Mais
    InícioLGBTs na ComunicaçãoRepresentatividade x diversidade | #LGBTsNaComunicação

    Representatividade x diversidade | #LGBTsNaComunicação

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Na semana passada publicamos a primeira parte de uma série de posts que vamos fazer. Explicamos conceitos importantes sobre diversidade no mercado da comunicação, especialmente LGBT. Nesta semana vamos diferenciar representatividade de diversidade.

    Parte 2 – Diferenciando Representatividade e Diversidade

    Diferença entre representativade e diversidade

    Muito do que a gente vê nos textões por aí vem dos estudos da sociologia, não é só “bom senso”. O próprio conceito de representatividade é bastante usado nos estudos sobre a democracia.

    Continua depois do anúncio

    Representação refere-se à ideia de estar presente no lugar de outra pessoa, de se colocar no lugar dela. Quando falamos da representatividade de uma minoria (um grupo mais vulnerável socialmente, como os negros, os LGBT ou as mulheres), necessariamente falamos da existência de algumas pessoas deste grupo nos lugares onde normalmente o grupo não está presente.

    Esta pessoa então estaria “representando” seu grupo.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Complicado, né? Como um excelente exemplo, podemos citar o filme “Me Chame Pelo Seu Nome”, ali temos personagens gays sendo representados sem grandes tragédias em um longa-metragem (acredite, isso é raro!) Podemos dizer que eles estão ali representando outros homens gays.

    Mas apenas a representatividade não é o ideal, porque os indivíduos pertencentes às minorias ainda não estão completamente inseridos nas organizações onde poderiam participar. Por isso, um próximo “degrau” seria a diversidade, que é quando os indivíduos já estão inseridos nas suas organizações “espelhando” a sociedade do seu contexto.

    Ou seja, uma organização “ideal” no Brasil teria em todos os seus níveis hierárquicos a mesma proporção de negros, mulheres, LGBT etc. que existe na nossa sociedade.

    É importante refletir que a diversidade nas organizações não traz igualdade de remunerações e bem-estar para as minorias ali presentes. Sabe aquela empresa que tem um monte de mulheres ganhando menos do que os homens dali pelas mesmas funções? Pode ser considerada diversa, mas não inclusiva. Mas isso é assunto para a semana que vem…

    Gostaram? Então  comentem com sugestões, críticas ou elogios. E não esqueçam de compartilhar MUITO!

    O próximo post, sobre inclusão e preconceito velado, já está no ar. Além disso, leia todos os posts da série aqui.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Além de patrocinar show gratuito em Copacabana, banco terá promoção que distribuirá 750 pares de ingressos para ambiente exclusivo

    Premiação trouxe pela primeira vez o troféu Meninas Superpoderosas, que homenageia mulheres de destaque dentro do negócio

    Vale lembrar que são permitido apenas 5 imagens geradas pela ferramenta por e-mail

    O Nova Trek Set será lançado em 28 de março de 2024, exclusivamente em Tokyo

    🔥 Em alta agora:

    Beats celebra aniversário de Anitta com desconto de 31% no Zé Delivery

    A cantora Anitta irá celebrar 31 anos de idade em 30 de março, e para comemorar o aniversário da cantora, que é uma das...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,932FãsCurtir
    140,000SeguidoresSeguir
    16,600InscritosInscrever
    Publicidade