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    InícioBreak PublicitárioData-Driven Marketing | Break Publicitário #31

    Data-Driven Marketing | Break Publicitário #31

    Neste episódio, Matheus, Erik e Victor falam sobre Data-Driven Marketing e como as empresas podem usar isso para acertar em seus lançamentos

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    Data-Driven Marketing, ou marketing orientado por dados, é uma nova maneira de elaborar produtos e estratégias com base no conhecimento orientado por análises aprofundadas informadas por números.

    Neste episódio do Break PublicitárioMatheus FerreiraErik Rocha e Victor Alexandro conversam sobre como essa prática influencia o mercado publicitário, alguns produtos criados com essa estratégia e damos a nossa opinião sobre a funcionalidade da novidade.

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    O que é Data-Driven Marketing?

    Basicamente, a ideia do marketing orientado a dados é tomar decisões com base em dados concretos, pesquisas de opinião ou de tendências do consumidor, fugindo de todo achismo envolvido na tomada de decisões dentro de uma empresa.

    O surgimento do Big Data, a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais, e de diversas outras tecnologias capazes de acompanhar a jornada do consumidor, ficou mais fácil ter acesso à uma infinidade de dados, que podem e devem ser considerados na hora de tomar decisões mais assertivas e produtivas.

    Com o marketing orientado por dados é possível acessar informações comportamentais e transacionais do seu público, favorecendo ações como compra de mídia otimizada e orientada ao target, definindo o contexto e as mensagens mais adequadas para atrair e reter essas pessoas.

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    Muito parecido com o Social Listening

    “Social Listening” é o nome que se dá para um conjunto de ações de monitoramento de termos chave em diversos canais diferentes que se resumem a ouvir o consumidor visando extrair informações e insights para a sua marca.

    É possível dizer que o Social Listening é o braço direito do Data-Driven Marketing, pois um complementa o outro na hora de reunir informações para montar campanhas e/ou lançar produtos.

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    Quais são os benefícios do marketing orientado a dados?

    • Capacidade de antever cenários, favorecendo a inovação e a manutenção da empresa diante de um mercado extremamente volátil como o que temos vivenciado;
    • Tomada de decisões mais estratégias e efetivas, afinal, elas são baseadas no consumidor que se deseja atingir, entendendo o que ele espera da sua empresa, as formas de comunicação que mais prefere e assim por diante;
    • Personalização das campanhas de marketing, que se tornam muito mais efetivas perante o público-alvo;
    • Indicação do momento exato para que a abordagem seja feita ao cliente, aumentando as chances de vendas;
    • Identificação dos clientes mais propensos a consumir o produto em questão, orientando as campanhas e estratégias para essas pessoas;
    • Melhora no ROI (Retorno Sobre o Investimento).

    Por onde começar

    Hoje em dia fica ainda mais fácil começar a trabalhar utilizando dados dos seus consumidores por conta das diversas ferramentas de análise mais básicas que encontramos pela Internet até mesmo dentro das próprias redes sociais.

    Então você pode começar trabalhando com enquentes nos perfis da sua marca e análise do SAC, para entender o que os consumidores mais estão pedindo.

    Além disso você pode realizar também a contratação de empresas de pesquisa e Big Data, para que existam pessoas especializadas nessa análise de dados trabalhando em prol da sua companhia.

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    E por fim é necessário realizar a estruturação de um departamento de Big Data alinhado com o jurídico e o setor de marketing da companhia, para que as informações consigam correr por dentro da empresa de maneira ordenada, sem que hajam imprevistos ou mal entendidos.

    Produtos criados a partir de análise de dados

    Esse episódio do Break Publicitário focou bastante nos cases de sucesso de produtos que foram criados com base nos dados e, embora as empresas não revelem essas informações com frequência, ainda assim existem alguns casos bem interessantes que é possível analisar.

    Beats

    A Beats, que quando chegou se chamava Skol Beats, surgiu justamente por conta de estudos que mostraram que as pessoas estavam cada vez mais procurando por drinks prontos para consumo.

    A marca sempre está em contato com seus consumidores para absorver ideias e criou o Studio Beats, onde o público final consegue sugerir quais seriam as novidades que mais gostariam de ver na marca.

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    Esse estudo dos consumidores já rendeu diversos lançamentos que caíram no gosto dos consumidores como a edição Fire e Frost, sabor Jambu e Açaí, Mojito e Moscow Mule, e agora o mais recente lançamento anunciado pela Anitta: Geladinho de Beats.

    Lasanha Chester Perdigão

    A Perdigão se aprofundou em pesquisas e descobriu que o consumidor começa a pesquisar por receitas alternativas para a época de fim de ano e, após uma série de pesquisas, lançou sua nova Lasanha Chester que chega com versões ao Molho Rosé com frango e espinafre, e ao Molho Alfredo com frango.

    Além de ser uma nova opção para a ceia natalina, a pesquisa do Google ainda revelou que as buscas por lasanha associadas às palavras simples e fácil cresceram 28% no Natal de 2020 em comparação com a mesma data no ano anterior, o que soma em mais um ponto positivo para o lançamento.

    Brindes Bob’s

    A maioria das redes de fast-food sempre negligenciaram bastante a demanda do público adulto e jovem adulto na hora de criar seus brindes, mas o Bob’s percebeu essa carência do público mais velho com brindes e decidiu apostar nesse lançamento.

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    A franquia lançou os brindes de Friends mirando no público jovem adulto e acertou em cheio, com um enorme sucesso em vendas.

    Cartões temáticos Credicard

    Já faz um tempinho desde que Credicard decidiu apostar em cartões temáticos para seus clientes e a marca entra nessa lista por conta da escolha da estampa dos cartões que é feita pelos próprios clientes.

    A Credicard escolhe qual será o licenciamento e são os próprios consumidores que escolhem a estampa por meio de votações em redes sociais. A marca já lançou cartões de Minions, Shrek, Just Dance, Velozes e Furiosos 9, Game of Thrones e muitos outros.

    Zambinos Elma Chips

    Após uma grande mudança no visual das embalagens dos snacks da Elma Chips, o público começou a pedir para que a marca relançasse o Zambinos e assim aconteceu.

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    O snack sabor pizza foi relançado e fez muito sucesso devido ao ato da marca de ouvir seus consumidores.

    O Marketing do Futuro

    Com a ascensão do Marketing Digital, a tendência é que o Data-driven Marketing seja cada vez mais recorrente e que as empresas passem a se apegar aos dados no momento de realizar lançamentos de produtos, principalmente por conta da assertividade que essa prática oferece.

    Vale lembrar também que nem sempre os dados estão 100% corretos e é muito necessário realizar a interpretação de todo contexto, como é o caso citado por Matheus durante o podcast do CBO, do McDonald’s, que costuma ser aclamado pelo consumidor, mas não vende bem quando está a venda.

    A solução que o McDonald’s encontrou para esse problema foi lançar o sanduíche em edição limitada, para conseguir gerar um gatilho de compra para as pessoas sentirem a necessidade de adquirir seu CBO antes que acabasse.

    Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

    Sancionada em agosto de 2018, a LGPD estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.

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    Essa lei é um dos indicativos de que não vale tudo no jogo da coleta de dados dos seus consumidores e, por esse motivo, é muito válido contratar empresas especializadas para realizar esse tipo de coleta, pois irá evitar uma série de problemas jurídicos que podem vir a acontecer.

    Considerações finais

    É muito importante que as empresas se atentem aos pedidos dos consumidores, ainda que os mesmos não saibam a respeito dos processos necessários para lançamentos, pois mantém a marca atualizada com as demandas exigidas pelo público.

    Além disso, praticar Social Listening e principalmente se envolver com os seguidores nas redes sociais pode fortalecer sua marca e estabelecer uma conexão real com os consumidores.

    O bom profissional de marketing já realiza seu trabalho utilizando Data-Driven Marketing e analisando ferozmente os dados disponíveis, se preocupando com a melhor forma de gestão para esses dados.

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    Vale o lembrete de que a empresa não pode perder sua autenticidade, dependendo apenas de sugestões dos consumidores para o lançamento de novos produtos, mas sim usar esse instrumento para surpreender ainda mais o público.

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre Data-Driven Marketing na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.

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