A frase “a internet não perdoa” nunca fez tanto sentido nos tempos atuais. Hoje (6), internautas descobriram uma brecha no sistema de respostas automáticas da Decolar.com e aproveitaram para “trollar” a empresa e fazê-la tuitar palavras e frases grotescas. Dessa forma, os perfis trocavam seu nome para frases e palavras com palavrões e o bot, que não possui filtro de palavras, respondia mencionando esses termos.
Não é segredo para ninguém que muitas empresas utilizam sistemas automatizados, conhecidos como bots, para realizarem respostas automáticas a menções feitas em redes sociais. Porém, nem todos funcionam 100% ou por vezes apresentam alguma falha. Portanto, é comum se deparar com situações como a que a Decolar.com passa agora: diversos tweets se referindo as pessoas com frases ofensivas e palavrões.
A falha no filtro de palavras do bot aparentemente começou sem intenção alguma de prejudicar a empresa. Uma usuária do Twitter tinha uma frase ofensiva no lugar do nome e o bot apenas repetiu. Foi o suficiente para os demais usuários fazerem mudanças em seu nome e testar a capacidade de reprodução do sistema. Confira alguns tweets:
A empresa aparentemente desativou o bot e está apagando aos poucos as respostas que possuem palavras ofensivas. A plataforma utilizada e identificada em todos os tweets é a Keepcon Platform. O assunto viralizou nas redes sociais, principalmente no Twitter, onde tudo aconteceu e atingiu a segunda posição nos treding topics.
Posicionamento da Decolar.com
Nós entramos em contato com a Decolar.com para saber o posicionamento da empresa diante do ocorrido e recebemos o seguinte posicionamento: “A Decolar informa que houve uma falha na configuração de seu sistema de respostas automáticas em seu perfil no Twitter. Lamentamos qualquer inconveniente que esta situação tenha provocado. O problema foi resolvido e foram tomadas as providências necessárias para evitar novas ocorrências”.
Atualização em 06/08 às 21:29: A Decolar.com retornou nosso contato e, portanto, a publicação foi atualizada com o posicionamento da empresa.