O Quarteto Fantástico é uma das principais equipes da Marvel e a responsável por moldar o universo da Casa das Ideias nos quadrinhos como conhecemos hoje, sendo conhecida como a primeira família da editora. Muitos dos personagens que conhecemos e acompanhamos até hoje, fizeram suas primeiras aparições nas revistas da equipe, como por exemplo o Pantera Negra, Galactus, Surfista Prateado, Vigia, entre outros.
Com sua primeira revista sendo publicada em novembro de 1961, o Quarteto Fantástico era formado por Reed Richards, Sue Storm, Johnny Storm (irmão de Sue) e Ben Grimm, que ganharam seus poderes após a exposição a raios cósmicos durante uma viagem de exploração espacial. Desde então os quatro membros se aventuraram por uma infinidade de mundos nos quadrinhos, enfrentaram grandes ameaças e tiveram um aumento no número de integrantes da família com a chegada de Valeria e Franklin Richards, filhos do casal Sue e Reed.
E com o sucesso que o Quarteto Fantástico conseguiu nas revistas é claro que logo eles migrariam para outras mídias, e assim aconteceu. Após ter adquirido os direitos para adaptar a equipe, a até então 20th Century Fox lançou em 2005 o filme Quarteto Fantástico que apesar da recepção mista, até que funcionou e contou também com um bom elenco, que incluía o ator Chris Evans que mais tarde viveu o Capitão América no UCM. O longa arrecadou pouco mais de $330 milhões de dólares.
Dois anos depois chegou aos cinemas a sequência Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, que já não teve a mesma repercussão que o primeiro filme, e isso se refletiu em sua bilheteria menor que o anterior.
Após o fracasso comercial dos dois primeiros filmes, a Fox deu um tempo para a equipe nos cinemas, mas não desistiu dos personagens. Em 2015 o estúdio lançou o que seria o reboot da franquia, mas o efeito foi o oposto. Quarteto Fantástico foi um fracasso maior ainda, um filme que deu totalmente errado, com personagens ruins, efeitos ruins e detonado pela crítica. No Rotten Tomatoes, um site agregador de críticas, o filme de 2015 tem apenas 9% de aprovação da crítica especializada e 18% do público.
Mas agora depois da compra da Fox pela Disney e com os direitos de volta à Marvel, uma nova tentativa de adaptar decentemente uma das melhores equipes de super-heróis já está marcada para 2024, quando um novo longa do Quarteto Fantástico chegará aos cinemas. E dessa vez a confiança do público é grande já que ninguém melhor que a própria Marvel para fazer justiça à equipe que “começou” a editora.
Em entrevista recente, Kevin Feige disse que o próximo filme da família não será de origem, pois segundo ele todo mundo conhece o básico dos personagens, conhece a origem do Quarteto. E ele ainda acrescenta: “Como pegamos isso e trazemos para algo que nunca foi visto antes?” O todo poderoso da Marvel Studios ainda completou dizendo que eles estabeleceram um parâmetro muito alto para o filme da equipe.
A estreia de Quarteto Fantástico está marcada para 8 de novembro de 2024, e os três filmes anteriores estão disponíveis no Disney+.