Mais
    Publicidade
    Publicidade
    Início Publicidade Design Stone é condenada por plágio após copiar trabalho de designer brasileiro

    Stone é condenada por plágio após copiar trabalho de designer brasileiro

    Condenação pede que Stone indenize profissional e divulgue que ele foi o autor do projeto por três vezes em jornal de grande circulação.

    Publicidade

    A empresa de maquininhas de pagamentos Stone foi condenada pela Justiça por plágio no design dos comprovantes de transação de pagamento. A empresa teria copiado o projeto de Ricardo Martins, que publicou ainda em 2016 uma ideia reimaginando a disposição dos elementos nos comprovantes.

    O processo movido pelo designer contou com um áudio apresentado à Justiça, onde o gerente de design do grupo Stone teria admitido que seu projeto foi utilizado na íntegra.

    Continua depois do anúncio

    Stone condenada por plágio

    De acordo com o Estadão, a Stone será obrigada a indenizar o criador do projeto em R$ 20 mil por danos morais, no entanto, Ricardo afirmou em suas redes sociais que o valor ainda não foi decidido. Além disso a empresa também terá de pagar pelo projeto, publicar 3 anúncios divulgando quem foi o real autor em jornal de grande circulação e pagar indenização material proporcional aos ganhos que a empresa teve utilizando o projeto.

    De acordo com cálculos do próprio profissional, o novo layout reduziu em 47% o tamanho do papel utilizado na impressão, o que teria possibilitado uma economia avaliada em 2,23 milhões de reais. A decisão é em primeira instância, ou seja, a empresa pode recorrer. “Obviamente, essa é uma decisão em primeira instância. Mas não deixa de ser uma vitória para o mundo do direito autoral.”, disse o autor do projeto em seu Linkedin.

    Continua depois do anúncio

    Relembre o projeto de redesign do comprovante de maquininhas

    Em 2017 Ricardo Martins publicou em suas redes sociais o projeto de redesign de um comprovante de crédito e débito impresso por maquininhas de cartão. O projeto viralizou nas redes sociais e acabou ficando bem conhecido por entusiastas de design de todo o país. Além de deixar as informações mais claras, o projeto ainda possibilitava a redução da utilização de papel. Veja a publicação abaixo:

    Post de Ricardo Martins mostrava conceito de comprovante de máquinas de cartão de crédito e débito. Reprodução – Linkedin.

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Ouça nosso Podcast!

    Publicidade
    Publicidade

    GKPB Em Vídeo

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 30, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,554FãsCurtir
    99,000SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever

    Veja também:

    Peugeot apresenta novo logo e nova identidade visual

    Depois de um ano tão complicado como foi 2020, muitas marcas decidiram começar 2021 apostando em um rebranding completo. Foi o caso de empresas...

    Este é o novo logo do Habib’s

    O Habib's decidiu que 2021 seria o ano de anunciar novidades. Isso porque depois de baixar o preço do rodízio e anunciar seu programa...
    Novo Logo do Programa Mais Você em 2021

    Programa Mais Você ganha novo cenário e novo logo

    A partir desta segunda-feira (22), o Programa Mais Você deixa de ser apresentado diretamente da casa da apresentadora Ana Maria Braga e passa a...

    Este é o novo logo do Cartão de Todos

    O Cartão de Todos é, de acordo com a própria marca, “o maior cartão de descontos do Brasil” e disponibiliza para todo Brasil diversos...

    Skol Beats ganha novas embalagens e nova identidade visual

    No último domingo, a Ambev pegou todo mundo de surpresa confirmando um reposicionamento total de sua linha conhecida até então como Skol Beats. O...

    Newsletter

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter

    Publicidade