais disponível]

    9- Nunca interfira em um casal Titanic

    [Desculpe, este vídeo não está mais disponível]

    8- A comemoração mais humilde de todos os tempos

    7- Curtindo a batida..

    Post by Best Vines.

    6- É o que eu chamo de “se enterrar”

    Post by Best Vines.

    5- Fala “Oi” pro pessoal!

    Post by Best Vines.

    4- Vamos embora, parceiro!

    Post by Best Vines.

    3- Esse cão jogador de Futebol Americano não precisa de legendas

    Post by Best Vines.

    2- Gostou da minha roupinha de inverno?

    Post by Best Vines.

    1- Cadê meu celular?

    Post by Best Vines.

    Taco Bell contrata 23 “Ronald McDonalds” para zoar a rede McDonald’s

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    No Brasil ‘Mc Donald’ é quase que uma categoria de sanduíches. Mas no EUA é um sobrenome até que comum. Pensando nisso, a rede Taco Bell resolveu atacar um de seus principais concorrentes no ramo de cafés da manhã servido por redes de fastfood. Pra isso, a empresa rodou o país atrás de 23 ‘Ronald McDonald’s para gravar o que eles têm a dizer sobre seu produto.

    O mais legal é que no finalzinho do vídeo a zoeira que parecia ter chegado ao fim, continua, com os dizeres de que as pessoas do vídeo não têm ligação com a rede de fastfood McDonald’s e que eles foram pagos para fazer o comercial. “Mas eles realmente amaram isso”, termina o texto.

    Boa Taco Bell. Quem sabe assim alguém esquece aquele funcionário de vcs que lambeu os Tacos que supostamente seriam utilizados na preparação dos pratos aos clientes, não é mesmo?

    Atualização: óbvio que o Mc Donalds não deixou passar. Na página oficial da empresa no Facebook, postaram a seguinte imagem, com os dizeres: “Imitação é a forma mais sincera de bajulação”.

    Mc Donalds resposta Taco Bell
    Reprodução

    O cãozinho utilizado naimagem faz uma referência direta ao cão utilizado pela empresa em um  famigerado anúncio de TV veiculado em 1997:

    Street Eraser: Intervenção urbana ‘apaga’ pedaços de Londres

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    Pra quem trabalha com Photoshop, ou com a maioria dos softwares gráficos hoje em dia, já é automático: quadriculadinhos cinza e brancos significam transparência. E a medida que esse trabalho se estende por anos a fio em frente ao pacote Adobe isso acaba ficando tão natural, que nem se inventassem uma forma de me mostrar o que tem por trás da tela eu jamais acreditaria que é realmente um transparente.

    Foi pensando no poder deste padrão estabelecido pelos softwares gráficos, que os artistas  Guus Ter Beek e Tayfun Serier resolveram criar a Street Eraser.

    Intervenção Urbana Transparente Londres (1) Intervenção Urbana Transparente Londres (2) Intervenção Urbana Transparente Londres (3) Intervenção Urbana Transparente Londres (4)

    Eu não sei vocês, mas eu já estou desesperado pra criar adesivos parecidos e sair colando por toda parte.

    Você pode ver mais imagens acessando o Tumblr do projeto.

    Como visto em: Gizmodo

    Supermercado dificulta acesso a água na gôndola para conscientizar clientes

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    Eu nunca vi esses Supermercados Princesa na vida, mas gostei muito da campanha abaixo. É uma conscientização que não conversa direto com a marca, e a ação arriscada de retirar produtos e dificultar o acesso deles à gôndola, mostra mais que uma confiança no trabalho da agência, mas uma esperança de que o consumidor partilhe dos mesmos ideais da empresa.

    Hoje em dia todas as empresas ficam de mimimi com “Responsabilidade Social” e “Sustentabilidade”. O mimimi é tanto, que já virou commodity e hoje já é mais difícil usarem como diferencial competitivo. Mas quantas dessas empresas realmente fazem algo para honrar o escândalo que fazem em cima do assunto? Hm.. pela minha experiência de mercado, 0,01%.

    Com informações de: Blogcitário.

    Kiss FM exorciza rapaz ‘possuído’ por Axé e Funk em anúncio

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    Para dialogar diretamente com seu público, a Kiss FM apostou na crítica de estilos como Axé e Funk e realizou o sonho de 99,9% dos roqueiros que eu conheço: o exorcismo de um _________ (substitua a lacuna com uma das alternativas a seguir: a) funkeiro b) axezeiro c) pagodeiro d) todas as anteriores).

    A rádio realmente é uma das poucas rádios que se mantiveram firmes e fortes com o Rock em São Paulo. Por mais prejudicial financeiramente que isso possa ter sido, em um passado não muito longínquo. O próprio nome da rádio já mais que cumpre o seu papel na hora de transmitir a alma do negócio da Kiss FM. E em seu novo anúncio isso é mais evidente que nunca.

    É como eu li num texto sensacional sobre o fim da MTV esses dias: deixar as coisas nas mãos do público acaba fazendo com que bandas com o Restart acabem ficando em primeiro lugar nas paradas.

    Por esse ponto de vista, é sempre bom ter uns exorcistas da Kiss FM por aí, não?!

    Pai insere filho em versão de Dragon Ball com direito a Genki Dama e Conselhos do Goku

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    Pais fingem ser durões, mas em momentos especiais como o aniversário do filho eles praticamente não sabem o que fazer para homenagear seus pupilos. E quando esse pai é um animador? Bom, aí a homenagem chega em outro nível.

    Robson dos Santos resolveu criar uma versão do mangá Dragon Ball onde ele e seu filho Rasdael destroem vilões famosos como Majin Buu, Cell, Freeza; e recebem conselhos de Goku e Bulma, com direito às vozes dos dubladores originais do desenho.

    Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo o pai convidou os dubladores originais, que após verem o vídeo, enviaram o áudio sem custo algum. O menino ficou muito surpreso e gostou muito da homenagem que o pai fez. Também… Até eu to querendo adoção por esse pai numa altura dessas.

    Agora, eu fiquei aqui me perguntando uma coisa: depois de um trabalho sensacional como esse, precisava MESMO usar Comic Sans MT?

    Com informações de: Folha de S. Paulo

    #FirstTweet: Twitter lança ferramenta para ver o primeiro tweet de qualquer pessoa

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    Redes sociais são algo novo. Mas ainda assim podem ser nostálgicas. O Twitter por exemplo está completando 8 anos no próximo dia 21, mas faz parte das nossas vidas há pelo menos uns 4 anos. E como na rede social tudo é bem rápido, a probabilidade de você se lembrar do seu primeiro tweet é um pouco remota.

    Pensando nisso, o site resolveu colocar a ferramenta #FirstTweet para mostrar o primeiro tweet de qualquer pessoa. Porque, além de ver o seu, às vezes bate aquele espírito stalker pra procurar o que sua namorada ou namorado postou logo que entrou no Twitter. E, claro, armar um inferno se não for muito agradável.

    Engraçado que eu lembrava do meu tweet, porque eu já cheguei a baixar aquele histórico de tweets que o site disponibiliza para quem utiliza a ferramenta em inglês. E que, por sinal, eu recomendo pra quem tem um psicológico forte pra ver como e principalmente o jeito de lidar com elas mudaram ao longo do tempo.

    Para ver seu último tweet clique aqui. E para ver como baixar seu histórico de tweets, (que exige usar a ferramenta em inglês) clique aqui.

    “Tinder no Capão” é uma resposta brasileira ao “Tinder na Suécia”

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    Nos últimos dias um Tumblr tem feio sucesso na internet. O criador diz estar morando na Suécia, e para responder às perguntas de seus amigos de como seria utilizar o aplicativo Tinder no país, resolveu catalogar as imagens no serviço de blogs do Yahoo!.

