Mais
    InícioBreak PublicitárioCollabs | Break Publicitário #22

    Collabs | Break Publicitário #22

    No episódio 22 do Break Publicitário, a conversa é sobre collabs e os benefícios que essa estratégia traz para as marcas

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Nos últimos tempos um número cada vez maior de marcas de diferentes segmentos têm se unido em parcerias inusitadas e capazes de enlouquecer o seu público consumidor. Quando o assunto são collabs, não tem regra. Marca de biscoito pode se unir com sandália, banda de K-Pop com rede de fast-food e até um ketchup mudar de nome pra celebrar um ídolo teen.

    Neste episódio do Break Publicitário, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro comentam e conversam sobre o porquê da estratégia das collabs ser tão bem-sucedida, despontando como uma das queridinhas do momento.

    Continua depois do anúncio

    O que são collabs?

    É um pouco difícil de diferenciar o que exatamente é collab e o que é licenciamento, mas collab é basicamente uma colaboração entre duas marcas, em sua grande maioria de segmentos diferentes, com o intuito de produzir um conteúdo ou produto inovador.

    Benefícios das collabs

    Essa estratégia tem sido utilizada para alcançar novos públicos e atrair novos consumidores para ambas as marcas.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Um produto que surge de uma collab tende a ser um produto em edição limitada, o que desperta no consumidor uma necessidade quase que urgente de experimentar e descobrir como é a experiência. Contando também com os colecionadores de plantão, que adoram ter produtos exclusivos e limitados.

    O boom das collabs

    Ao que tudo indica, nos dois últimos anos as marcas finalmente descobriram o poder das collabs e o número de produtos e coleções em colaboração entre duas empresas cresceu bastante. O que de certa forma é ótimo para o consumidor, que sempre se depara com alguma novidade.

    Veja também:  Lollapalooza 2024: onde comer durante os três dias do festival?

    Moça x Anacapri

    Coleção MOÇA x Anacapri - Bolsa

    A Nestlé está comemorando seus 100 anos e realizou o lançamento de diversas novidades, incluindo uma coleção entre Moça e Anacapri, que chegou recentemente com diversos produtos unindo o melhor das duas marcas, até mesmo uma bolsa no formato da lata do leite condensado.

    O Boticário x Bubbaloo

    Essa sem sombra de dúvidas é uma das collabs que mais tem feito barulho nas redes sociais. Ao saber de uma linha colaborativa entre O Boticário e Bubbaloo, marca da Mondelēz Brasil, é óbvio que o consumidor foi à loucura.

    Continua depois do anúncio

    As marcas aproveitaram a influência do cheiro característico das gomas de mascar Bubbaloo para se unir com O Boticário. A novidade ainda nem foi lançada, mas já é possível encontrar um contador no site indicando que a collab chega amanhã.

    Oreo x Havaianas

    Chinelos Oreo x Havaianas

    Quanto mais inusitada é uma collab, mais o produto tende a agradar a expectativa dos consumidores. É o que a gente aprendeu com O Boticário x Bubbaloo e é também o que a gente pôde acompanhar no lançamento colaborativo de Oreo x Havaianas.

    As duas marcas se juntaram para trazer uma mini-coleção composta por um porta-fones em formato de biscoito, um par de meias e um par de chinelos que trouxe consigo o cheiro bem similar aos biscoitos da Oreo.

    Continua depois do anúncio

    Johnnie Walker x Empresas sustentáveis

    A Johnnie Walker está celebrando 200 anos e, para comemorar essa data, está com a ação Os Próximos Passos by Johnnie Walker, reunindo collabs com diversas marcas sustentáveis como Dobra, Já Fui Mandioca, Pacco e várias outras.

    Budweiser x Approve

    Embora sejam de segmentos distintos, a Budweiser se uniu a Approve para realizar o lançamento de uma coleção de roupas que fez muito sucesso entre o público mais jovem.

    Veja também:  Milky Moo anuncia milk-shake em parceria com Nestlé

    BoxLunch x McDonald’s

    Coleção BoxLunch x McDonald's.

    Sendo uma varejista especializada em licenciados, a BoxLunch realizou uma parceria com o McDonald’s com diversos itens temáticos unindo o melhor das duas marcas.

    Kopenhagen e Reserva

    A Kopenhagen se uniu a Reserva para produzir uma coleção de roupas com base no gatinho que simboliza a marca de chocolates.

    Continua depois do anúncio
    Ação de Dia dos Pais da Kopenhagen e Reserva.

    Após essa ação conjunta, as marcas se uniram novamente para transformar uma banca de jornais na Fantástica Banca de Chocolates para o Dia dos Pais.

    MM’s e Adidas

    As duas marcas se uniram para lançar pares de tênis inspirados em MM’s e, embora a Adidas já tenha realizado ótimas collabs com LEGO, Pokémon e Star Wars, essa com a marca de chocolates não ficou das melhores.

    Zee.Dog x Nintendo

    Em uma parceria inédita com a Nintendo, a Zee.Dog lançou uma coleção adorável de itens para pets.

    Marcas e Artistas

    Nem sempre as collabs acontecem entre duas marcas corporativas, pois existem também as parcerias realizadas com artistas, que acabam sendo um sucesso.

    Free Fire x Alok x Chilli Beans

    Óculos do Alok que a Chilli Beans irá distribuir.

    Os três grandes nomes se uniram para distribuir óculos de sol para os jogadores de Free Fire.

    Ariana Grande x Fortnite

    Evento da Ariana Grande no Fortnite

    O Fortnite é um dos games que mais investe em shows de artistas para trazer entretenimento para os jogadores. Além de uma parceria com Ariana Grande, o game também já lançou shows de artistas como Travis Scott e DJ Marshmello.

    Continua depois do anúncio

    Lady Gaga x Oreo

    Nos EUA, a Oreo realizou uma parceria com a cantora Lady Gaga que fez um sucesso tão grande que os fãs brasileiros estavam se reunindo em grupos para realizar a importação desses biscoitos para o Brasil.

    Heinz x Ed Sheeran

    O cantor Ed Sheeran é um fã declarado da marca Heinz, tendo até mesmo uma tatuagem da marca, e por isso a marca aproveitou a oportunidade para vender o Edchup, um ketchup especial para os fãs dos artistas.

    Veja também:  Crianças Brandlovers

    McDonald’s x BTS

    O grupo de sucesso do K-Pop, BTS, conseguiu conquistar seu espaço até mesmo no McDonald’s, com combos que apresentavam novos sabores para os fãs do grupo.

    KitKat x Now United

    A marca de chocolates KitKat se uniu ao grupo Now United para lançar uma caixa de chocolates totalmente colorida, em uma parceria muito legal que conquistou rapidamente os fãs da marca e do grupo.

    Continua depois do anúncio

    Marcas do mesmo segmento

    Existem também as collabs realizadas entre marcas do mesmo segmento que, embora não seja algo muito frequente, quase sempre surpreende positivamente o consumidor.

    Ovomaltine x Bob’s x McDonald’s

    Durante muito tempo, Ovomaltine estava junto com os milk-shakes Bob’s nos fast-foods e, após uma disputa, o McDonald’s acabou levando a melhor e fechou um contrato de exclusividade com o achocolatado.

    Moça x Fast-food

    Bullguer Mini Sundae Negresco e o Milk Shake Negresco feitos com Leite Moça

    Sendo parte de uma grande maioria das sobremesas, Moça realiza frequentemente parcerias com redes de fast-food como Bullguer, Bob’s e Giraffas para promover seu nome.

    C&A x Baw Clothing

    Para não parecer que apenas marcas alimentícias realizam parcerias, temos também a parceria entre as marcas de roupas, como é o caso da C&A com a Baw Clothing, com uma coleção colaborativa exclusiva.

    Continua depois do anúncio

    Considerações finais

    Não há dúvidas que as collabs fortalecem as marcas participantes na grande maioria das vezes, tanto no caso de marcas já igualmente conhecidas, quanto no caso de marcas maiores apoiando marcas menores, como no caso de Johnnie Walker.

    Realizar collabs fortalece a marca com o público, pois causa a sensação de exclusividade, o que consequentemente acaba ganhando mais repercussão e alcança mais possíveis consumidores.

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre as collabs entre as marcas na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Com ingressos esgotados em menos de uma hora, a pop-up store da SHEIN recebeu cerca de 8 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de abril

    Os paulistanos ganharão também dois picolés exclusivos nos sabores Pavlova e Pistacchio

    As latas com a nova identidade da marca chegam ao Brasil um ano após o anuncio da mudança

    Em dois modelos diferentes, puffers da Baw apostam no estilo e na usabilidade

    🔥 Em alta agora:

    Pepsi começa a adotar novo logo no Brasil

    No início do ano passado, a Pepsi anunciou sua nova identidade visual em celebração aos seus 125 anos. Com a intenção de unir o...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,860FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade