Mais
    InícioNegóciosO que é um 'embaixador' e qual sua função com a marca?

    O que é um ’embaixador’ e qual sua função com a marca?

    Marcas investem nesse novo formato, com um embaixador ou mais, em busca de ampliar seu alcance com consumidores.

    Publicidade

    Em época pós-BBB, principalmente neste ano de 2021, muito se fala em se tornar “embaixador” de uma marca, mas afinal, o que isso significa? O que é um embaixador e em que ele ajuda a sua marca?

    Ao contrário do que se pensa, o embaixador não é a mesma coisa que o garoto-propaganda da marca. Na maior parte das vezes, o embaixador é responsável por criar uma conexão com um potencial cliente da sua empresa.

    Continua depois do anúncio

    É necessário que esse embaixador tenha uma percepção clara a respeito da marca e compartilhe das mesmas visões e valores, pois ele se torna um vínculo direto entre o consumidor e a marca, transferindo a credibilidade da marca para si e vice-versa.

    Marcas como Americanas e Motorola apostaram em ex-BBB’s para se tornarem embaixadores de suas marcas, mas quando esse assunto vem à tona, não são só os brothers que levam esse título para as empresas. Outros grandes exemplos são a Anitta, com a Skol, e a Nath Finanças, com a Fiat.

    Continua depois do anúncio
    Por que o embaixador é importante para a marca?

    O embaixador é importante justamente pelo que foi citado aqui nessa matéria anteriormente: ele leva sua marca para potenciais consumidores que, de uma hora para outra, passarão a conhecer sua empresa.

    Inscreva-se para receber nossa newsletter e cancele quando quiser.

    Com um embaixador é possível multiplicar o nível de exposição da sua marca no ambiente digital, aumentando e fortalecendo o share of mind de sua marca, já que sempre que virem determinado influenciador haverá a conexão automaticamente ligando a sua empresa.

    Mas qual é a diferença entre embaixador e garoto-propaganda?

    Enquanto o embaixador caminha lado-a-lado com a marca, o garoto-propaganda está ali para fazer justamente o que diz o nome: aparecer na propaganda.

    Continua depois do anúncio

    Embora o garoto-propaganda esteja em algum comercial da marca, é possível que ele nunca mais volte a aparecer após o término da campanha. Já com o embaixador a história é um pouco diferente, já que seus produtos estarão inseridos diretamente na vida e no cotidiano do influenciador e não somente em algum conteúdo específico.

    Então como escolher os melhores embaixadores?

    É importante se atentar não somente na quantidade de seguidores que a pessoa possui, mas também na conexão dela para/com sua marca. A missão, visão e os valores de ambos devem caminhar junto para que não hajam imprevistos no meio do caminho que poderiam ter sido evitados.

    Lembre-se que confiar em um embaixador é vincular sua marca a ele e, por isso, não é um cargo disponível para qualquer um.

    Continua depois do anúncio

    Escolha alguém que irá realmente se conectar com seus produtos e agregar em seu cotidiano, para que a inserção aconteça de maneira natural e gere identificação em seus potenciais clientes. Dessa forma é possível diminuir bastante a chance de erros acontecerem durante essa jornada.

    Publicidade

    GKPB Em Vídeo

    Ouça nosso Podcast!

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    64,508FãsCurtir
    110,213SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever

    Para Você

    Publicidade