Mais
    InícioInovaçãoRD3 Digital desenvolve metaverso com Realidade Aumentada para Neoenergia

    RD3 Digital desenvolve metaverso com Realidade Aumentada para Neoenergia

    Empresa construiu uma cidade virtual para Inovamos Expo, a primeira semana de inovação da Neoenergia

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • A empresa RD3 Digital desenvolveu um ambiente metaverso virtual para a Neoenergia, utilizando Realidade Aumentada.
    • Os participantes do evento Inovamos Expo puderam interagir com elementos 3D e experimentar conteúdos em Realidade Aumentada através de um aplicativo.
    • O projeto inovador uniu o conceito de metaverso, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, proporcionando uma experiência imersiva e inovadora para os colaboradores da Neoenergia.

    Muito se fala em metaverso e realidade aumentada nos dias de hoje, mas no geral as conversas são sempre voltadas para o mundo dos jogos, com exceção da Meta – que está desenvolvendo seu próprio universo de bonecos do Nintendo Wii. A RD3 Digital, mesma empresa que realizou o trabalho com Realidade Aumentada para o Natal de Coca-Cola, mostrou que esse ambiente pode ser utilizado também para o mundo corporativo ao criar uma cidade virtual para a Neoenergia.

    Em parceria com a Omega House, a RD3 desenvolveu uma plataforma online e um app para o Inovamos Expo, a primeira semana de inovação da Neoenergia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes, que construiu um ambiente metaverso 100% virtual, com experiências em RA.

    Utilizando o aplicativo oficial para ler os QR Codes espalhados pela cidade virtual, os participantes conseguiam, pela tela do celular ou tablet, reproduzir elementos 3D no ambiente real, com interação por parte do usuário e explicação em áudio, tudo com recursos visuais.

    “As pessoas ainda têm um entendimento simples sobre o metaverso, como a ideia de um ambiente virtual onde pode-se comprar uma série de coisas, mas podemos usá-lo para o ambiente corporativo, desenvolvendo um metaverso de uma empresa de qualquer segmento, transformá-la em 3D e trabalhar por lá, por exemplo. É um novo conceito que chega com força ao mercado, e esperamos um aumento significativo nesta demanda a partir deste ano”, afirma Raphael Magri, um dos sócios da RD3 Digital.

    Durante os dias de evento, os colaboradores da empresa foram convidados a entrar no ambiente virtual e “passear” pela cidade, desenhada com um aspecto futurista, de acordo com a visão da Neoenergia.

    Nesse passeio, ao entrar nos ambientes, o colaborador conheceu novas tecnologias, projetos e soluções inovadoras em busca de um futuro mais sustentável. Além disso, ao clicar no ambiente de auditório, pôde assistir a palestras com lideranças do grupo e convidados externos.

    “Esse projeto trouxe algo inédito, juntando o metaverso, algo totalmente novo e ainda em construção, inovador, com a Realidade Aumentada. Mas o uso da Realidade Virtual também surge como opção nessa mistura. Os caminhos são diversos para serem explorados ainda”, revela Magri.

    “O Inovamos Expo foi um marco para o Grupo Neoenergia. Ao experimentar a imersão em um metaverso, com conteúdos em Realidade Aumentada, nossos colaboradores puderam vivenciar na prática a Inovação”, adiciona Luiza Zaide, Analista Sênior de Inovação da Neoenergia.

    Em um mercado que pode movimentar R$ 370 milhões anualmente no mundo, segundo projeção da IHS Markit publicada pela Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI), o investimento em Realidade Aumentada, somada às inteligências virtual e robótica, foi o “tiro certeiro” durante a pandemia. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, divulgada no final do ano passado, 54% das empresas que usam uma das três tecnologias em seus processos internos passaram a lucrar mais ou igualmente ao período anterior à pandemia da Covid-19.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    Nova versão do famoso Goiabinha já pode ser encontrada em diversos pontos de venda espalhados pelo Brasil

    Coleção chega nesta quinta-feira, 21, ao site oficial da marca

    A marca traz personagens do anime — Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp — em embalagens colecionáveis.

    🔥 Em alta agora:

    A Black Friday ainda vale a pena? | GKPBcast #85

    Com a popularização do evento da Black Friday no Brasil há alguns anos, muitos comerciantes decidiram maquiar os preços para fingirem oferecer grandes descontos....

    🔥 Em alta agora:

    A Black Friday ainda vale a pena? | GKPBcast #85

    Com a popularização do evento da Black Friday no Brasil há alguns anos, muitos comerciantes decidiram maquiar os preços para fingirem oferecer grandes descontos....
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,440FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade