Nesta noite de quarta-feira (20) a Globo começou a acionar o Twitter para que imagens referentes a sua programação fossem retiradas da rede social alegando direitos autorais e de imagem. Embora hajam boatos de que outras emissoras estão fazendo o mesmo, a Record aproveitou a oportunidade para divulgar em seu Twitter que permite completamente os prints de sua programação.
https://twitter.com/RecordTV_press/status/1009798419215519744
Muitos perfis foram pegos de surpresa recebendo notificações por email e até mesmo suspensão de suas contas, o que acabou por gerar revolta e contas como “Reality Social” (conta que publica imagens, vídeos e gifs da programação, com em torno de 140 mil seguidores) foram suspensas. A própria Reality se pronunciou a respeito através de uma conta secundária, confira:
Fomos suspensos. Já respondi ao e-mail do Twitter informando que a partir desse momento não iremos postar mais nenhuma imagem nas quais não temos autorização. Com isso, tentarei formalizar uma autorização com as emissoras.
— Reality Social + (@Reality_Social) June 21, 2018
E se não ficou claro no primeiro tweet sobre o que a Record estava falando, em cerca de uma hora depois ela voltou a se pronunciar de forma mais direta aproveitando para divulgar o retorno da nova temporada do Reality Show “A Fazenda”.
https://twitter.com/RecordTV_press/status/1009819094240153600
Particularmente me deixa triste ver uma emissora tomar essas medidas em plena era digital partindo do princípio que a maioria das contas não recebem nenhum lucro através do compartilhamento de memes ou screenshots da programação. Partilho da mesma opinião do estudante de jornalismo Rodrigo Konther, que publicou em seu twitter uma nota de repúdio sensata sobre o caso.
NOTA DE REPÚDIO pic.twitter.com/7Br7iimwBy
— Luis Robertonther (@konther) June 21, 2018
O SBT aproveitou para não ficar para trás e entrou na jogada anunciando em seu Twitter que fazer meme com eles também está liberadíssimo.
Pode printar, postar e fazer meme que a gente gosta, viu? pic.twitter.com/GayfTAhSFA
— SBT Rio (@sbtrio) June 21, 2018
Até o momento a Globo não se pronunciou a respeito, esperamos que ela volte atrás com essa decisão porque não me parece ser uma decisão com muito sentido a menos que a mesma estivesse atrás de buzz, e não acredito que a emissora precise disso.