Mais
    InícioInovaçãoHorizon Workrooms: Facebook anuncia salas de reunião em realidade virtual

    Horizon Workrooms: Facebook anuncia salas de reunião em realidade virtual

    O Facebook desenvolveu e está aprimorando o Horizon Workrooms, uma ferramenta para Oculus Quest 2 que permitirá reuniões em realidade virtual.

    Publicidade

    Com a presença da pandemia do Covid-19 em nossas vidas, o uso de aplicativos por chamada de vídeo ficou cada vez mais frequente e diversas plataformas passaram a investir mais nesse mercado. Marcas como Zoom e Google Meets já mostram novidades em suas funções e agora o Facebook entra pra briga com o Horizon Workrooms, salas de reunião em realidade virtual.

    O novo serviço surgiu na divisão dedicada ao Oculus, e agora os Oculus Quest 2 contam com a possibilidade de criar salas de reunião em realidade virtual.

    Continua depois do anúncio

    De acordo com a Oculus, o projeto aproveita diversas ferramentas já disponibilizadas pela companhia para trazer a realidade virtual da reunião para o mais próximo possível da vida real. A novidade cria avatares que são basicamente uma junção dos Mii, da Nintendo, com os emojis personalizados da Apple, possibilitando interações de vídeo, rastreio de movimentos de teclado e diversas outras funções.

    O Horizon Workrooms permite até 16 usuários em uma sala com VR e outros 34 como espectadores de videochamadas tradicionais, o que permite que o app seja utilizado para realizar um evento virtual com audiência passiva. O portal The Verge conta que o próprio Facebook já vem utilizando esse recurso internamente há aproximadamente seis meses.

    “Mesmo com os bugs e os gráficos relativamente reduzidos do Quest em comparação com a tela do meu MacBook, ainda me sentia mais presente nas Workrooms do que normalmente me sinto em uma configuração de videoconferência tradicional como o Zoom. O rastreamento nativo de braço e mão, até os movimentos dos dedos individuais, certamente ajudou. Um fator maior é o áudio espacial do Quest. Quando alguém falava em um canto da sala, parecia que sua voz vinha daquela direção. Em um ponto, o mapa de assentos foi alterado e eu senti como se alguém sentado atrás de mim em RV estivesse realmente falando atrás da minha cabeça”, relata Alex Heath, redator do The Verge.

    Inscreva-se para receber nossas novidades e cancele quando quiser.

    O novo serviço está disponível apenas de modo restrito a convites para testes da fase beta e em breve o Horizon Workrooms deve ser disponibilizado para todos que tiverem seus Oculus Quest 2. Atualmente o aparelho custa em média R$ 3.000,00.

    Publicidade

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    64,346FãsCurtir
    110,213SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever

    Para Você

    Publicidade