Mais
    InícioBreak PublicitárioFestival TUDUM | Break Publicitário #18

    Festival TUDUM | Break Publicitário #18

    No episódio 18 do Break Publicitário, Matheus Ferreira e Erik Rocha conversam sobre o futuro dos eventos e do Festival Tudum

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O Festival Tudum da Netflix é um fenômeno e não há dúvidas disso. Quando todo mundo acreditava que ninguém conseguiria ameaçar a hegemonia da CCXP, apareceu então a Netflix com seu próprio festival cerca de um mês depois do evento do Omelete. O Festival Tudum surpreendeu pela quantidade de conteúdo, qualidade da organização e, claro, por ser gratuito.

    Mesmo em um ano de pandemia, o serviço de streaming decidiu reformular o formato e lançou então o Almanaque Tudum, um livro ilustrado que celebra os principais títulos e artistas da Netflix e virou uma febre entre o público jovem. Neste ano, o Almanaque está de volta em sua segunda edição e viu suas 200 mil cópias esgotarem em menos de 24h.

    Continua depois do anúncio

    No episódio 18 do Break Publicitário, Matheus Ferreira e Erik Rocha falam sobre o sucesso do Festival TUDUM, o que ele representa para a comunidade geek e como ele deve remodelar todo o cenário de eventos voltados para a cultura pop no Brasil e no mundo.

    O nascimento de um ícone chamado Tudum

    O Festival Tudum nasceu de maneira presencial no começo de 2020, antes da pandemia atingir tão fortemente nosso país, nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro. Embora ninguém soubesse muito bem sobre o que se tratava, o evento chamou atenção de muita gente, gerando até mesmo grandes filas para entrada, principalmente pela entrada ser gratuita.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Para realizar o Festival, a Netflix prometeu para os fãs diversas novidades, com interação com elenco de séries nacionais e trouxeram o ator Noah Centineo, do filme “Para Todos os Garotos que já Amei”, que estava em alta na época.

    Veja também:  Netflix anuncia que turnê de Bridgerton passará pelo Brasil

    A plataforma de streaming apostou muito em criadores de conteúdo e influenciadores no evento, promovendo espaços para criação, entrevistas com os artistas etc. Além disso, houveram também parcerias com grandes marcas, como a C&A, que lançou uma coleção exclusiva durante o evento.

    A reserva dos ingressos aconteceu online, onde as pessoas iam até um hotsite da Netflix para solicitar sua entrada (gratuita) e nesse momento já era possível saber se você conseguiria ou não entrar, dessa forma só foi quem realmente estava com ingresso na mão.

    Continua depois do anúncio

    Ativações do primeiro Festival Tudum

    O evento aconteceu na Bienal de São Paulo, e se destacou por usar todo espaço para promover pelo menos 16 ativações simultâneas de séries como Stranger Things, Sex Education e Sabrina, tudo de maneira gratuita.

    Durante o evento, os fãs puderam se aventurar entre as ativações disponibilizadas pela Netflix. Foi possível fazer leitura de Tarot na ativação de Sabrina, as roupas originais do elenco de Para Todos os Garotos que já Amei, referências de Sex Education, corte de cabelo blindado com Ariel Barbeiro para ativação de Sintonia, e muitas outras coisas.

    A segunda edição do Tudum

    A segunda edição do Festival Tudum, da Netflix, pegou todo mundo de surpresa e aconteceu em novembro do ano passado, online, e foi aí que surgiu o famosíssimo Almanaque Tudum, para presentear os fãs das séries da plataforma.

    Continua depois do anúncio

    A edição digital trouxe grandes nomes como Noah Centineo, de Para Todos os Garotos que Já Amei; Madison Reyes e Charlie Gillepsie, de Julie and the Phantoms; Pabllo Vittar; Gloria Groove, de Nasce Uma Rainha; a cantora Anitta e muitos outros.

    Veja também:  Grand Theft Auto - A Trilogia chega em dezembro na Netflix Games

    O novo formato virtual da segunda edição, o Tudum ao Vivo, foi transmitido através do site oficial, YouTube e TikTok da Netflix, e qualquer pessoa pôde assistir ao evento gratuitamente.

    O famoso almanaque

    Foi na segunda edição do evento que o Almanaque Tudum ganhou vida e foi um sucesso nas mãos do público, onde a Netflix teve até mesmo que anunciar mais uma remessa de impressões porque esgotou 100 mil cópias rapidamente.

    Continua depois do anúncio

    O Almanaque é um compilado de referências das produções Netflix, incluindo jogos, curiosidades, e muito fan service para os apaixonados pela plataforma de streaming.

    Este ano a Netflix lançou a segunda edição do Almanaque Tudum, anunciando 200 mil cópias, que se esgotaram rapidamente após quedas e lentidão no site.

    Tudum: Netflix anuncia seu primeiro evento mundial para fãs

    O sucesso do Festival e do Almanaque Tudum foi tão grande que agora a companhia está lançando o Tudum: Um evento mundial para fãs. O evento acontecerá no próximo dia 25 e serão 3 horas de entretenimento que trarão muitas novidades exclusivas.

    Além disso, no mesmo dia haverá um pré-show voltado aos conteúdos inéditos de anime a partir das 10h (horário de Brasília), no canal Netflix Anime.

    Continua depois do anúncio

    Netflix vai desbancar a CCXP?

    A Netflix, que sempre marcou presença com suas ativações na CCXP, não esteve presente durante a CCXP Worlds do ano passado e, pelo andar da carruagem, é bem possível que a plataforma de streaming passe a investir cada vez mais em seu próprio evento físico no período pós-pandemia.

    Veja também:  Disney investe U$1,5 bilhão na Epic Games, desenvolvedora do Fortnite

    Durante o podcast, Matheus aponta que a Disney também tem seu evento próprio, o Expo Disney, que é um evento de negócios realizado pela The Walt Disney Company do Brasil para apresentar ao mercado brasileiro os seus principais lançamentos das marcas Disney, Pixar, Marvel e Lucasfilm.

    Agora que a Disney conta com duas plataformas de streaming aqui no Brasil (Disney+ e Star+), seria bacana ver a companhia abrir as portas para o grande público e também realizar seu próprio evento.

    Até mesmo a Globo já está caminhando para realizar suas próprias ativações, como é exemplo do GExperience, espaço interativo que a marca planejou para o Shopping Market Place, em São Paulo, para fazer o público se sentir dentro dos estúdios Globo.

    Continua depois do anúncio

    Considerações finais

    Quanto mais as empresas passem a investir em seus próprios eventos, mais será vantajoso para o consumidor, tanto pela variedade no decorrer do ano, quanto pela importância que a marca dará para o público no geral, evitando situações recorrentes nos eventos que temos atualmente onde muitas vezes precisamos ficar horas em uma fila.

    O Brasil, embora não seja um país muito lucrativo no quesito do dólar, apresenta um grande desempenho quando o assunto é interação com marca e se as marcas e plataformas passarem a colocar suas produções para jogo, não há dúvidas que o público irá marcar presença.

    É certo de que nem todas empresas conseguirão realizar o que a Netflix realizou, que foi o Festival Tudum inteiramente gratuito (com direito até mesmo a brinde), mas com a diversificação dos eventos a esperança é de que o valor dos ingressos seja ao menos mais democratizado.

    Vale acompanhar o Omelete e toda equipe da CCXP para descobrir quais serão as novidades apresentadas por eles para bater de frente com esse novo grande player do mercado, a Netflix.

    Continua depois do anúncio

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre o Festival Tudum na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,867FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade