O Clube de Criação acaba de divulgar que a Chapa Preta, presidida por Joana Mendes e Gabriela Moura, é a vencedora da eleição para assumir o comando da entidade pelos próximos dois anos. A chapa garantiu uma vitória histórica para o mercado da publicidade e da criatividade no Brasil. Foram 130 votos na Chapa Preta. A Chapa 2, liderada por Wal Tamagno e Luciana Haguiara ficou com 63 votos.
A Chapa Preta foi criada após a atual administração do Clube de Criação divulgar o seu famoso festival com um vídeo em que exaltava pontos positivos de alguns dos piores momentos da nossa sociedade. A chapa é formada 100% por profissionais negros e se comprometeu com a criação de um conselho colaborativo com pessoas do mercado à parte da diretoria e dentro da proporcionalidade da população.
“Não temos palavras para expressar quão felizes estamos em fazer esse movimento histórico no mercado publicitário nacional. Somos muito gratos a quem esteve conosco ao longo desse processo de campanha, seja apoiando publicamente e, principalmente, votando em nossa chapa. Queremos que esse seja o primeiro passo de uma jornada incrível para todas e todos, como sempre foi o nosso objetivo. Estamos reescrevendo a história juntos”, disseram os integrantes da chapa, em uma declaração conjunta.
Confira abaixo algumas das propostas da Chapa Preta:
- Criação de um Conselho Colaborativo, com pessoas do mercado à parte da diretoria, dentro da proporcionalidade da população, englobando pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas em situação de refúgio;
- Parceria com o Observatório da Diversidade e entidades correlatas, visando promover e publicar pesquisas com dados estatísticos sobre a diversidade na propaganda;
- Aproximar o Clube de estudantes de instituições menos visadas ou fora do eixo SP-RJ, com iniciativas que os façam acompanhar e engajar os debates do Festival do Clube de Criação e garantam fácil associação. Buscando potencializar a iniciativa dos Embaixadores do Clube de Criação;
- Incentivar o aumento do número de associados negros e não-brancos, entre outras.
A presidência e vice-presidência da Chapa Preta ficam a cargo de duas mulheres: Joana Mendes e Gabriela Moura. A chapa ainda é composta por outros nomes, como Israel Bastos e Robson Rodriguez como diretores administrativos, Epaminondas Paulino e Heitor Caetano como diretores de cultura, Erick Willmer e Jessyca Silva como diretores de divulgação, Alan de Sá e Renan Damascena como diretores de editorial, Pedro Balle e Thamara Pinheiro como diretores de relações sociais e Marcelo Augusto e Mariana Mendes como diretores secretários.
O nosso podcast Break Publicitário bateu um papo com Robson Rodriguez e Heitor Caetano para falar um pouquinho sobre as propostas e o futuro do Clube de Criação. Confira:
Saiba mais no site do Clube de Criação.