Mais
    InícioLGBTs na ComunicaçãoCotas e Ações Afirmativas | #LGBTsNaComunicação

    Cotas e Ações Afirmativas | #LGBTsNaComunicação

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Todos aqueles que já passaram por uma aula de história ou sociologia já tiveram (e se irritaram com) alguma discussão muito polêmica sobre cotas sociais, raciais ou de gênero.

    Acontece que as cotas, surgidas por volta da década de 60 são só uma das chamadas Ações Afirmativas, o assunto do post de hoje.

    Continua depois do anúncio

    Se você está chegando agora, este post é parte de uma série sobre diversidade nas agências de comunicação:

    1. Entendendo o básico sobre diversidade!
    2. Representatividade x diversidade
    3. Inclusão e Sexismo Velado

    Parte 4 –  Cotas e Ações Afirmativas

    Antes de mais nada, é importante  nos lembrarmos que quando falamos de sociedades, “minoria” e “maioria” não tem necessariamente um significado numérico, mas são sobre as oportunidades e a posição social de cada grupo. Quer um exemplo? Chamamos as mulheres de “minoria” mesmo elas sendo a maior parte da população no Brasil.

    Para reduzir essas desigualdades é que foram criadas as Ações Afirmativas, por volta da década de 60. Uma ação afirmativa só pode ser enxergada como necessária quando já se notou “oficialmente” que membros de alguma “minoria” não tem as mesmas oportunidade de um membro da “maioria”.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa2 – GEMAA da UERJ cita como possíveis ações afirmativas: metas, financiamentos, cotas, bolsas, bônus e políticas.

    É interessante notar que, mesmo com várias formas de aplicação de ações afirmativas, o debate público ainda foca na adoção de cotas. Além disso ainda com forte resistência às cotas raciais, sendo as cotas baseadas em critérios de renda as mais adotadas.

    A pergunta que vem à nossa cabeça é: há espaço, na sociedade brasileira, para que outros tipos de cotas, como as cotas para as pessoas trans? E mais: outros tipos de ações afirmativas poderão existir nas empresas para garantir a inclusão que falamos no último post?

    O próximo post, sobre porque a Diversidade aumenta os resultados de uma empresa já está no ar, corre pra ler!

    Gostou? Compartilha!

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    Ainda não há informações se a coleção chegará ao Brasil como a de Pringles

    A turnê de Bridgerton ainda não possui data de estreia, mas aparentemente faz parte da divulgação da nova temporada

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Kellogg’s se unem em collab com Tony, o Tigre e Tucano Sam

    Depois de apresentar ao público sua colaboração inusitada com a Pringles, a Crocs continua apostando no universo de alimentos e traz em sua nova...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,870FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade