Não é de hoje que Anitta chama a atenção por sua criatividade em estratégias de Marketing e Comunicação para promover sua carreira. Mas nos últimos dias a cantora tem criado uma série de polêmicas envolvendo sua apresentação patrocinada no VMA e a forma como a qual ela e seu público têm se comportado diante disso.
No episódio de número 21 do Break Publicitário, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro, discutem sobre as jogadas de Marketing da artista e analisam o cenário atual da cantora diante da tentativa de emplacar sua carreira internacional.
Como Anitta começou
Em 2010, Anitta foi convidada pelo então produtor da gravadora independente Furacão 2000, Renato Azevedo (conhecido como “Batutinha”), para realizar alguns testes após ele ter visto conhecer um de seus vídeos. Após ser aprovada, ela assinou com a Furacão 2000.
Por volta de 2011/2012 a cantora já fazia muito sucesso no Rio de Janeiro nos baile funks e a partir daí sua carreira só fez crescer. Entretanto foi com a música “Show das Poderosas” que Anitta ganhou o Brasil inteiro e passou a alcançar lugares fora do Rio.
Meiga e Abusada
Em junho de 2012, a empresária Kamilla Fialho, assistiu uma apresentação de Anitta no palco e resolveu a empresariar, pagando uma multa de duzentos e vinte e seis mil reais que a gravadora exigia para liberar a cantora. Sem gravadora, Kamilla pagou quarenta mil reais para gravar o clipe de “Meiga e Abusada”.
Embora não seja a música de maior destaque da carreira de Anitta, “Meiga e Abusada” entrou no top dez das músicas mais pedidas nas rádios brasileiras e abriu portas para que a cantora assinasse um contrato com a gravadora Warner Music.
O Show das Poderosas
Pouco tempo após assinar seu contrato com a gravadora, a cantora ganhou destaque por conta da música Show das Poderosas chegou com um visual totalmente diferente do que estava sendo lançado anteriormente, já mostrando que sua carreira seria voltada para o Pop.
O clipe dessa música foi lançado em maio de 2013 e, ainda neste mês, tornou-se o vídeo mais visto no YouTube Brasil e ultrapassou a marca de 10 milhões de visualizações. Além disso, Show das Poderosas permaneceu por semanas no topo das mais vendidas na loja digital iTunes Brasil, e ainda se tornou a terceira canção mais executada nas rádios do país naquele ano.
Bang!
Após alguns anos de singles e lançamentos que não foram tão estrondosos ao nível Show das Poderosas, foi em 2016 que a cantora lançou o seu terceiro disco que recebeu o título de Bang!, onde a música com o mesmo nome ganhou tanto destaque (ou até mais) quanto sua música de 2013.
Ainda em 2015, a artista ganhou o EMA Worldwide Act Latin America, se tornando a primeira artista brasileira a ganhar o prêmio.
A partir desse ponto, Anitta passa a ganhar cada vez mais destaque na mídia por sua estratégia de estar sempre presente no cotidiano do consumidor, seja por meio das redes sociais, com lançamentos em parceria ou com seus próprios lançamentos musicais.
O ano de 2017
Em 2017 a artista passou a investir pesado em colaborações, incluindo a participação do cantor Nego do Borel, Weslley Safadão e Iggy Azalea, com seu primeiro single em inglês, “Switch”. Por volta de julho, Anitta se une ao grupo estadunidense Major Lazer e a cantora Pabllo Vittar para o lançamento da música “Sua Cara”, que também foi outro sucesso.
Durante o lançamento de sua música com Major Lazer e Pabllo Vittar, o clipe de “Sua Cara” chegou a alcançar 20 milhões de visualizações em 24 horas, se tornando o quarto vídeo mais visto no YouTube naquele ano.
Visão de Mercado
Ainda em 2017, Anitta começou a focar objetivamente em sua carreira internacional com seu projeto CheckMate, onde a artista surgiu com músicas em inglês, mas também em espanhol (para mirar no público latino dos EUA), com canções como Will I See You, Is That For Me, Downtown e Vai Malandra, com o retorno do português em suas composições.
Para promover seu projeto, Anitta espalhou até mesmo peças de xadrez por São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Todas as peças traziam o nome da cantora e os curiosos que fossem pesquisar descobririam a respeito do CheckMate.
Além disso, a artista também sempre foi muito boa em fazer seu networking e, devido a sua grande gama de contatos, esteve frequentemente em portais de pessoas como Hugo Gloss e Leo Dias, e também com diversas influencers.
Anitta também esteve presente em feats com diversos artistas de gêneros musicais diferentes para alcançar um público diversificado e, durante muito tempo, cobrou mais barato em seus shows para poder estar presente em muitos lugares do país.
Clube da Anittinha
Em uma estratégia para chegar no público infantil, a artista lançou o desenho Clube da Anittinha, que chegou a apresentar até mesmo uma versão de boneca colecionável da personagem.
Também existiu o Show das Poderosinhas, que foi destinado para o público infanto-juvenil, com repertório, cenários, figurinos e coreografias desenvolvidos especialmente para a festa.
Ao que tudo indica essa estratégia não foi muito além, já que aos poucos esses projetos foram deixando de existir.
O impulso do público LGBTQIAPN+
Com o tempo Anitta passou a ser um ícone da cultura pop LGBTQIAP+ que, durante um bom tempo só idolatrava celebridades estrangeiras.
A cantora marcou seu apoio ao público LGBTQIAP+ em sua participação na Parada LGBT de 2018, onde se vestiu com um maio estampado inteiramente com as cores da bandeira da causa.
As polêmicas de 2018
Justamente por esse posicionamento durante a Parada LGBT, Anitta sofreu represálias quando, ainda em 2018, se recusou a se manifestar sobre o até então candidato Jair Messias Bolsonaro.
De acordo com Matheus, um dos fatores que podem ter influenciado a decisão da cantora de não se manifestar foi o contato direto com os contratantes de show que, em sua maioria, apoiavam fielmente o candidato.
Lives com Gabriela Prioli
Em torno de dois anos depois, Anitta se uniu a Gabriela Prioli para assumir um mea-culpa para falar sobre política e mostrar que não entendia muito do assunto, mas agora está pronta para se posicionar.
Anitta x Serasa
As cantoras Pabllo Vittar e Anitta já tiveram um desentendimento que chegou a virar meme nas redes sociais e, seguindo o efeito manada, o Serasa decidiu publicar um meme sobre a briga, que logo foi apagado devido a uma resposta de Anitta.
O sucesso da Anitta no mercado publicitário
De tempos em tempos, Anitta está em alta e consequentemente acaba ficando em alta também no mercado publicitário, fechando parcerias com diversas marcas.
Parceria com marcas e product placement
São muitas as marcas que têm parceria com a cantora Anitta e a mesma sempre aproveita muito bem toda sua influência para conectar seu público com a marca que está fechando a parceria.
Além disso, vale lembrar que Anitta não fecha parceria apenas com marcas, como também com influenciadores e celebridades, trabalhando aquele bom networking que já citamos aqui nessa publicação. O exemplo mais recente que temos dessa atitude da cantora é com a ex-BBB Juliette, que ficou até mesmo hospedada na casa de Anitta para trabalhar em seu novo álbum.
Em meados de 2019 a cantora foi anunciada como head de criatividade de Skol Beats e, desde então, ajudou a marca com lançamentos como 150 BPM, que foi um sucesso, e as já descontinuadas Beats Zodiac.
Além disso, Anitta é marcada por suas parcerias com a Samsung e com Cheetos, salgadinho que a mesma já se declarou fã antes mesmo de fechar alguma parceria.
A cantora também já teve parcerias que envolveram estampar embalagens como Rexona e Coca-Cola. Recentemente, Anitta também esteve presente em uma campanha de Magalu, lançando uma coreografia do TikTok.
Entre outras duas que merecem destaque estão: Nubank e Alexa. Em junho a cantora entrou para o time de conselho administrativo do Nubank e neste mês estreou em um novo comercial do banco digital.
Os problemas com Alexa
Em setembro de 2020, Anitta assumiu o lugar da Alexa para divulgar sua nova música e causou muita polêmica por conta dessa ação.
Acontece que a ação não era opcional para os consumidores e, naquele dia, todos que entraram em contato com a Alexa foram pegos de surpresa com a narração da Anitta no sistema de voz.
Anitta hoje
Agora a cantora está 100% focada no mercado internacional e, por esse motivo, está até mesmo morando fora do país. Além disso, ela está assessorando a carreira de Juliette em sua fase musical.
Anitta investiu em sua mesma estratégia de realizar feats, agora com profissionais estrangeiros e aos poucos já consegue conquistas alguns países mundo afora.
Além disso, existiu a parceria com o Burger King para criação do combo Larissa Machado, que resultou na apresentação da artista no evento VMA. A cantora também esteve presente no MET Gala, evento importante lá fora.
Anitta segue ganhando o mundo e ganhou também seu destaque no Museu Madame Tussauds, conhecido por possuir a maior coleção de figuras de cera de celebridades.
Considerações finais
Não dá para negar que a Anitta é um bom exemplo de profissional e que possui muito foco para realizar todos os seus trabalhos. Além do mais, é importante perceber o espaço que a cantora vem abrindo para os artistas nacionais.
É de se esperar por uma ascensão em sua carreira internacional, mas ainda esperando que a artista mantenha sua conexão com o Brasil e com as empresas na publicidade daqui.
Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre O Fenômeno Anitta na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.