Mais
    InícioPublicidadeBrandingPontofrio volta ao nome original

    Pontofrio volta ao nome original

    Movimento faz parte de uma série de mudanças para reestruturação do Grupo Casas Bahia

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O ano era 2021 e a então Via Varejo (agora Grupo Casas Bahia) vinha fazendo uma série de mudanças em suas marcas. Depois de transformar o Baianinho em CB e reformular a identidade visual da Casas Bahia, a companhia decidiu também fazer um movimento ainda mais radical com o Pontofrio, encurtando seu nome apenas para “Ponto :>” e trazendo uma identidade visual mais moderna, jovem e voltada para o público das redes sociais.

    Na época o nome reduzido já parecia uma mudança drástica demais e que deixava a marca sem personalidade. Me recordo de ler uma série de comentários enfurecidos pela remoção do sufixo “Frio” do nome da rede. Pois bem, aparentemente essas pessoas estavam certas. Não foi uma boa ideia. Isso porque no último dia 20 de abril, a marca comunicou que voltaria a se chamar “Pontofrio”.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Novo estúdio do GKPB (com Estúdio Pantarolli Miranda)

    “Acabei de sair de uma reunião e tenho novidades: o nome Pontofrio tá de volta A conquista é nossa, Pinautas. Até tentaram mudar, mas o melhor caminho é esse, né? Agora me chamem do jeitinho que já estavam acostumados, Pin do Pontofrio Cola na minha e vamos juntos nessa.”, dizia o texto da publicação. Nos comentários o público celebrou a volta às origens. “Obrigado Deus 🙏🏻”, dizia um dos comentários com mais curtidas. Outros ironizaram a mudança. “Tira casaco, bota casaco.”, disse outro internauta.

    Novo nome, mesma identidade visual

    Outra boa decisão da atual administração do Pontofrio foi a decisão de manter a mesma identidade visual apresentada em 2021 e apenas acrescentar o sufixo. Isso ajuda a não criar de novo ainda mais atrito na mudança e, convenhamos, é bem melhor do que a identidade datada que a companhia vinha utilizando até então.

    Veja também:  Atlas e Dako ganham novas identidades visuais
    Novo logo do Pontofrio em PNG sem fundo.

    O Pontofrio foi pioneiro no processo de humanização de marcas que vemos ser um desafio até os dias atuais. A marca ainda preserva um público apaixonado pelas interações do “Pin”, seu personagem. Isso ajudou a reduzir a fricção na volta ao novo velho nome. “Voltou a ser frio e calculista”, dizia um dos comentários mais curtidos, em tom de brincadeira. “Só não pode mudar o estagiário.”, afirmou outro.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Recalculando rota

    A volta do nome “Pontofrio” é uma inteligente correção de uma tendência de redução de nomes realizada pelo Grupo Casas Bahia num momento de desespero pela queda da sua representatividade no varejo doméstico. Ainda em 2021 a controladora chegou a se chamar apenas de “Via”, e em setembro do ano passado se renomeou mais uma vez, mas para Grupo Casas Bahia, em outro inteligente movimento que se utilizou do nome mais forte do grupo.

    Veja também:  Com nova identidade visual, Impala lança novas cores para a linha 'A Cor da Sua Moda'

    Ainda de acordo com especialistas ouvidos pelo G1, a mudança era uma tentativa de reposicionar a marca, em um momento de reestruturação dos negócios. Aparentemente a ideia de trazer o “Frio” de volta ao “Ponto” tem o mesmo objetivo. Se isso é algo que fará diferença no ponteiro, é difícil dizer. Mas é fato que agora a companhia volta a ter um conjunto de marcas fortes, relevantes e com história para trabalhar diante do consumidor.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A collab já pode ser encontrada em todas as lojas da rede do país

    Plataforma 'Icônicos' permite que usuários tenham experiências inusitadas com personalidades da música e também do entretenimento, além de hospedagem em acomodações personalizadas

    A próxima etapa dessa união acontece no dia 1º de maio, em Las Vegas, com o maior capacete em homenagem ao Senna, um dos principais símbolos do ídolo

    Dia Brasil, apresentado pelo Itaú, vai celebrar toda a potência da cultura e ritmos musicais do país

    🔥 Em alta agora:

    “Estamos reconectando o plug”, diz Brazil Electronics ao trazer Kodak de volta ao Brasil

    Em fevereiro a Brazil Electronics anunciou ao mercado brasileiro que estaria trazendo de volta ao país uma das marcas mais icônicas de toda a...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,848FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade