Mais
    InícioPublicidadeDesignStone é condenada por plágio após copiar trabalho de designer brasileiro

    Stone é condenada por plágio após copiar trabalho de designer brasileiro

    Condenação pede que Stone indenize profissional e divulgue que ele foi o autor do projeto por três vezes em jornal de grande circulação.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    A empresa de maquininhas de pagamentos Stone foi condenada pela Justiça por plágio no design dos comprovantes de transação de pagamento. A empresa teria copiado o projeto de Ricardo Martins, que publicou ainda em 2016 uma ideia reimaginando a disposição dos elementos nos comprovantes.

    O processo movido pelo designer contou com um áudio apresentado à Justiça, onde o gerente de design do grupo Stone teria admitido que seu projeto foi utilizado na íntegra.

    Stone condenada por plágio

    De acordo com o Estadão, a Stone será obrigada a indenizar o criador do projeto em R$ 20 mil por danos morais, no entanto, Ricardo afirmou em suas redes sociais que o valor ainda não foi decidido. Além disso a empresa também terá de pagar pelo projeto, publicar 3 anúncios divulgando quem foi o real autor em jornal de grande circulação e pagar indenização material proporcional aos ganhos que a empresa teve utilizando o projeto.

    De acordo com cálculos do próprio profissional, o novo layout reduziu em 47% o tamanho do papel utilizado na impressão, o que teria possibilitado uma economia avaliada em 2,23 milhões de reais. A decisão é em primeira instância, ou seja, a empresa pode recorrer. “Obviamente, essa é uma decisão em primeira instância. Mas não deixa de ser uma vitória para o mundo do direito autoral.”, disse o autor do projeto em seu Linkedin.

    Relembre o projeto de redesign do comprovante de maquininhas

    Em 2017 Ricardo Martins publicou em suas redes sociais o projeto de redesign de um comprovante de crédito e débito impresso por maquininhas de cartão. O projeto viralizou nas redes sociais e acabou ficando bem conhecido por entusiastas de design de todo o país. Além de deixar as informações mais claras, o projeto ainda possibilitava a redução da utilização de papel. Veja a publicação abaixo:

    Post de Ricardo Martins mostrava conceito de comprovante de máquinas de cartão de crédito e débito. Reprodução – Linkedin.
    - Publicidade -

    Últimos stories

    O espaço contará com experiências imersivas e também lojas e restaurantes temáticos

    A collab entre Le Creuset e Pokémon conta com mais de 20 itens e será comercializada no Japão, África do Sul, Oceania e diversos lugares da Ásia

    Além do 'garrafão' térmico, os contemplados irão ganhar 400 pontos todo mês no app da rede de hamburgueria

    Além dos cursos de idiomas, disciplinas como matemática e música estão agora disponíveis em português para os alunos brasileiros

    🔥 Em alta agora:

    Burger King e Stanley renovam parceria com ‘Galão’ a R$ 1

    Depois do grande sucesso da parceria entre Stanley e Burger King que ocorreu durante o período de carnaval deste ano, as marcas se uniram...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,763FãsCurtir
    153,000SeguidoresSeguir
    7,100SeguidoresSeguir
    50,000SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade