Causas Sociais

Instagram lança Festival de Curtas para Reels na Feira Preta

O Festival quer expor os talentos escondidos na comunidade negra e ajudar na criação de um mercado mais diverso
Foto do autor
por Victor Alexandro em gkpb.com.br
26 de novembro de 2021
Instagram lança Festival de Curtas para Reels na Feira Preta
00:00
00:00

O que você precisa saber

  • Instagram lança rótulo "Empreendedores negros" no Brasil para auxiliar na busca de pessoas pretas desenvolvendo marcas na plataforma.
  • Instagram se une à Feira Preta para promover Festival de Curtas para Reels, com produções semanais apresentadas por cineastas da comunidade negra.
  • Festival tem o objetivo de dar visibilidade e promover o trabalho de profissionais pretos no mercado audiovisual, em meio à falta de representatividade no setor.

Após lançar o rótulo “Empreendedores negros” no Brasil, para auxiliar a encontrar pessoas pretas que estão desenvolvendo suas marcas dentro da plataforma, agora o Instagram se une a Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina, para promover um Festival de Curtas para Reels.

O Festival contará com três cineastas incríveis da comunidade negra que apresentarão suas produções originais a partir de suas próprias perspectivas com o tema “O Futuro Preto é Você Que Faz”. As produções serão apresentadas semanalmente em live por Adriana Barbosa, diretora do Instituto Feira Preta, na conta oficial do Instagram da feira.

https://www.instagram.com/reel/CWrKOrDgWWb/

De acordo com a Ancine, no Brasil, homens negros ocupam apenas 2,1% de cargos diretores no setor audiovisual, enquanto mulheres negras ficam de fora de categorias como diretoras e roteiristas, sendo apenas representadas ao lado de mulheres brancas ou equipes mistas na produção-executiva, equivalendo aos percentuais de 1% e 3%, respectivamente. A iniciativa visa dar um passo inicial em busca de um futuro mais diverso, para mostrar a importância de elevar as vozes e fomentar o trabalho de profissionais pretos no mercado audiovisual.

O Festival teve seu início nesta última quinta-feira (25), apresentando a produção de Thatiane Almeida, que contou como as raízes pretas não se limitam às suas próprias tradições. O evento tem sua sequência no dia 2 de dezembro, trazendo o conteúdo de Ton Valentim sob um olhar da masculinidade preta em desconstrução. Por fim, Juh Almeida tem sua produção exibida no dia 9 de dezembro, encerrando o festival com um vídeo explorando um lugar de origens como epicentro das revoluções.

https://www.instagram.com/reel/CWt6O9sg_Dy/

“Esperamos que os curtas possam servir como uma celebração e inspiração para que a comunidade se conectar ainda mais e ser agentes de mudança na plataforma”, comenta Raphaella Martins Antonio, gerente do Creative X da Meta no Brasil e membro do Black@, grupo de afinidade para pessoas negras e aliados na empresa.

O Festival Curtas em Reels faz parte da estratégia de sustentação da primeira campanha de marca do Instagram no Brasil, chamada ‘Você Que Faz’, que revela como a plataforma tem sido um espaço fundamental para inspirar pessoas, criar tendências e se expressar de forma autêntica, principalmente por meio do Instagram Reels.

GKP... o quê?

O GKPB começou como um Blog de Publicidade e se transformou no maior portal independente de notícias sobre Marketing e Comunicação do Brasil.
 
Este é  um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado, com um destaque para pautas de diversidade, geração Z e universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.
 

Confira os destaques da semana

Conecte-se

Acompanhe o GKPB nas redes sociais e receba nossas notícias em primeira mão.

Conheça nosso Instagram