Não é de hoje que o Flow Podcast é uma fonte de polêmicas envolvendo anunciantes, mas dessa vez a situação parece ter chegado a níveis nunca vistos antes. Isso porque depois do episódio em que o apresentador Monark defendeu a existência de um partido nazista no país, a população pressionou os diversos patrocinadores do programa até que, um a um, eles fossem deixando o barco. Já são pelo menos 6 desistências. Entre eles Mastercard, Flash e Sportsbet.
Patrocinadores encerram parceria com o Flow Podcast
Os patrocinadores que já anunciaram publicamente a saída do programa são Flash Benefícios, Cariocão, Insider Store, Sportsbet.io, Fatal Model e Hidromel Philip Mead.
Vale lembrar que todas as empresas envolvidas com o Flow já sabiam do histórico repleto de polêmicas enfrentado pelo podcast. Qualquer anunciante minimamente conectado com as demandas da sociedade sabe os riscos que se correm ao patrocinar o Flow pura e simplesmente por conta dos números de audiência.
Confira abaixo a nota oficial de cada uma das empresas:
Apesar de ser a atitude esperada, cancelar o patrocínio do Flow não garante se isentar de problemas futuros. Foi o que aconteceu com o iFood, que já havia encerrado sua parceria com podcast ainda em 2021, na ocasião em que Monark questionou pensamentos racistas nas redes sociais. A companhia precisou preparar uma nota oficial e compartilhar em suas redes sociais com o intuito de diminuir a quantidade de comentários que cobravam um posicionamento.
O mesmo aconteceu com a MasterCard, que também chegou a ser cobrada pelo público por associação de sua marca ao Flow. Ao GKPB a companhia afirmou não patrocinar o programa.
“Não apoiamos ou toleramos as declarações feitas pelo podcast em questão. Como empresa, valorizamos a tolerância, o respeito, a igualdade e a decência, e não nos desviaremos desses princípios. Para deixar claro, o programa não é patrocinado pela Mastercard. Trata-se de uma ação de marketing de uma empresa parceira. Estamos trabalhando com nossos parceiros para garantir que eles tenham as análises e controles adequados para gerenciar proativamente os canais onde nossa marca é exibida.”
Após toda a polêmica, os Estúdios Flow anunciaram o desligamento de Monark do Flow Podcast. O Flow é um dos programas mais ouvidos do país. A atitude, no entanto, não se faz suficiente para recuperar a confiança do mercado publicitário. Resta aguardar para ver quais serão os próximos passos.