Mais
    InícioLGBTs na ComunicaçãoInclusão e Sexismo Velado | #LGBTsNaComunicação

    Inclusão e Sexismo Velado | #LGBTsNaComunicação

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Hoje em dia, apesar de termos muito ainda a conquistar, uma boa parte das pessoas já reconhecem as formas mais explícitas do preconceito: as agressões verbais ou físicas, o assédio sexual e moral, por exemplo. Essas discriminações são barreiras imensas para a inclusão.

    O que muita gente desconhece são as formas mais implícitas do machismo, o chamado sexismo velado, bastante estudado (e combatido!) no feminismo. Por isso, nesta semana vamos falar sobre o conceito de inclusão no mercado de trabalho e entender como ele se relaciona com o combate ao preconceito velado.

    Se você está chegando agora, este post é parte de uma série sobre diversidade nas agências de comunicação:

    1. Entendendo o básico sobre diversidade!
    2. Representatividade x diversidade

    Parte 3 –  Inclusão e Preconceito velado

    inclusão - como fazer

    Em algumas situações, pode existir representatividade ou diversidade (como explicamos aqui), mas ainda não se construiu a igualdade de bem-estar e liberdade de expressão entre todos. Nesse momento as pessoas ainda não estão realmente incluídas.

    A seguir, vamos citar algumas situações, normalmente vividas pelas mulheres*, mas que podem se aplicar a outras minorias, como os LGBTs. Ou até serem maiores quando se trata de um “acúmulo de minorias” (com muitas aspas, depois vamos explicar o porquê), como uma mulher negra e lésbica, por exemplo:

    – Gaslighting: “é o termo utilizado para se referir à violência emocional por meio de manipulação psicológica, que leva a mulher e todos ao seu redor acharem que ela enlouqueceu ou que é incapaz.”

    – Mansplaining: o termo “é uma junção de man (homem) e explaining (explicar). Consiste em uma fala didática direcionada à mulher,” geralmente complacente e infantilizada e para explicar algo que ela já sabe.

    – Manterrupting: “este é um comportamento muito comum em reuniões e palestras mistas, quando uma mulher não consegue concluir sua frase porque é constantemente interrompida pelos homens ao redor.” Além disso, indivíduos homossexuais ou pessoas trans podem ser interrompidos por homens ou mulheres não-LGBT, em uma outra forma de preconceito velado.

    – Bropriating: “O termo é uma junção de bro (abreviação de brother, irmão, mano) e appropriating (apropriação) e se refere a situações em que um homem se apropria da ideia de uma mulher ou leva o crédito por ela”

    – Discriminação heteronormativa: é um tipo de homofobia que se alia à misoginia (ódio, desprezo ou preconceito contra mulheres ou meninas) presente em muitas culturas contemporâneas, onde honra, atitude ou coragem são ligados ao masculino. Nesse contexto, a pior coisa para um homem seria parecer ou ter comportamentos de uma mulher.

    Para finalizarmos, acredito que o que melhor resume a inclusão real é uma frase do Boaventura de Sousa Santos:

    “Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.”

    O próximo post, sobre Cotas e Ações Afirmativas, já está no ar.

    * Boa parte das informações deste post vieram do site “Think Olga”, você pode ler mais aqui.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Colaboração entre as marcas oferece receita prática de uma sobremesa muito consumida nos EUA

    Edição colecionável celebra 40 anos de um dos maiores festivais do mundo

    Edição especial deverá chegar em setembro às gôndolas dos principais supermercados

    Novos sanduíches revisitam sabores já conhecidos do público da rede

    🔥 Em alta agora:

    Oreo e Coca-Cola trazem biscoito com ‘confeitos explosivos’ ao Brasil

    A Oreo e a Coca-Cola são algumas das empresas que mais buscam trazer novidades para seus consumidores. Há alguns dias, nós tivemos a oportunidade...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,694FãsCurtir
    153,000SeguidoresSeguir
    7,100SeguidoresSeguir
    50,000SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade