Mais
    InícioPublicidadeDesignStone é condenada por plágio após copiar trabalho de designer brasileiro

    Stone é condenada por plágio após copiar trabalho de designer brasileiro

    Condenação pede que Stone indenize profissional e divulgue que ele foi o autor do projeto por três vezes em jornal de grande circulação.

    Publicidade

    A empresa de maquininhas de pagamentos Stone foi condenada pela Justiça por plágio no design dos comprovantes de transação de pagamento. A empresa teria copiado o projeto de Ricardo Martins, que publicou ainda em 2016 uma ideia reimaginando a disposição dos elementos nos comprovantes.

    O processo movido pelo designer contou com um áudio apresentado à Justiça, onde o gerente de design do grupo Stone teria admitido que seu projeto foi utilizado na íntegra.

    Continua depois do anúncio

    Stone condenada por plágio

    De acordo com o Estadão, a Stone será obrigada a indenizar o criador do projeto em R$ 20 mil por danos morais, no entanto, Ricardo afirmou em suas redes sociais que o valor ainda não foi decidido. Além disso a empresa também terá de pagar pelo projeto, publicar 3 anúncios divulgando quem foi o real autor em jornal de grande circulação e pagar indenização material proporcional aos ganhos que a empresa teve utilizando o projeto.

    De acordo com cálculos do próprio profissional, o novo layout reduziu em 47% o tamanho do papel utilizado na impressão, o que teria possibilitado uma economia avaliada em 2,23 milhões de reais. A decisão é em primeira instância, ou seja, a empresa pode recorrer. “Obviamente, essa é uma decisão em primeira instância. Mas não deixa de ser uma vitória para o mundo do direito autoral.”, disse o autor do projeto em seu Linkedin.

    Relembre o projeto de redesign do comprovante de maquininhas

    Em 2017 Ricardo Martins publicou em suas redes sociais o projeto de redesign de um comprovante de crédito e débito impresso por maquininhas de cartão. O projeto viralizou nas redes sociais e acabou ficando bem conhecido por entusiastas de design de todo o país. Além de deixar as informações mais claras, o projeto ainda possibilitava a redução da utilização de papel. Veja a publicação abaixo:

    Post de Ricardo Martins mostrava conceito de comprovante de máquinas de cartão de crédito e débito. Reprodução – Linkedin.
    Publicidade

    Últimos stories

    Casio apresenta relógio de...

    O lançamento chega com várias referências do jogo com a intenção de trazer um acessório divertido e retrô

    Chocolates Brasil Cacau lança...

    Além do lançamento de Natal, a marca também traz um tablete recheado

    TV Globo apresenta nova...

    Depois de um ano do anúncio de uma nova marca, a emissora segue tentando adaptar o seu logo a uma identidade visual mais moderna e integrada

    Youtuber recria Round 6...

    O youtuber MrBeast recriou todos os cenários de Round 6 e reuniu 456 jogadores para disputar o Squid Game na vida real
    Publicidade

    🔥 Em alta agora:

    Tramontina lança Guru, seu cooktop conectado

    A Tramontina surpreendeu ontem ao anunciar seu mais recente lançamento, o Guru. Um cooktop conectado que ajuda o consumidor a cozinhar. O lançamento marca...

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade

    Conecte-se

    64,274FãsCurtir
    117,635SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever
    Publicidade