É inegável que o McDonald’s é enorme, mas até onde será que essa sua grandeza alcança? No terceiro episódio do Break Publicitário, Matheus Ferreira e Erik Rocha conversam para entender um pouco mais a força da marca dos arcos dourados.
McDonald’s no BBB21
O McDonald’s é um dos patrocinadores anjo do Big Brother Brasil 21, desbancando o Burger King, que patrocinou o reality no ano passado. A marca iniciou sua participação no BBB com a prova do líder que colocou os participantes para montar os pedidos da franquia.
Em sua participação na casa mais vigiada do Brasil, o McDonald’s aproveitou o momento para relançar sua Family Box com o novo nome de Méqui Box.
A marca confirmou sua força mesmo ao lançar sua própria festa no Big Brother, que chamou muita atenção e deixou todas as pessoas desesperadas para conseguir as peças de roupas utilizadas pelo brothers. Reforçando o posicionamento atual #MéquiNoSofá.
Ao mesmo tempo em que a festa acontecia na casa, o McDonald’s se preocupou em enviar kits semelhantes aos recebidos pelos participantes para influenciadores digitais, incentivando ainda mais a compra por impulso, que resultou na instabilidade do iFood durante a festa.
O Méqui se importou tanto com seu branding ao realizar a festa, que não permitiu o consumo de bebidas alcólicas durante sua ação. De acordo com o Rafael Almeida, via Linkedin, no primeiro momento os participantes receberam lanche e milk shake com refrigerante e, no segundo momento, todo material da marca foi removido para que o consumo de bebidas alcólicas fosse liberado.
Qual é o tamanho do poder do McDonald’s?
No Instagram (@geekpublicitário e @breakpublicitario) duas caixinhas de pergunta foram criadas para saber a opinião do público sobre a força da marca.
A primeira pergunta foi “Você se considera um fã do McDonald’s?” que apresentou resultado de 61% de pessoas que responderam “sim” para essa questão.
Quando perguntados pelo “porquê” de serem fãs do Méqui, duas coisas se destacaram entre as respostas: o McDonald’s traz o sentimento nostálgico de lembrar da infância e a qualidade dos lanches.
Além das pessoas lembrarem de momentos de suas vidas, muitos consideram também a qualidade dos lances, devido ao processo bem estruturado da franquia, que consegue reproduzir com excelência seus lanches em qualquer lugar do mundo.
McDonald’s x Fanfics
A rede de fast-food acaba sendo atacada frequentemente com fanfics ou fake news, que acabam levando muitas pessoas a acreditarem, como os “hambúrgueres de minhoca” e os “nuggets feito com restos dos frangos”, mas a marca tem tanta força que esses boatos nunca chegaram a ser problema.
Méqui 1000
A unidade de número mil da franquia chegou para revolucionar o mercado com um ponto turístico localizado na Avenida Paulista em São Paulo e chegou para revitalizar a força da marca aqui no Brasil.
Além de apresentar um visual completamente fora do patrão, a marca assumiu também com essa mudança o nome de “Méqui” como easter egg antes do lançamento da milésima unidade para se aproximar de seus consumidores.
A unidade também consegue oferecer produtos exclusivos como pão de queijo com hambúrguer, que chamou muita atenção do pessoal de Minas Gerais e o mais recente ovinho de Lacta no Mc Flurry.
Parcerias de sucesso
O McDonald’s consegue o que ele quer e por isso é bem famoso por suas parcerias de sucesso, como quando conseguiu tirar a marca Ovomaltine do Bob’s.
Outra parceria bastante famosa é a Coca-Cola, que inclusive já comemorou o aniversário de 50 anos do Big Mac com latinhas exclusivas.
Marcas mais valiosas do Brasil
Em lista divulgada pela Interbrand e publicada aqui no GKPB em 2020, foram elencadas as marcas mais valiosas do Brasil e o Break Publicitário trouxe alguns desses nomes para o assunto.
- Itaú (R$ 37.383 bi)
- Bradesco (R$ 26.293 bi)
- Skol (R$ 17.615 bi)
- Brahma (R$ 12.118 bi)
- Natura (R$ 9.728 bi)
- Banco do Brasil (R$ 9.565 bi)
- Petrobras (R$ 3.188 bi)
- Vivo (R$ 2.692 bi)
- Magalu (R$ 1.762 bi)
- XP Inc. (R$ 1.685 bi)
- Renner (R$ 1.566 bi)
- Americanas (R$ 1.437 bi)
- Ipiranga (R$ 1.144 bi)
- Cielo (R$ 1.116 bi)
- Drogasil (R$ 997 mi)
- Porto Seguro (R$ 856 mi)
- Havaianas (R$ 740 mi)
- Casas Bahia (R$ 689 mi)
- Assaí (R$ 580 mi)
- Atacadão (R$ 558 mi)
- Sulamérica (R$ 550 mi)
- PagSeguro (R$ 543 mi)
- Localiza (R$ 529 mi)
- Fleury (R$ 516 mi)
- Totvs (R$ 504 mi)
A Força da Marca McDonald’s
Seja por seus produtos, serviço ou criatividade, o McDonald’s sem dúvida se consagra como um líder de mercado cumprindo tudo o que promete. Sendo uma marca respeitosa e preocupada com o consumidor.
Sem dúvidas é importante alinhar a comunicação com a qualidade de entrega e isso, com certeza, o McDonald’s faz com excelência.
Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast na íntegra você pode ouvir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.