    Tinder na Suécia
    Reprodução

    Não demorou nada para o “Tinder na Suécia” virar um sucesso. Se as imagens são verdadeiras ou não, eu não sei, mas as suecas que aparecem no blog surpreendem pela beleza estética.

    Mas as brasileiras -e brasileiros- também têm sua beleza, não? Pois bem. No Tumblr “Tinder no Capão” uma criatura resolveu catalogar toda a sensualidade e beleza paulistana. E o resultado é de encher os olhos. De lágrimas.

    Tinder no Capão - Reprodução
    Reprodução

    É como costumam dizer: é bom não tirar sarro, porque vai que é doença.

    Courtney Love tenta ajudar na busca do avião desaparecido e vira meme

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    Courtney Love parece ter se dedicado bastante na busca do boeing desaparecido da Malaysia Airlines. Após ver “toneladas e toneladas” de imagens, a cantora, famosa por ser viúva de Kurt Cobain, publicou uma foto no facebook onde ela dava seu palpite de onde poderiam estar os destroços do avião.

    A cantora escreveu: “Eu não sou nenhuma especialista, mas isso parece um avião e uma mancha de óleo [link] …orações às famílias do #MH370. Parece estar a uma milha de Pulau Perak, onde a última localização foi [coordenadas]. E por que eu sei?” e colocou essa foto magnífica que você vê abaixo:

    BjBBZJpIgAAZG4z Bom, você pode ter se perguntado “WTF?”, pode ter clicado na imagem pra tentar ver o que os olhos da nossa exploradora enxergaram, pode ter rido do desenho, pode até mesmo ter pensado que não foi dessa vez, mas pelo menos ela quis ajudar. Mas por mais puro que seja o seu coração, a Internet não vai perdoar Courtney. Porque a Internet não tem compaixão por ninguém.

    Lógico que já criaram um Tumblr. E ele é o Courtney Solves. Onde uma criatura iluminada resolveu se inspirar no ótimo faro investigativo de Courtney Love para solucionar praticamente todos os problemas do universo.

    Pedra Filosofal, Elvis, ETs, Santo Graal, Monstro do Lago Ness, pote de ouro e até mesmo a saída do plano da Caverna do Dragão. Todos os mistérios solucionados e com imagens para comprovar o feito.

    caverna do dragão
    “Caminho para a casa” Caverna do Dragão
    pedra filosofal
    “Pedra Filosofal”
    Marte
    Vida em Marte

    Está impressionado com tanta descoberta? Você pode ver muito mais clicando neste link. E fique atento, a qualquer momento os olhos de água de Courtney pode revelar um novo mistério da humanidade.

    Os itens absurdos relacionados à Copa do Mundo que as empresas são proibidas de associar sua imagem

    A Copa do Mundo FIFA é um evento privado. Feito por muitos, para poucos. E suas consequências sociais são bem conhecidas e discutidos. Já estamos cansados de ouvir falar no “Padrão FIFA” de tudo quanto é coisa. Mas e no campo da publicidade, qual é o “Padrão FIFA” de restrições relacionadas às suas propriedades de marca? Bem… Um pouco assustadoras.

    Mascote

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    O Fuleco, obviamente não deve ser utilizado de forma alguma.

    Logos

    logos

    Os logos da copa, da candidatura, desenhos da taça, logo das cidades sede, qualquer logo que tenha uma relação com o evento da FIFA não deve ser utilizado.

    Nomes relacionados ao evento (ou nem tão relacionados assim)

    Aqui acho que vem um dos itens mais absurdos. Tudo bem não poder utilizar o termo Copa do Mundo, Copa do Mundo 2014Copa 2014, Copa, World Cup, Mundial 2014, Mundial de Futebol 2014. Mas dois itens chamam bastante atenção: não pode ser utilizado “Brasil 2014” ou até mesmo um nome de uma cidade sede mais o ano, por exemplo, Curitiba 2014.

    Slogan

    O slogan da Copa do Mundo FIFA 2014 também não deve ser utilizado. Você também não tem ideia de qual é o slogan? Pois bem. Cuidado pra não utilizá-lo: “Juntos num só ritmo”.

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    Minha sugestão é que você abra o dicionário umas 4 vezes e anote as quatro palavras que ler primeiro. Com certeza sai algo melhor que esse oficial aí.

    Logos e emblemas das Confederações

    Logo CBF

    Os emblemas das Confederações não pertencem à FIFA, mas eles também estão proibidos. O máximo que você pode fazer é utilizar a bandeira do país.

    Punições

    As punições podem variar de multas (que eu não quero nem imaginar o valor, se só o ingresso dos jogos já deixaria minha conta no negativo) e pode levar até a prisão.

    A FIFA não deixa divulgar, mas dizem que dependendo do uso de uma propriedade da entidade, os Dementedores levam o Gerente de Marketing da empresa para um lugar ainda desconhecidos. Acreditam que possa ser o Acre.

    Cuidado.

    Com informações de: Iska DigitalAdNews

    Pokémons serão os mascotes oficiais da seleção japonesa para a Copa do Mundo no Brasil

    Se você viveu no planeta Terra na década de 90 você provavelmente conhece esse bichos injustamente chamados de Monstros de Bolso. Os Pokémons foram uma febre mundial dos desenhos e hipnotizaram gerações. Principalmente no Brasil. Pensanso nisso, a seleção japonesa acreditou que seria uma boa utilizar seus famigerados personagens como mascotes oficiais para o mundial no Brasil.

    Pikachu e sua turma serão as estrelas do material esportivo japonês. Nas imagens divulgadas pela Nintendo e Adidas até agora, os personagens aparecem vestindo a camisa da seleção japonesa.

    Pikachu e colegas com camisa seleção do Japão - Divulgação

    O Japão nunca teve muita tradição no futebol, mas com certeza seus mascotes irão fazer bastante sucesso nas terras tupiniquins. Ainda mais se os bonecos dos mascotes anunciados pela Adidas chegarem às lojas por aqui. É, Fuleco. Cuidado com o choque do trovão!

    pikachu choque do trovão

    Eu declaro aberta oficialmente a minha torcida pra seleção japonesa.

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    Bônus!

    Porque relembrar é viver: “Pokémon! Temos que peguisso eu seeei! Pegá-los eu tentarei!” (8)

    Fotógrafo vende fotos pelo Instagram e fatura mais de R$ 35 mil em um dia

    O fotógrafo americano Daniel Arnold estava na maior pindaíba para pagar suas contas de casa. Foi quando ele teve a ideia de vender impressos de suas fotos do Instagram para seus seguidores na rede. E assim esse fotógrafo conseguiu cerca de 35 mil reais em apenas um dia de encomendas.

    Calma, calma, calma. Pode ser que você assim como eu também não tenha ideia de quem é Daniel Arnold, mas ele tinha cerca de 22 mil seguidores no Instagram (agora já são quase 40 mil) e já foi eleito pelo Gawker como “O melhor fotógrafo do Instagram”. Ou seja, pobres mortais que tiram fotos de comida e asas de avião como eu e você não conseguiríamos vender nem se prometessemos uma barra de chocolate de brinde.

    O fotógrafo contou que ainda não sabe como vai proceder com a demanda de pedidos que recebeu. O que prova que nem mesmo ele tinha ideia de que a ideia iria funcionar tão bem.

    Se você quer conhecer o trabalho de Daniel Arnold, clique aqui.

    Como visto em: Folha de S. Paulo.

    Folha de S. Paulo cria conta no WhatsApp e evidencia uma nova tendência de interação com o consumidor

    Já discutimos aqui e não é segredo pra ninguém que os adolescentes estão preferindo meios mais íntimos para relacionar-se com seus amigos. Não à toa o Facebook percebeu esta tendência e abriu a mão para a compra do WhatsApp. E se as empresas já infestaram todas as outras formas de interação tentando garantir o seu lugar na mente do consumidor, com a mais nova tendência não seria diferente, correto?

    Pois bem. Hoje a Folha de S. Paulo divulgou um número para que as pessoas adicionem a empresa no WhatsApp e possam interagir por meio de sugestões que possam colaborar com a redação.

    Por meio do aplicativo, o leitor poderá enviar ao jornal informações em diversos formatos (textos, fotos, vídeos e áudios) para colaborar com a Redação.

    Para participar, basta adicionar o nosso número na lista de contatos: (11) 99490-1649.

    É surpreendente que um veículo de informação tão restrito como a Folha de São Paulo dê um pontapé em algo ainda tão recente. E soa um pouco irônico pedir colaboração dos usuários e restringir o acesso aos artigos do site. É quase que dizer pro usuário: se quiser ver o conteúdo que você mesmo me mandou, pague. Lamentável.

    Entretanto o fato de utilizar o WhatsApp para receber informações dos consumidores é um tanto quanto promissora. Com o impulso da Folha, não restam dúvidas de que diversas empresas deverão seguir o exemplo.

    Só não utilizando os números das pessoas que enviarem mensagens para ficar enviando conteúdo publicitário, está bom.

    Fátima Bernardes homenageia mulheres em anúncio da Seara

    Depois de mais de 30 anos de jornalismo fica difícil pra Fátima Bernardes (ou pra qualquer outro ser humano) fugir das habilidades adquiridas. E jornalista gosta de escrever, certo? Então por que não dar liberdade pra ele escrever algo bonito para uma data tão especial para o público-alvo, como o Dia das Mulheres? Foi o que fez a Seara.

    Dialogando diretamente com as mulheres, o texto é íntimo e com um toque feminista de mulher guerreira. E a menos que você faça parte dessa geração bunda-mole que eu tenho visto na faculdade, que não sabe fritar um ovo (atenção, não estou falando apenas das mulheres, ok?), o discurso da Jornalista-Apresentadora vai te acertar em cheio.

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    Assinado: Bátima Bernardes. Brincadeira.

    Enquanto aluns sites fizeram questão de dizer que a Fátima estaria se lançando como redatora publicitária, eu digo que não há nada de teor publicitário no texto dela. O contexto torna o texto publicitário. O que é ótimo, pois torna o anúncio limpo e honesto com a consumidora, no caso.

    Eu sou tendenciosamente a favor dessa campanha da Seara. Já disse em outras ocasiões e volto a repetir que pra mim, a Fátima Bernardes possui uma credibilidade e uma história pública impecáveis. Algo bem difícil de conseguir em qualquer personalidade pública nos dias atuais.

    Ela é praticamente a Sandy mais velha.

    …E com a vantagem de nunca ter emprestado sua imagem pra Devassa.

     

    As Canções, de Eduardo Coutinho, é um filme sobre o amor

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    Acabei de assistir ao filme As Canções, de Eduardo Coutinho. Foi um sacrifício assistir… perdi no cinema quando lançou, perdi quando ele passou na Mostra Internacional de Cinema aqui em SP e depois perdi mais uma vez quando fizeram uma retrospectiva do trabalho do cineasta. Eis que, durante o feriado, um amigo veio me falar que um torrent do filme estava disponível. Coloquei pra baixar na hora e fui correndo assistir.

    O modo de filmar de Coutinho é “cru”, o que não significa, de forma alguma, que o tratamento dado às entrevistas – ou seu resultado – seja insensível. Absolutamente o contrário. Em As Canções, a emoção está à flor da pele em cada segundo, em cada depoimento. Talvez por isso o filme seja tão simples tecnicamente, porque o que realmente importa é a história, é a intimidade que Coutinho consegue extrair, e isso com duas ou três perguntas que não são profundas, mas que servem de ponto de partida para que o fio da vida seja desenrolado pelo próprio entrevistado. A profundidade das perguntas também está longe de ser um problema e na verdade só nos mostra como aquelas pessoas se sentem à vontade falando sobre suas vidas tão naturalmente, embora estejam contando para um desconhecido à sua frente e para milhares de desconhecidos que estão do outro lado: nós.

