Um petshop na Turquia foi o cenário para a ação de conscientização da Amnistia Internacional, organização que levantou os dados de que nos últimos anos 5 anos foram dezenas de crimes de ódio e mais de 41 assassinatos contra homossexuais no país.
Para conscientizar a população a organização criou o projeto #GayTurtle (Tartaruga Gay), nessa ação o funcionário de um petshop explica aos possíveis clientes que a tartaruga em questão é gay! A reação dos clientes são cada vez mais inesperadas!
Do questionamento se havia animais decentes ou se ser gay era contagioso as respostas variavam, enquanto o atendente tentava convence-los de que o animal era saudável e completamente igual aos demais – a não ser pelo fato de ser gay – a incredulidade dos clientes era enorme.
A ação mostrou o quanto o país precisa divulgar o preconceito e a homofobia, o site AdWeek comentou a frase que resume o comercial em poucas palavras: “a transição entre admirar uma coisa fofa e se sentir rapidamente desconfortável – ou talvez ameaçado – pela ideia de que ela poderia ser gay é o que destaca esse projeto”
Por Pedro Ribas.