Mais
    InícioBreak PublicitárioAnúncio de Oportunidade | Break Publicitário #44

    Anúncio de Oportunidade | Break Publicitário #44

    Neste episódio do Break Publicitário, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro conversam sobre cases de anúncios de oportunidade. Ouça agora!

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Em período de Big Brother Brasil as redes sociais sempre ficam uma loucura com diversas marcas tentando uma oportunidade para se destacar com os consumidores fazendo referência aos acontecimentos da casa. Neste ano, marcas como McDonald’s, Downy e Rexona já conseguiram um hit para chamar de seu, mas ainda tem muito mais coisa para rolar.

    Nesse episódio falamos não só sobre esses momentos de BBB, mas de anúncios de oportunidade no geral. O que são? Como devem ser feitos? Cases de sucesso e muito mais.

    Continua depois do anúncio

    O que são anúncios de oportunidade?

    Anúncio de oportunidade é, basicamente, uma peça publicitária que se aproveita de um grande acontecimento que virou notícia e se aproveita do contexto para relacionar o benefício de um produto ou serviço.

    E quais são essas oportunidades?

    Essas oportunidades podem se revelar em diversos momentos diferentes, sejam grandes acontecimentos televisivos como Super Bowl, Big Brother Brasil, Master Chef, Oscar, Copa do Mundo e outros. Antigamente, finais de novela também geravam muita conversa e muitos memes, como foi o caso de Avenida Brasil.

    Eleições também costumam ser um momento onde marcas encontram oportunidades para se manifestar de alguma forma. Como foi o caso do Burger King, que em 2018 lançou a campanha “Whopper em Branco” para conscientizar sobre o poder que um voto em branco exerce (ou deixar de exercer).

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Além disso, virais nas redes sociais também costumam ser um prato cheio para que marcas consigam se introduzir no meio e se conectar com o público. Gírias, memes e assuntos que estão em destaque acabam entrando em pautas de ações das marcas.

    Outro case que também soube aproveitar muito bem a oportunidade, ainda falando sobre fast food, foi o McDonald’s. A marca aproveitou o retorno da dupla Sandy & Junior para realizar uma publicação unindo dois de seus produtos: Sundae & Junior.

    Continua depois do anúncio

    Cabe destacar também que é preciso ter consciência do que está sendo feito e do viral onde a marca será inserida, pois existem movimentos do público que acreditam que um meme “morre” quando passa a ser utilizado por marcas. Dessa forma é preciso saber muito bem como inserir esse anúncio de oportunidade para conseguir agradar a maioria.

    Um exemplo de que é preciso saber muito bem sobre o que está falando, comentando ou interagindo, é esse logo abaixo de Salon Line no Twitter, onde o responsável interagiu com uma publicação, mas utilizou a referência de maneira equivocada.

    A marca interage com uma publicação sobre The Sims e tenta brincar com a situação onde as pessoas tiram a escada da piscina e prendem os personagens lá dentro. Infelizmente, aqui a Salon erra e acaba confundindo remover a escada da piscina com remover a piscina, deixando o resultado de um Tweet que não rendeu nada.

    Continua depois do anúncio

    Obviamente os posts de oportunidade precisam acontecer rapidamente e Matheus relata que, em uma conversa com um profissional da Mutato, descobriu que o social media da Netflix BR possui total liberdade para aproveitar qualquer oportunidade que apareça pela frente.

    Um caso que mostra bem essa liberdade dos responsáveis foi quando a plataforma de streaming respondeu rapidamente um Tweet feito pelo Eduardo Bolsonaro e conseguiu engajar sua comunidade e viralizar com seu comentário.

    O “efeito BBB” nas redes sociais

    Embora o Big Brother Brasil deste ano não esteja acontecendo da maneira que o público queria, ele ainda assim rende ótimas oportunidades para que as marcas consigam se destacar nas redes sociais. A TV Globo já anunciou essa edição também chegará aos 100 episódios e as marcas seguem aproveitando para interagir com o público.

    Época de BBB é muito bom para se conectar com o público porque grande parte do país tem sua atenção voltada para o programa e é uma ótima oportunidade para conseguir entrar no mesmo assunto do público.

    Continua depois do anúncio

    Neste ano a TV Globo acabou pesando a mão nos Mandamentos do BBB 22 impondo diversas regras para os patrocinadores no quesito interação em redes sociais e, por esse motivo, algumas publicações acabam sendo de maneira mais tímida, mas ainda assim existem bons cases de oportunidade com a edição do reality deste ano.

    Anúncios de oportunidade geram mídia espontânea

    Realizar algum anúncio ou post de oportunidade é sempre um desafio muito grande, porque na grande maioria das vezes é necessário correr riscos para conseguir acertar. Dessa forma, vale lembrar também que um acerto em post de oportunidade costuma gerar uma mídia espontânea de grande volume para a marca.

    Cases de sucesso

    Certamente existem cases de sucesso para mostrar o quão eficiente é essa estratégia de utilizar algum viral para se conectar com o público e nesse episódio houveram alguns exemplos citados. Confira abaixo:

    Samsung vence troll no Twitter

    A marca viralizou no Twitter ao responder um hater que havia brincado com a qualidade de uma foto. @SamsungBrasil olha essa foto”, diz o perfil. O perfil oficial da Samsung então respondeu de forma educada: “Que foto maravilhosa, Guilherme! Eu amei! Obrigada por compartilhar comigo”, e recebeu como resposta um “tirei com meu iphone”.

    Continua depois do anúncio

    Ao invés de apagar todas as suas publicações e fingir que nada existiu, a companhia decidiu entrar na brincadeira e rebater o troll. “Sério, Gui? Então agora posta a mesma foto só que com zoom!”, disse o tuíte publicado pela companhia.

    Downy envia “Dôni” para Naiara Azevedo

    Durante o BBB 22, a participante Naiara Azevedo errou a pronúncia do Amaciante Downy durante a prova do líder. A marca soube aproveitar a oportunidade muito bem e conseguiu um bom engajamento nas redes sociais.

    Além de trabalhar muito bem nas redes sociais, a marca também fez questão de produzir duas embalagens fictícias com o nome “Dôni”, que foi a pronúncia utilizada pela sister durante a prova e enviar para Naiara.

    Biólogo Sérgio Rangel reforça presença digital da Xiaomi

    Resumidamente o biólogo publicou um vídeo em seu perfil pedindo ajuda dos seus seguidores para ser notado pela Samsung, pois precisava de um celular novo para continuar seus registros como biólogo e essa era a marca que ele tinha afinidade durante toda sua vida.

    Continua depois do anúncio

    A Samsung disse que não possuía telefones disponíveis para dar ao Sérgio e a Xiaomi acabou abraçando a causa e enviando um smartphone de última geração para o biólogo.

    Prefeitura de Sobral substitui membro do RBD pelo Zé Gotinha

    O Zé Gotinha teve uma participação especial na campanha de vacinação aqui no Brasil, como foi citado no episódio “Onde estão os Mascotes?”, e durante um período as prefeituras utilizavam diversas referências para se comunicar com o público mais jovem.

    Acontece que em uma dessas tentativas de ser comunicar com o público mais jovem a Prefeitura de Sobral acabou utilizando uma imagem do grupo Rebelde (RBD) para promover a vacinação e um dos membros antivacina não gostou da ideia. A prefeitura então publicou outra imagem substituindo o cantor em questão pelo Zé Gotinha.

    Netflix troca de nome nas redes sociais para ‘Nete Felix’

    Acabou viralizando nas redes sociais um meme que brincava com o nome de uma entrevistada do Jornal Nacional. A imagem era um print da tela onde um GC exibia o nome “Nete Felix, dona de casa”. A associação do nome com Netflix foi rápida e logo a imagem foi publicada nas redes sociais com o texto “Tudum”. Pronto, foi o suficiente para a relação ganhar as redes sociais. E quando tudo parecia estar chegando ao fim, a própria Netflix decidiu mudar seu nome e dar uma sobrevida ao meme.

    Continua depois do anúncio

    Globo aposta em operador de luz do BBB 22

    Durante a exibição do Big Brother Brasil deste ano viralizou nas redes sociais quando um operador de luz conseguiu deixar tudo no escuro no momento exato em que o participante Vyni estava contando uma história de terror. Esse operador de luz em questão entrou para equipe do BBB 22 após participar do programa de vagas da Globo e a empresa aproveitou para divulgar o ocorrido no LinkedIn.

    Cases que deram errado

    É muito difícil encontrar cases que deram errado, principalmente porque na maioria das vezes as empresas correr para apagar o mais rápido possível. Porém, nesse episódio temos alguns exemplos de algo que pode dar errado:

    Cabana Burger e Brunna do BBB 22

    O Cabana Burger aproveitou a onda da Internet de chamar a participante Brunna Gonçalves do BBB 22 de planta para divulgar seu hambúrguer plant-based.

    O problema aqui está na maneira como a ação foi feita, expondo o rosto da participante, e isso pode gerar graves problemas com Direitos de Imagem.

    Continua depois do anúncio

    ADM da Above erra conta e manda Larissa do BBB 22 calar a boca

    Se tem uma coisa nessa vida que o social midia tem medo essa coisa é confundir as contas na hora de realizar quaisquer que sejam as publicações. Durante a exibição de um Jogo da Discórdia no BBB 22 uma ADM da Above acabou errado o perfil na hora de comentar com sua conta pessoal e acabou mandando uma participante calar a boca.

    Aparentemente essa ação não gerou problemas para a marca, mas vale o lembrete de que é sempre bom conferir no mínimo duas vezes antes de realizar qualquer publicação.

    Publi Amstel BBB 21

    Além da saída de Karol Conka do BBB, outra coisa chamou a atenção do público do Twitter: o desespero da Amstel em tentar provar de alguma forma que foi uma boa escolha gastar os 59 milhões de reais para associar a sua marca à problemática edição 21 do BBB. Isso porque, assim que a participante deixou o programa, alguns influenciadores realizaram postagens pagas pela marca de cerveja com mensagens de empatia. O que gerou uma onda de críticas nas redes sociais.

    Participante confunde 99 com Uber no BBB 22

    Durante uma dinâmica no BBB 22 o participante Rodrigo acabou confundindo a 99 (que patrocina o programa) com sua principal concorrente, a Uber. A empresa conseguiu sobressair a situação tranquilamente, mas a Uber tentou aproveitar a onda e acabou se dando mal.

    Continua depois do anúncio

    Em sua conta oficial do Twitter, a Uber postou “Dei uma espiada por aqui e fiquei sabendo que alguém me chamou?”, mas acabou levando uma resposta à altura de outro usuário “Chamaram só que o motorista como sempre cancelou [sic]”.

    Claudia Leitte usa “gemidão do zap”

    Em 2017, a Claudia Leitte se empolgou demais promoção da sua nova música “Baldin de Gelo” e por algum motivo que até hoje ninguém entendeu ainda qual, decidiu utilizar o “gemidão do zap” em um post do Twitter.

    Heineken vira alvo de ataques após celebrar Dia Mundial Sem Carne

    A Heineken fez uma publicação em seu Facebook que sugeria “comer e beber mais verde”, em homenagem ao Dia Mundial Sem Carne, mas acabou virando alvo de ataques nas redes sociais. A postagem gerou uma repercussão negativa nos setores do agronegócio e as pessoas não-vegetarianas, passaram não só a comentar na postagem, como realizar suas próprias postagens em repúdio a publicação da Heineken.

    O que faz um post de oportunidade ser bom

    Existem algumas dicas importantes e requisitos necessários para que um post de oportunidade tenha mais chances de ser um sucesso nas redes sociais, são eles:

    Continua depois do anúncio

    Timing

    É necessário saber o momento exato para participar de uma conversa, pois principalmente na Internet tudo acontece muito rápido e é preciso estar atento para não acabar perdendo o tempo do assunto.

    Contexto da marca

    Importante compreender o mundo onde sua marca se encontra para não acabar acontecendo o mesmo que aconteceu com a Heineken no caso do dia mundial sem carne.

    Contexto geral

    Também é importante ter conhecimentos variados para saber entrar no assunto com entendimento do que está sendo falado, para não ocorrer o que aconteceu com Salon Line, como foi citado no início desta publicação.

    Criatividade

    Não vale apenas entrar na conversa, é preciso usar e abusar da criatividade para chegar com “os dois pés na porta” e mostrar para o público a desenvoltura de sua marca.

    Continua depois do anúncio

    Bom senso

    Não só para anúncios de oportunidade, mas o bom senso é necessário o tempo todo para não acabar tentando utilizar “oportunidades” que não convém.

    Considerações finais

    Anúncios de oportunidade quase sempre caem no gosto do público e costuma valer muito a pena quando dá certo. Cabe destacar que para ocorrer um bom trabalho com anúncios de oportunidade é importante ter uma equipe diversa para conseguir realizar esse processo com diversos tipos de pensamentos diferentes.

    Trabalhar com oportunidades na Internet é uma ótima maneira de se conectar com o público e humanizar a sua marca.

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre a Anúncio de Oportunidade na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    NotCo lança NotBurger Smash,...

    Produto é lançado em parceria com hamburgueria Bullguer e chega no formato mais fino

    Marvel apresenta série de...

    A campanha Marvel Gamers tem como objetivo fortalecer o relacionamento com o público gamer e promover produtos licenciados do segmento com a ajuda de streamers

    JanSport lança coleção edição...

    Coleção edição limitada se inspira na quarta temporada da série da Netflix com 4 modelos diferentes

    Nespresso lança café inspirado...

    Novo café faz parte do lançamento global da linha permanente que traz o Chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, como embaixador
    Publicidade

    🔥 Em alta agora:

    Italo Ferreira é primeiro surfista da história a estampar embalagem de Red Bull

    A Red Bull costuma personalizar suas embalagens com grandes nomes do esporte mundial. Neymar e Max Verstappen já tiveram sua imagem estampada na latinha...

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    63,996FãsCurtir
    118,348SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever
    Publicidade