    A premissa do filme é básica: os entrevistados devem falar qual é a música que mais marcou sua vida e falar sobre o momento que foi vivido ao som da tal canção. Não é de se espantar que apenas um ou dois depoimentos não sejam sobre o “amor de casal”. Costuma-se, quase que de forma unânime, relacionar os momentos a dois, sejam eles felizes ou tristes, a músicas românticas. Ou seja, os romantiza-se ainda mais aquele momento e, consequentemente, o amor. Quando há uma decepção no meio, então, o momento fica ainda mais romantizado. O filme mostra pessoas saudosistas e, como sabemos, saudosismo leva à tristeza, mesmo que essa tristeza seja só um suspiro de saudade e nada mais, embora quase sempre tenha uma carga mais forte do que isso. Ao relembrarem suas vidas e seus amores, os entrevistados (e nós, porque a essa altura tudo se funde, entrevistado e espectador) revivem de forma intensa, a ponto de não conseguirem terminar de cantar. E nós vamos na onda e choramos… e cantamos. Mas, no meio de tudo isso (assim como na vida), às vezes encontramos meios de rir da própria situação.

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    É impossível não se identificar ou não pensar em músicas e mais músicas que fizeram parte da nossa vida. Um amor que se foi, um amor que durou pouco, um amor que durou muito, um momento inesquecível ao lado da mãe, ao lado do pai, erros, acertos, arrependimentos, alegrias… As Canções proporciona um sem número de sentimentos. Um dos entrevistados, inclusive, diz que a música é maneira que temos de lembrar o que vivemos e que, sem a música, não há como lembrar efetivamente. Eduardo Coutinho é mestre em nos fazer avaliar a vida a partir da vida de outras pessoas, que tanto parecem a nossa. Seus documentários mostram que a vida do outro não se difere muito da nossa, coloca todos no mesmo nível. Seja um senhor de idade relembrando seus anos dourados no exterior e cantando Frank Sinatra (em Edifício Master), seja uma senhora falando que se apaixonou à primeira vista num trem que partiu da Central do Brasil (em As Canções mesmo) ou o depoimento que for, a gente aos poucos percebe que todos temos bagagem; todos temos sentimentos parecidos. Somos universais, apesar das particularidades.

    Sob um ponto de vista racional, pensando em tudo que acompanhamos no filme é possível ver como a gente idealiza o amor e a vida. Em um dos depoimentos, uma senhora conta que, de tanto ódio do marido e depois de sofrer tanto e de dar uma reviravolta, comprou uma arma e apontou para o rosto do “amado”, mas misteriosamente a bala não saiu. Quando Coutinho a pergunta se o relacionamento foi bom, ela responde repetidamente: “foi bom, foi muito bom”. O tempo cura? O tempo cura e, além de curar, faz com que as pessoas lembrem apenas os momentos bons. E isso é maravilhoso… se não fosse assim, a vida não seria vida, seria a via crucis.

    O amor pode assumir várias formas. No filme, ele se mostra como correspondido, como não correspondido, como a válvula de escape para tanta tristeza que existe no mundo… É muito bom saber que, por debaixo das caras amarradas, da pressa, da loucura e da rapidez da vida, as pessoas têm histórias emocionantes pra contar e ainda muita coisa pra viver e muito amor guardado no peito. O importante é sentir. É como a senhora do filme diz, ao contar que não ligaria se o marido tivesse amante e se ele não a amasse: “Não precisa de você me amar não, bem. O meu amor dá pra nós dois e ainda tem de sobra”.

    Cerca de 10% dos americanos acreditam que HTML é algum tipo de DST

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    Uma pesquisa realizada pela empresa Vouchercloud nos EUA indicou que 1 a cada 10 entrevistados acreditava que HTML era a sigla para algum tipo de doença sexualmente transmissível. A pesquisa envolveu 2.392 pessoas, entre homens e mulheres com idades acima de 18 anos.

    Parece maluco, não? Mas não foi só isso o que a pesquisa concluiu. Segundo o LA Times, além de acreditarem que HTML é uma DST, os clientes da Vouchercloud também responderam algumas outras bizarrices:

    – 77% não souberam dizer o que é SEO, que significa Search Engine Otimization e é o nome dado ao conjunto de recursos utilizados para melhorar o posicionamento de um site em sites de busca.
    – 42% disseram que Motherboard (placa-mãe) é o deque de um navio.
    – 23% afirmaram que MP3 é um robô da saga cinematográfica Star Wars.
    – 15% disseram que “software” é uma palavra que se refere a roupas confortáveis.
    – 12% responderam que USB é uma abreviação do nome de um país europeu.

    E as minhas duas preferidas, que saíram direto do mundo tecnologia para o da biologia.
    – 18% respoderam que Blu-Ray era um animal marinho.
    – 27% dos entrevistados disseram que Gigabyte é um inseto normalmente encontrado na África do Sul.

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    Megabyte no canto superior esquerdo, seguida de suas primas Gygabyte no centro e a Petabyte, mais acanhada e já de saída, no canto direito.

    A pesquisa foi realizada por email, e a empresa garante que as respostas são legítimas. Isso mostra que, por mais que estejamos familiarizados com o assunto, muitos usuários de tecnologia desconhecem diversos termos aos quais têm contato diariamente.

    E a verdade é que eles não têm a mínima obrigação de saber isso. E é por isso que interfaces que simplificam e humanizam a tecnologia são as mais bem recebidas pelos consumidores.

    Com informações de: LA Times e Info

    O dia em que eu removi meu aniversário do Facebook

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    Antes de mais nada, eu gostaria de dizer que pode parecer “mimimi”, ou até mesmo carência por atenção discutir um assunto como esse. E você tem todo o direito de interpretar como quiser. Eu encaro como um estudo muito saudável sobre superficialidade nas relações interpessoais por meio das redes sociais.

    Uma amiga recentemente ocultou o aniversário do Facebook. Me lembro que fiquei em uma enorme dúvida se realmente aquela data era mesmo o aniversário dela, embora estivesse lendo uma infinidade de congratulações em sua Timeline. Estranho? Mas não deveria.

    Eu não sei exatamente quais eram as razões que a levaram a tomar esta atitude, mas foi a primeira vez que me peguei pensando no assunto. Me lembro que ao parabenizá-la pelo seu dia, ainda reforcei que a parabenizava pela iniciativa de ocultar seu aniversário da rede. Porque, obviamente, aquilo significava receber dezenas de “Parabéns” a menos. E aí o que importa? A qualidade ou a quantidade?

    No ano passado eu me lembro de ter tuitado que estava revoltado com alguns dos votos de Feliz Aniversário, porque tudo o que é demagogo me irrita. Por esse motivo achei a ideia da minha amiga algo muito válido e me prometi experimentar fazer o mesmo em meu aniversário do ano seguinte: fevereiro de 2014.

    O resultado foi surpreendente. E digo no sentido positivo. E resolvi enumerar alguns fatos que pude perceber.

    108 X 36 – O número de “Parabéns” diminui, e bastante.

    facebook-aniversario-2013x2014

    Já era esperado que o número de pessoas que me parabenizariam seria inferior ao do ano passado, mas não foi algo muito assustador. Em alguns momentos eu pedi para alguns amigos checarem se realmente não estava aparecendo, pois o número de votos de parabéns foi maior que o esperado.

    Em números extados, foram 36 posts em 2014 contra 108 em 2013. Uma redução de quase 70% no volume de mensagens. Isso porque, por mais que haja a possibilidade de ficarem sabendo pelo Feed de Notícias, isso se restringe a um número restrito de pessoas que tenham interagido comigo ultimamente.

    E isso é ótimo. Nada de amigos do colégio, ou aquela tia que mora longe e você nem tem contato. Só pessoas que você mantém contato por um período razoável na rede.

    É mesmo seu aniversário?

    Print Whatsapp Aniversáio 2014

    Algumas pessoas me ligaram, outra grande parcela me chamou no Facebook Messenger e outra parcela resolveu chamar no Whatsapp. Recebi inúmeras mensagens perguntando coisas como: “Oi, Matheus, hoje é mesmo seu aniversário?”.

    Pois bem, da mesma forma que meu cérebro deu um nó quando não vi o nome da minha amiga na área de aniversariantes do Facebook, o mesmo deve ter acontecido com meus amigos.

    Como demonstraram algumas pessoas que chegaram depois de dias:

    – Seu aniversário foi sexta?
    – Aham!
    – Nossa, que estranho! Não apareceu no Facebook. Eu fiquei com medo de te dar os parabéns e não ser mesmo seu aniversário.
    – É, eu tirei.
    – Você é retardado?
    – Quase isso.
    – Parabéns, atrasado. 🙁
    – Obrigado. 🙂

    Foram 36 mensagens bem diferentes das 108.

    Se por um lado o número de 36 mensagens já foi surpreendente, mais surpreendente ainda foi a dedicação das pessoas que deixaram sua mensagem. Ousaria dizer que as 36 mensagens tiveram o triplo de caracteres de todas as 108.

    Quando alguém vai à sua Timeline para te parabenizar, quer dizer que essa pessoa está disposta a gastar um tempo fazendo isto. E isso, muitas vezes faz com que ela acabe dizendo mais coisas do que diria por meio daquela pequena caixa disponível na Home.

    E o balanço final não poderia ser mais positivo

    Foi um pouco engraçado passar por algumas situações em que as pessoas tinham dúvida do meu aniversário por simplesmente não aparecer no Facebook. Foi surpreendente ver que algumas pessoas se dedicaram bem mais que o esperado, mesmo alguns dias após o aniversário, mas deixando sua mensagem ou seus votos que pareciam bem mais sinceros.

    A diferença prática dos números é praticamente inexistente. Eu mal consigo me lembrar de todos os 36 votos que recebi este ano, me lembraria menos ainda de votos superficiais, ainda que os tivesse recebido. Então acho que poupei trabalho de muitos amigos e pude reconhecer melhor o esforço de alguns poucos. O que justifica o feito.

    O aprendizado deste ano provavelmente irá repercutir nos próximos anos e em todas as redes em que eu estiver daqui pra frente. E se ainda houver dúvida sobre minha recomendação, faça o mesmo e depois volte aqui nos comentários para compartilhar suas impressões.

    Este é o primeiro vídeo promocional do Galaxy S5

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    O primeiro vídeo promocional da Samsung para o seu mais novo flagship acabou de sair. E ele demonstra de forma mais visual tudo o que nós já sabemos do aparelho: Design feio, resistência a poeira e água, tela de 5,1 polegadas, scanner de impressões digitais, câmera de 16MP que grava vídeos em 4K e permite selecionar o foco após tirar a foto, Wi-Fi melhorado, bateria de 2.800 mAh, recurso de ultra economia de energia, monitor de batimentos cardíacos, e mais uma pancada de recursos de software.

    Bom, 3 minutos e 46 segundos para um vídeo promocional é quase uma minissérie, mas ok. Os recursos foram bem demonstrados. Só falta saber se eles serão úteis no dia-a-dia ou um fiasco que não servem pra nada além de ocupar espaço em disco, como aconteceu com o Galaxy S4.

    Na minha opinião o S5 tem tudo para reinar sobre os Androids assim como seus antecessores. O único ponto negativo é que ele parece feio. Bem feio. Mas eu só posso comprovar isso depois de um Hands-On. E mesmo assim, se ele for feio, acho que com o número de recursos realmente interessantes, não há nada que um bom case não resolva.

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