Hoje, 1º de agosto, um dos personagens mais marcantes e conhecidos da cultura pop e um dos super-heróis mais conhecidos do mundo ao lado do Batman, está completando 60 anos desde a sua primeira aparição em 1962: o Homem-Aranha, conhecido também como Peter Parker, Homem-Aranha, cabeça de teia, o amigão da vizinhança, entre outros apelidos, sem falar nas suas mais diversas versões como por exemplo o Porco-Aranha, o Aranha Punk, o Aranha Noir, e muitas outras que fazem parte de seu próprio “aranhaverso”.
Criado por Stan Lee e Steve Ditko o Homem-Aranha apareceu pela primeira vez na edição número 15 da revista Amazing Fantasy, que por sinal foi a última publicação do título, e logo se tornou um sucesso entre os adolescentes, já que na época não era comum ver jovens protagonizando revistas do gênero. Os adolescentes eram quase sempre os coadjuvantes das histórias.
Mas por pouco o Homem-Aranha não foi para frente, pois Martin Goodman, chefe da Marvel na época, disse a Stan Lee que o personagem não faria sucesso pois as pessoas tinham medo de aranhas, e por isso não se identificariam com Peter e o rejeitariam. Mas ainda bem que Stan não desistiu e conseguiu convencer Goodman a fazer um teste com o Homem-Aranha na Amazing Fantasy, e depois disso sabemos muito bem o que aconteceu.
Homem-Aranha teve sua primeira revista solo publicada em março de 1963 e logo se tornou a série mais vendida da Marvel. Apesar de possuir superpoderes que adquiriu após a picada de uma aranha radioativa, o sucesso do personagem se deve muito ao fato de que ele tem dilemas reais, que poderiam estar sendo vividos por qualquer jovem, como o fato de ter que se virar para conseguir um emprego, problemas amorosos, entre outras situações do cotidiano.
Passados alguns anos após sua estreia nos quadrinhos, o personagem foi o protagonista de um outro movimento que continua forte até hoje, o dos filmes de super-heróis. O sucesso de ‘Homem-Aranha’, filme do diretor Sam Raimi que chegou aos cinemas em 2002, ao lado de X-Men (2000) ajudou a pavimentar o caminho e a confiança dos estúdios em produzir mais conteúdo do gênero, e desde então já foram lançados mais de dez filmes relacionados somente ao universo do Homem-Aranha.
É inegável o carinho que o público tem pelo personagem, esteja ele nos quadrinhos, nos cinemas, na TV, nos parques da Disney, nos consoles ou nos milhares de produtos licenciados. O Homem-Aranha é o personagem mais popular e famoso da Marvel e não parece estar perto de mudar isso.
Em 2024 a Marvel lançará para o Disney+ uma nova série animada do Aranha, e uma nova trilogia protagonizada pelo ator Tom Holland pode estar a caminho.