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    Amstel recebe críticas após publi sobre saída de Karol Conka do BBB

    Muitas pessoas não gostaram das mensagens de empatia patrocinadas por Amstel após eliminação de Karol Conka no BBB. Saiba mais.

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    Além da saída de Karol Conka do BBB, outra coisa chamou a atenção do público do Twitter: o desespero da Amstel em tentar provar de alguma forma que foi uma boa escolha gastar os 59 milhões de reais para associar a sua marca à problemática edição 21 do BBB. Isso porque, assim que a participante deixou o programa, alguns influenciadores realizaram postagens pagas pela marca de cerveja com mensagens de empatia. O que gerou uma onda de críticas nas redes sociais.

    A ação era para ser entre Preta Gil, Thelma Assis e Pequena Lô. E tinha uma mecânica que funcionaria primeiro com um tweet de Preta, depois com uma resposta da Pequena Lô e de Thelma. O Tweet inicial, de Preta dizia que não concordava com as atitudes da Karol dentro da casa, e questionava se a propagação de ódio e cancelamento seriam o caminho. A resposta da Pequena Lô seguiu o mesmo tom: “Espero que possamos aprender a ter mais empatia”, dizia a publicação.

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    O público imediatamente começou a criticar o que chamaram de “Empatia Monetizada”. “Gente o povo tá recebendo dinheiro pra ter empatia que issoooo [sic]“, dizia uma das respostas com mais engajamento. Outro comentário analisou o atual contexto dos posts patrocinados nas redes sociais: “é por causa de ações publicitárias pavorosas como essa que a lumena debocha da era dos publiposts [sic]“.

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    Aparentemente Thelma Assis também chegou a realizar uma resposta, mas no momento em que fomos realizar esta publicação, ela já havia sido apagada.

    As marcas que patrocinam o BBB têm enfrentado problemas. Há poucas semanas a Coca-Cola viu sua ação de prova do líder virar um problemão nas redes sociais, que levou, inclusive, o nome do seu concorrente aos Trending Topics do Twitter. Outra marca de cerveja que também se deu mal foi a Skol, que decidiu brincar com o cancelamento de Karol e logo percebeu que não foi uma boa ideia.

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    A Amstel tem se mostrado bastante preocupada com a repercussão negativa causada pelos conflitos dentro da casa do BBB. Em entrevista ao UOL, a marca confessou que chegou a rever sua estratégia. “Não compactuamos com comportamentos que levam à exclusão e desrespeito…”, disse Vanessa Brandão, diretora de Marketing mainstream de Heineken no Brasil. A marca ainda chegou a criar uma prova em que o pessoal da casa deveria discutir questões sobre diversidade, inclusão e respeito.

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