Mais
    InícioPublicidadeBrandingPontofrio volta ao nome original

    Pontofrio volta ao nome original

    Movimento faz parte de uma série de mudanças para reestruturação do Grupo Casas Bahia

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Em 2021, o Grupo Casas Bahia fez mudanças nas marcas, incluindo transformar o Baianinho em CB e encurtar o nome do Pontofrio para "Ponto :>".
    • Devido à insatisfação do público, o Pontofrio decidiu voltar a se chamar "Pontofrio", mantendo a identidade visual moderna.
    • A mudança de nome foi uma correção inteligente, após tentativas anteriores de redução de nomes pela Via Varejo (Grupo Casas Bahia) no mercado varejista.

    O ano era 2021 e a então Via Varejo (agora Grupo Casas Bahia) vinha fazendo uma série de mudanças em suas marcas. Depois de transformar o Baianinho em CB e reformular a identidade visual da Casas Bahia, a companhia decidiu também fazer um movimento ainda mais radical com o Pontofrio, encurtando seu nome apenas para “Ponto :>” e trazendo uma identidade visual mais moderna, jovem e voltada para o público das redes sociais.

    Na época o nome reduzido já parecia uma mudança drástica demais e que deixava a marca sem personalidade. Me recordo de ler uma série de comentários enfurecidos pela remoção do sufixo “Frio” do nome da rede. Pois bem, aparentemente essas pessoas estavam certas. Não foi uma boa ideia. Isso porque no último dia 20 de abril, a marca comunicou que voltaria a se chamar “Pontofrio”.

    “Acabei de sair de uma reunião e tenho novidades: o nome Pontofrio tá de volta A conquista é nossa, Pinautas. Até tentaram mudar, mas o melhor caminho é esse, né? Agora me chamem do jeitinho que já estavam acostumados, Pin do Pontofrio Cola na minha e vamos juntos nessa.”, dizia o texto da publicação. Nos comentários o público celebrou a volta às origens. “Obrigado Deus 🙏🏻”, dizia um dos comentários com mais curtidas. Outros ironizaram a mudança. “Tira casaco, bota casaco.”, disse outro internauta.

    https://www.instagram.com/p/C5-5horhay0/?hl=pt-br

    Novo nome, mesma identidade visual

    Outra boa decisão da atual administração do Pontofrio foi a decisão de manter a mesma identidade visual apresentada em 2021 e apenas acrescentar o sufixo. Isso ajuda a não criar de novo ainda mais atrito na mudança e, convenhamos, é bem melhor do que a identidade datada que a companhia vinha utilizando até então.

    Novo logo do Pontofrio em PNG sem fundo.

    O Pontofrio foi pioneiro no processo de humanização de marcas que vemos ser um desafio até os dias atuais. A marca ainda preserva um público apaixonado pelas interações do “Pin”, seu personagem. Isso ajudou a reduzir a fricção na volta ao novo velho nome. “Voltou a ser frio e calculista”, dizia um dos comentários mais curtidos, em tom de brincadeira. “Só não pode mudar o estagiário.”, afirmou outro.

    Recalculando rota

    A volta do nome “Pontofrio” é uma inteligente correção de uma tendência de redução de nomes realizada pelo Grupo Casas Bahia num momento de desespero pela queda da sua representatividade no varejo doméstico. Ainda em 2021 a controladora chegou a se chamar apenas de “Via”, e em setembro do ano passado se renomeou mais uma vez, mas para Grupo Casas Bahia, em outro inteligente movimento que se utilizou do nome mais forte do grupo.

    Ainda de acordo com especialistas ouvidos pelo G1, a mudança era uma tentativa de reposicionar a marca, em um momento de reestruturação dos negócios. Aparentemente a ideia de trazer o “Frio” de volta ao “Ponto” tem o mesmo objetivo. Se isso é algo que fará diferença no ponteiro, é difícil dizer. Mas é fato que agora a companhia volta a ter um conjunto de marcas fortes, relevantes e com história para trabalhar diante do consumidor.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Parque contará com cerca de 7 milhões de metros quadrados

    Pelo segundo ano consecutivo, marca apresenta latas com designs exclusivos e colecionáveis representando as 12 escolas do grupo especial

    Com visual colorido e pins especiais, a nova coleção une nostalgia e tendência de chinelo nuvem para expressar o mood através do calçado

    A nova fragrância de Limão Siciliano & Flor de Gardênia oferece uma combinação de notas cítricas e florais

    🔥 Em alta agora:

    Ballantine’s celebra Elton John e John Lennon com garrafas temáticas

    A Ballantine's, whisky escocês, de Pernod-Ricard Brasil revelou novas garrafas celebrativas à sua coleção True Music Icons, este ano prestando homenagem a dois dos...

    🔥 Em alta agora:

    Ballantine’s celebra Elton John e John Lennon com garrafas temáticas

    A Ballantine's, whisky escocês, de Pernod-Ricard Brasil revelou novas garrafas celebrativas à sua coleção True Music Icons, este ano prestando homenagem a dois dos...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,412FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade