Mais
    InícioPublicidadeDesignAs lições de Comunicação que o erro do Miss Universo 2015 nos...

    As lições de Comunicação que o erro do Miss Universo 2015 nos deixou

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    A essa altura do campeonato você já deve saber da gafe que ocorreu durante o anúncio da Miss Universo 2015. Sim, o apresentador Steve Harvey se confundiu na hora de olhar o cartão com as colocações e acabou coroando a Miss Colômbia, quando na verdade quem havia vencido a disputa era a Miss Filipinas.

    Mas você pode estar pensando: foi um erro grotesco. Sim, foi. O apresentador foi o culpado. Sim, também foi. Mas não o único. Algo poderia ter ajudado a evitar todo esse constrangimento. E era uma coisa simples: uma comunicação eficiente.

    Continua depois do anúncio

    Observando a ficha com o nome das ganhadoras fica fácil compreender o erro de Harvey. As informações estão completamente desorganizadas, desalinhadas e com nomenclaturas que mais complicam, que ajudam.

    Veja também:  Itaú apresenta novo logo e identidade visual reformulada
    Foto da ficha recebida para o anúncio da Miss Universo 2015.
    Foto da ficha recebida para o anúncio da Miss Universo 2015.

    Quem diabos falou que seria uma boa ideia chamar a terceira e a segunda colocada de 2ª vice-campeã e 1ª vice-campeã? E pior! Chamar a campeã de “Miss Universo 2015“. Termo que poderia estar estampado em qualquer lugar, com qualquer finalidade, afinal era o nome do concurso.

    O Design também mandou um enorme abraço pra equipe do Miss Universo. Tente encontrar uma lógica nas informações apresentadas. Não existe.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Temos um título lá em cima em fonte pequena, misturando negrito e itálico, sem nenhum alinhamento aceitável. Logo abaixo os textos de 2ª e 1ª ~vice-campeãs~ aparece escrito normal, enquanto os países das campeãs aparecem em caixa alta. Mas e a tal Miss Universo? Onde foi parar? Bem, ela está ali, do lado direito, com tudo escrito em caixa alta.

    Veja também:  Honda apresenta novo logo para veículos elétricos

    O pessoal do Digital-Tutors chegou até a criar alguns esboços rapidamente de modelos de cartão que poderiam ter evitado o erro. São coisas simples. Que sua tia seria capaz de criar no Powerpoint.

    Continua depois do anúncio

    cartao-eliminatorio-sugestao-digital-tutors-1-blog-geek-publicitario cartao-eliminatorio-sugestao-digital-tutors-2-blog-geek-publicitario

    E por falar em Powerpoint, é justamente de lá que vem a minha sugestão feita em menos de 5 minutos:

    sugestao-ficha-colocados-miss-universo-blog-geek-publicitario

    Não é difícil. Não é demorado. É uma questão de organizar as informações e disponibilizá-las de maneira eficiente.

    No fim das contas, tudo deu certo. A Miss Colômbia passou um enorme constrangimento, mas agora deve estar se sentindo mais importante que a própria Miss Universo, das Filipinas. Enquanto nós podemos observar esse erro pra repensar nossa forma de comunicar.

    Veja também:  Inter apresenta novo logo e se posiciona como super app financeiro

    E eu espero que eles também tenham esta reflexão no ano que vem. Pelo bem do meu senso de vergonha alheia.

    Inspirado em: Design Taxi, com informações de: Digital-Tutors e imagem de: John Locher – Associated Press.

    Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube:

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,867FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade