Há alguns dias nós comentamos aqui sobre a decisão inédita do Cannes Lions em reconhecer as principais agências da década sob o ponto de vista do festival. O que nós não imaginávamos é que veríamos uma agência brasileira no topo da lista que elegeu as agências mais criativas da década em todo o mndo. E foi exatamente o que aconteceu. A AlmapBBDO São Paulo ficou com o título mais desejado da premiação.
Agência da Década – Global
- AlmapBBDO São Paulo
- Wieden+Kennedy Portland
- BBDO New York
A agência, claro, também garantiu o primeiro lugar como agência da década regional para a América Latina, trouxe apenas agências brasileiras, com Ogilvy e Y&R ocupando o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Agência Regional da Década – América Latina
- AlmapBBDO São Paulo
- Ogilvy Brasil São Paulo
- VMLY&R (No Brasil, ainda Y&R São Paulo)
Luiz Sanches, sócio/presidente e CCO da AlmapBBDO, comenta: “Na AlmapBBDO, temos uma ideia simples, uma visão simples: continuar fazendo um bom trabalho, um ótimo trabalho, o melhor trabalho. Conquistar o prêmio Agency of the Decade é prova de que mantemos continuamente nosso ethos vivo. É uma grande honra. Obrigado a todos da agência e a todos os nossos parceiros criativos”.
A AlmapBBDO São Paulo começou a década com um Grand Prix e colecionou mais 23 Leões de ouro, 39 de prata e 79 de bronze. Com um total de 142 troféus é a número 1 no Brasil, América Latina e no mundo. A agência também garantiu o título número 1 como Agência Global da década.
Lions Creativity Report of the Decade
O reconhecimento é um compilado dos trabalhos que foram destaques entre 2010 e 2019. A premiação foi criada para não deixar passar em branco o ano de 2020, tendo em vista a suspensão das aglomerações provocada pelo novo Coronavírus. O reconhecimento é subdividido em diversas categorias regionais e também contempla anunciantes, holdings e networks. Confira abaixo outras categorias.
Network
- BBDO Worldwide
- Ogilvy
- DDB Worldwide
Na última década, o BBDO Worldwide acumulou mais de 16 Grands Prix, 4 Leões em Creative Effectiveness, 3 Titanium, 150 Leões de Ouro, 4 Glass, 281 de Prata e 471 de Bronze e conquistou a categoria Network of the Decade.
Holding Company da Década
- WPP
- Omnicom
- Interpublic Group
Ao longo da década, as agências da WPP acumularam mais de 40 Grands Prix, 5 Leões em Creative Effectiveness, 8 Titanium, 464 Leões de Ouro, 1 Glass Lion, 4 Innovation Lions, 7 Product Design Lions, 844 Lions de Prata e 1.385 de Bronze.
Agência Regional da Década – Oriente Médio & África
- VMLY&R Dubai – ex Y&R Dubai
- TBWA\Hunt\Lascaris Johannesburg
- Ogilvy Johannesburg
Somando o impressionante número de 44 Leões, a VMLY&R Dubai é merecedora do primeiro lugar. Conquistar 9 Leões de Ouro, 17 de Prata e 18 de Bronze demonstra a produção criativa inovadora nesta década. Kalpesh Patankar, diretor de criação da VMLY & R MENA, comenta: “Nosso grande aprendizado da década é que, não importa onde você trabalhe, você deve estar disposto a quebrar as regras. Sou muito grato a todas as pessoas que nos trouxeram até aqui e contribuíram apaixonadamente para a nossa história. Na próxima década, espero que possamos escrever uma história ainda maior e mais ousada.”
Agência Regional da Década – Europa
- adam&eveDDB London
- AMVBBDO London
- Ogilvy Paris
A adam&eveDDB London conquistou 8 Grands Prix, 1 Leão em Creative Effectiveness e 27 Leões de Ouro, 46 de Prata e 59 de Bronze Lions nos últimos dez anos, tornando-se merecedora dessa conquista. Richard Brim, CCO do Grupo, adam&eveDDB, celebra: “Ganhar um Leão é especial, ganhar um Grand Prix é incrível, ganhar Agência Europeia da Década é alucinante. Isso é para todos – passado e presente – que fizeram parte da história do adam&eveDDB.”
Agência Regional da Década – Pacífico
- Colenso BBDO Auckland
- Clemenger BBDO Melbourne
- Leo Burnett Sydney
A Colenso BBDO Auckland conquistou 1 Grand Prix, 1 Leão em Creative Effectiveness, 1 Titanium, 24 Leões de ouro, 28 de prata e 42 de bronze, uma conquista que os levou a liderar a região do Pacífico nesta década.
Agência Regional da Década – Ásia
- Dentsu Inc. Tokyo
- Hakuhodo Inc. Tokyo
- Ogilvy Bangkok
O trabalho da Dentsu Inc. Tokyo é uma vitrine de talento criativo, com uma impressionante contagem de 127 Leões, incluindo: 60 de bronze, 40 de prata, 24 de ouro, um Titanium e 2 Grand Prix. Yuya Furukawa, diretor de criação da Dentsu Inc. Tokyo, revela: “Estamos muito honrados em receber este prêmio e, não é necessário dizer, estamos dez vezes tão felizes como receber o prêmio Agency of the Year. Nossos trabalhos vencedores do Grand Prix e do Lions de Ouro abrange treze categorias, o que demonstra como a Dentsu atraiu diversos talentos para se unir aos nossos empreendimentos criativos e como expandimos nossa criatividade na última década. Estamos no meio de uma era que ficará na história, mas, ao mesmo tempo, a história está nos dizendo: ‘Use sua criatividade AGORA’”.
Agência Regional da Década – América do Norte
- Wieden+Kennedy Portland
- BBDO New York
- Droga5 New York
A Wieden+Kennedy Portland acumulou um leque de Leões nos últimos dez anos: 6 Grand Prix, 2 Creative Effectiveness, 2 Titânio, 36 Ouro, 49 Prata e 62 Bronze. O trabalho vibrante e arriscado da agência a levou a ocupar o primeiro lugar na América do Norte, bem como o primeiro lugar como a Agência Independente da Década em todo o mundo.
Agência Independente da Década
- Wieden+Kennedy Portland
- Droga5 New York
- Forsman & Bodenfors (De 2010 a 2016)
Eric Baldwin, diretor executivo de criação da Wieden+Kennedy Portland, comenta: “Agradecemos nossos talentos incríveis e parceiros clientes que acreditam no poder da criatividade para impulsionar os negócios e impactar a cultura. Na próxima década, esperamos que este setor faça grandes avanços em direção à equidade, diversidade e inclusão. Porque quando elevamos essas vozes, sua criatividade fará coisas que nunca imaginamos”. Susan Hoffman, presidente e diretora global de criação da Wieden+Kennedy Portland, acrescenta: “O que você vê quando entra em um escritório da W+K são fotos do nosso pessoal – não prêmios. Essas pessoas são a quem agradecemos por esse elogio, junto com Dan (Wieden) e David (Kennedy), que tiveram a coragem de reunir esse grupo louco/criativo em primeiro lugar”.
Anunciante da Década
- Procter & Gamble
- Nike
- Volkswagen
A década de criatividade da Procter & Gamble levou à conquista de 7 Grand Prix, 1 Grand Prix for Good, 3 Leões em Creative Effectiveness, 2 Titanium, 49 Ouro, 4 Glass, 77 Prata e 100 Leões de Bronze. A P&G abordou com humor e dedicação as questões sociais e ambientais. Marc Pritchard, diretor de marca da Procter & Gamble reflete: “É tão importante agora, como sempre, continuar usando nossa voz e criatividade para ser uma força para o bem, uma força para o crescimento e uma força para a mudança. Em nome de todos nossos criadores de marcas e parceiros criativos da P&G, estamos honrados por ser reconhecidos com o Lions Brand Marketer of the Decade.”
Palma de ouro da Década
- MJZ USA
- Smuggler USA
- O Positive Films USA
A MJZ conquistou Leõs de forma consistente nesta década, são 2 Grands Prix, 1 Titanium, 25 Leões de Ouro, 41 de Prata e 64 de Bronze.