Mais
    InícioPublicidadeEventosCreator Week | Como entender as métricas do Instagram

    Creator Week | Como entender as métricas do Instagram

    Mariana Santini, gerente de soluções do Instagram, ensina um pouco sobre como analisar as métricas da plataforma

    EM GKPB.COM .BR •

    Publicidade

    No dia 19 tivemos o início da primeira Creator Week Brasil, um evento do Instagram para promover dicas, palestras e conversas de criadores para criadores. Dentre as conversas proporcionadas pelo evento, aconteceu uma conversa com Mariana Santini, gerente de soluções, que ensina um pouco sobre como ler as métricas do Instagram.

    O que são “métricas”?

    Métricas são indicadores pra medir resultados e traçar metas com base nos objetivos. Mariana destaca que algumas comuns oferecidas pelo Instagram são Alcance, Impressão, Views e Reprodução.

    Continua depois do anúncio
    Mariana Santini fala sobre métricas básicas do Instagram
    Mariana Santini fala sobre métricas básicas do Instagram
    • Alcance: O alcance diz respeito a quantidade de usuários únicos que visualizaram a sua publicação;
    • Impressão: Aqui é onde indica a soma da quantidade de vezes que seu conteúdo apareceu, ou seja, no Feed, no Explorar, em compartilhamento nos Stories etc, vale lembrar que um usuário pode ter visualizado a mesma publicação mais de uma vez e, por isso, o número aqui tende a ser maior;
    • Views: Os views contam quantas visualizações o seu conteúdo teve, é importante destacar que essa visualização só conta quanto houver pelo menos 3 segundos de reprodução;
    • Reprodução: Indica quantas vezes alguém deu play no vídeo, essa métrica não inclui ações de reproduzir novamente.

    Onde encontrar esses dados?

    As informações com as métricas podem ser encontradas no aplicativo da rede social, em “Insights das Publicações”, no menu de Insights no painel profissional e no Studio de Criação do Facebook caso tenha uma conta atrelada ao Instagram.

    Entendendo seu objetivo

    Não adianta utilizar a plataforma sem saber qual objetivo deseja atingir e, para te ajudar a planejar melhor sua estratégia, Mariana disponibiliza um esquema que mostra basicamente quais ferramentas do Instagram devem ser utilizadas para atingir determinados objetivos e quais métricas devem ser analisadas.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Mariana Santini fala sobre objetivos e estratégias no Instagram
    Mariana Santini fala sobre objetivos e estratégias no Instagram
    • Descoberta: Se você quer que mais pessoas encontrem seu perfil no Instagram, isso significa que você precisa de uma estratégia focada em descoberta. De acordo com Mariana, os melhores recursos para trabalhar essa estratégia são: Explorar, Reels, IGTV, Hashtags, Localizações e Músicas.

    Para estudar e analisar se sua estratégia está funcionando, você deve se atentar às métricas de Alcance e Visitas ao Perfil, e assim será possível compreender se o número de pessoas “descobrindo” seu perfil está aumentando e sua estratégia está funcionando.

    Mariana aponta que é sempre necessário se questionar e buscar fazer as perguntas corretas para avaliar o seu progresso. As respostas podem ser encontradas na aba Insights do Instagram, verificando se fotos estão performando melhor que vídeos, melhores horários e diversas outras informações.

    É sempre importante analisar seus top posts e tentar analisar a semelhança entre eles, observar os picos de seguidores e quais tipos de publicação trouxeram esses novos seguidores, e entender muito bem o seu objetivo para não se frustrar durante o processo.

    Continua depois do anúncio
    • Engajamento: Se você busca conseguir mais curtidas, comentários e compartilhamentos em suas publicações, então você precisa de uma estratégia de engajamento. Dessa forma, sua estratégia deve ser voltada para o Feed, Stories e Live, pois são essas as ferramentas da plataforma que te permitem ter mais contato com sua audiência.

    Caso sua estratégia esteja funcionando o crescimento do engajamento em suas publicações ficará nítido, porque significa que de alguma forma você conseguiu se conectar com seu público.

    Para trabalhar melhor seu engajamento você precisa conhecer melhor o seu público e para isso pode conferir insights de conteúdos que geraram mais engajamento, interações e informações como gênero, idade, localização e horários mais intensos de uso.

    • Conversão: Nesse ponto, Mariana fala sobre uma estratégia que geralmente funciona bem para criador que precisa gerar conversão de cliques no link durante uma publi nos Stories: o storytelling. Conte uma história sua que envolve o produto oferecido como solução e assim você consegue criar uma conexão com o consumidor.

    Dentro dos insights é possível analisar quais foram os links que tiveram mais cliques e você pode estudá-los para tentar entender o motivo do número de cliques ser maior.

    Continua depois do anúncio

    Em breve o Instagram contará com novas métricas

    Mariana Santini afirma que até o fim dessa semana novas métricas devem chegar no aplicativo para oferecer mais transparência para todos os envolvidos dentro da rede social, incluindo novas informações demográficas e mais opções para parcerias entre influenciadores e marcas.

    A Creator Week Brasil aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro e se você perdeu, não fica de fora pois o evento foi todo gravado e já está disponível para quem quiser assistir lá no site oficial, durante 10 dias.

    Confira também sobre a Creator Week:

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    O Nova Trek Set será lançado em 28 de março de 2024, exclusivamente em Tokyo

    Inspirado no universo do personagem, o restaurante terá três opções de alimentação, com uma loja com itens presenteáveis e dois espaços destinados ao público infantil

    A ação, que acontecerá entre os dias 27 e 31 de março, em todos os drive-thrus da marca espalhados pelo Brasil

    O Club C 85 ganha ainda detalhes no toe box, que remetem ao ioiô, brinquedo que o personagem usa como arma

    🔥 Em alta agora:

    Saiba como criar sua versão do PlayStation 2 usando IA

    Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial vêm permitindo que os seres humanos recriarem suas versões de diferentes formas. Com um simples comando...

    🔥 Em alta agora:

    Saiba como criar sua versão do PlayStation 2 usando IA

    Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial vêm permitindo que os seres humanos recriarem suas versões de diferentes formas. Com um simples comando...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,933FãsCurtir
    140,000SeguidoresSeguir
    16,600InscritosInscrever
    Publicidade