A FIFA apresentou, na noite de quarta-feira, dia 17, o símbolo oficial da Copa do Mundo de 2026, que será realizada em 16 sedes entre Estados Unidos, Canadá e México. Pela primeira vez na história, a imagem do troféu real e o ano de realização do torneio estão sendo retratadas, formando uma linguagem de design inovadora que sustenta o emblema da Copa do Mundo para 2026 e demais.
A imagem do troféu e do ano permite a personalização para refletir a singularidade de cada anfitrião, ao mesmo tempo em que constrói uma estrutura de marca identificável para os próximos anos.
A marca oficial da Copa do Mundo 2026 foi lançada em Los Angeles, EUA, durante um evento que contou com a presença da FIFA, dos países sede, lendas do futebol e convidados especiais para comemorar o primeiro marco de uma emocionante viagem para o maior evento esportivo de todos os tempos. Se você estiver interessado em assistir a cerimônia completa basta acessar este link.
Os participantes do icônico Observatório Griffith testemunharam a história do esporte feita quando o emblema foi apresentado pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e Ronaldo, bicampeão da Copa do Mundo com o Brasil. Confira algumas versões do emblema:
O lançamento também apresentou WE ARE 26, uma campanha que capacita pessoas, lugares e comunidades a desempenhar um papel integral no lançamento da marca oficial da Copa do Mundo 2026. A campanha capturou retratos de rostos e lugares que contam suas histórias únicas na Copa do Mundo da FIFA, apresentando indivíduos e experiências que aguardam os torcedores em 2026 e convidando todos a fazerem parte disso. Veja:
Pela primeira vez, o Troféu da Copa do Mundo da FIFA foi incluído no logotipo oficial. Além disso, é a primeira vez que uma imagem real é utilizada em um logo oficial da FIFA. Embora a taça seja o maior símbolo da FIFA, alguns internautas acharam que sua presença no logo acabou parecendo um elemento isolado. Abaixo estão alguns comentários feitos a respeito:
Além do logo já divulgado, ao longo desta quinta-feira, 18 de maio, ocorrerá o lançamento das 16 marcas individuais das cidades-sede do Canadá, México e EUA. Para acompanhar, basta acessar FIFAWorldCup.com, onde já podemos observar a mudança da identidade visual.
A próxima edição da Copa do Mundo da FIFA será realizada em junho e julho de 2026 e o campeão será consagrado no dia 19 de julho de 2026, um domingo. A fase de grupos com quatro equipes continuará sendo disputada, antes de uma fase eliminatória expandida que terá as 32 melhores seleções do mundo lutando pelo maior prêmio do futebol. A Conmebol será a primeira confederação a dar início à caminhada rumo a 2026, quando a atual campeã Argentina e as outras equipes sul-americanas começarem a disputa das eliminatórias em setembro de 2023.