Embora estejam destinadas à um nicho muito específico aqui no Brasil, mundo afora as NFTs estão fazendo bastante sucesso e, assim como foi a loucura com o lançamento dos avatares de Matrix, agora a Pixar entra nesse universo esgotando coleções em menos de 24h.
A coleção foi lançada no marketplace de colecionáveis digitais VeVe e os entusiastas das criptomoedas acabaram com todas as 54.995 NFTs disponibilizadas pela Disney Pixar Pals. Para esse lançamento a companhia apostou em seus clássicos como Woody, Mike Wazowski, Relâmpago McQueen, o carro do “Pizza Planet”, a casa de “Up – Altas Aventuras”, Wall-E e Edna Moda.
O lançamento funcionou no formato “Mystery Box”, isso significa que os usuários que compraram os NFTs só descobriram qual colecionável adquiriram após o pagamento da peça.
O preço de tabela para cada NFT da Pixar era de 60 gemas, o equivalente à US$ 60. Ao multiplicar a coleção vendida pelo preço listado de gemas, estima-se que a coleção NFT alcançou o valor de aproximadamente US$ 3,3 milhões. No momento, os itens do lançamento da Pixar estão sendo vendidos por até 350 gemas no mercado secundário. Os NFTs na plataforma VeVe são atualmente emitidos no GoChain e seus desenvolvedores afirmam que a blockchain é rápida, ecológica e 100% compatível com o blockchain Ethereum.
Vale lembrar que recentemente os estúdios Disney se envolveram em polêmicas após apoiar uma lei anti-LGBTQIA+ na Flórida, o que resultou até mesmo em indiretas da concorrente, Sony Pictures Animation, nas redes sociais.
O que são NFTs?
NFT (Non-fungible token) é como uma obra de arte registrada em um museu. São peças únicas e exclusivas que podem ser revendidas por meio das criptomoedas.
Basicamente, cada NFT funciona com um certificado digital estabelecido por um protocolo de segurança chamado Blockchain, que define originalidade e exclusividade aos bens digitais. Esses itens podem ser aplicados a qualquer produto digital, tais como fotos, jogos, músicas, GIFs, textos e outros.
Embora ainda não seja algo muito popular aqui no Brasil, as NFTs ganham cada vez mais espaço no mercado norte-americano, com a participação de diversas marcas como Adidas, McDonald’s, Pringles e diversas outras.
Aqui no Brasil, algumas marcas já se arriscaram na NFT para sentir o mercado, são elas: Goose Island, SBT e Havaianas. Além disso, vale lembrar que Marici Ferreira, CEO do EP Grupo e Presidente da Abral, destacou a NFT como uma grande tendência para o mercado no futuro durante o episódio 27 do Break Publicitário.