Mais
    InícioPublicidadeDesignFiat apresenta nova identidade visual no Brasil

    Fiat apresenta nova identidade visual no Brasil

    A Fiat apresentou seu novo logo Script e sua nova identidade visual, mais colorida e conectada com a cultura italiana. Saiba mais.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Depois de surpreender com uma supercampanha de divulgação da Nova Fiat Strada, a Fiat acaba de anunciar um rebranding completo de sua marca, com uma nova versão do seu já conhecido logo e uma identidade visual totalmente reformulada. Esta é a maior mudança da marca desde o 2006, quando trocou mudou para o emblema que traz a tipografia que conhecemos hoje. A nova marca vai abranger três pilares: produto, experiência e comunicação.

    Veja este e outros destaques em nosso canal no YouTube:

    Novo logo Fiat Script

    Nos produtos podemos ver a mudança na utilização do logo. Agora, ao invés do emblema completo com o escudo bordô, o consumidor verá apenas a tipografia estampada na parte frontal do carro. Já é possível ver como ficou com a nova Strada. “As pessoas vão ter a oportunidade de identificar que a marca está mais leve”, afirma Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais.

    Continua depois do anúncio
    Imagem de divulgação da nova Fiat Strada, trazendo o logo Script, que aposta exclusivamente na tipografia.
    Nova Fiat Strada apresenta o logo Script, que deixa de lado o escudo bordô, para apostar apenas na tipografia. Divulgação.
    Composição gráfica mostrando a evolução do logotipo da Fiat ao longo dos anos
    Evolução mostra os diferentes caminhos gráficos adotados pela Fiat ao longo dos anos.
    Evolução dos logos em vídeo divulgado pela Fiat antes de iniciar a live que anunciou o rebranding – Reprodução

    Nova Fiat Flag

    A Fiat Flag chegou a ser o logo oficial da companhia durante os anos de 1982 a 1999, mas agora volta como um elemento extra da nova identidade visual, que deve ir se encaixando nos produtos aos poucos. De acordo com a marca, a forma é a representação visual da italianidade da companhia. Ele foi modernizado e repaginado, para trazer as cores da Itália. As quatro barras remetem às quatro letras de Fiat e trazem a bandeira italiana. Permite que qualquer um possa identificar a marca sem a necessidade de escrever nada.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Sucesso nas décadas de 80 e 90, a Fiat Flag está de volta com mais personalidade.

    “Nós somos a única marca italiana nos mercados latino-americanos. Isso tem muito valor para nós como marca e para um número elevado de consumidores, que reconhecem as raízes e a relevância italiana. Queremos ser uma marca inovadora, mas de acesso democrático. Queremos ser uma marca pop”, afirmou Antonio Filosa, Presidente da FCA para a América Latina.

    Design Brasileiro feito para o Brasil com inspiração na Itália

    Um dos principais pontos da nova identidade visual da Fiat é que ela é feita pelo time brasileiro, de olho no mercado brasileiro, mas respeitando a história e a origem da Fiat na Itália. A contratação da designer Ana Couto vai de encontro justamente com isso.

    Fred Battaglia explicou um pouquinho de como foi o processo criativo e quais as liberdades oferecidas pela matriz à operação brasileira. “O nosso portfólio é um portfólio muito local, né, Mobi, Argo, Toro, Strada, todos esses produtos não existem em outra região do mundo. Nenhum deles. Este portfólio nos faz ser uma coisa um pouco diferente da própria marca na Europa, que é muito baseada na gama do 500.“, disse Battaglia. “Somos a mesma marca, somos uma marca com raízes muito próximas, mas há uma diferença de portfólio muito grande. Então houve uma liberdade grande. Somos sortudos de ter podido fazer um trabalho desses, tão intenso e profundo de uma marca“, finalizou.

    Já Ana Couto falou mais sobre o desafio de unir a brasilidade com o design italiano. “Ficou uma coisa muito italiana e ao mesmo tempo muito pop. A gente ficou muito apaixonado pelo resultado.”, afirmou a designer que assinou o rebranding.

    Continua depois do anúncio

    Nova Tagline

    A marca apresentou ainda sua nova tagline: “Fiat. A paixão move” entra para substituir a antiga “Movidos pela paixão”. De acordo com a empresa, a ideia é transmitir uma marca que está conectada com o novo comportamento do consumidor, e com as necessidades dele.

    O tagline foi a última coisa desse ano. Passamos por pelo menos mais 100 frases e a gente achou que essa tinha muitas características positivas, seja de resgatar o que a gente já tinha comentado no passado, seja na paixão, que é algo que fez parte do processo e é muito característico da Fiat. E no final ele coloca um ponto de referência no consumidor e não na gente. E é sobre isso que a gente quer trabalhar“, afirmou Fred Battaglia, Diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Brasil.

    Novas Concessionárias

    As concessionárias também estão sendo totalmente reformuladas. Foi feito um estudo de fluxo do público para otimizar o espaço, modelos sem pós-venda e focados na experiência digital. Algo que deve trazer mais dados dos clientes para uma abordagem mais completa.

    Continua depois do anúncio

    A companhia anunciou ainda um plano de reformulação das fachadas, para auxiliar os dealers a conseguirem renovar a identidade de suas lojas e lançou uma nova plataforma de treinamentos em colaboração com a rede de concessionárias. De acordo com a companhia, este é o melhor incentivo já feito até hoje para a renovação.

    Recentemente a Fiat inaugurou seu centro de Design no Brasil, que é o primeiro e único na América Latina. Nós estivemos por lá e contamos tudo para vocês no nosso Instagram.

    Novas formas de comunicação

    A Fiat também anunciou uma série de novidades para melhorar e ampliar a comunicação com o consumidor, no intuito de reforçar a conexão com a marca e gerar venda. Entre elas estão uma ferramenta de realidade aumentada para a Nova Fiat Strada e atendimento via Whatsapp, em que o consumidor pode entrar em contato com um especialista de produto por chamada de vídeo.

    Houve ainda uma curadoria do que precisa ficar ou sair do site, focando totalmente naquilo que o consumidor gostaria de encontrar e a repaginação da sua linha de roupas e acessórios. A marca deixou de se chamar Fiat Fashion, para se chamar Fiatwear, em uma reformulação completa, que também abordamos aqui.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Com efeitos especiais e formato inovador que simula os altos e baixos do relacionamento entre mães e filhos, marca surpreende e retrata fase atribulada ao celebrar o Dia das Mães

    Para a nova coleção a marca trouxe cinco personalidades muito conhecidas no universo da Marvel

    Participante apareceu em silêncio no comercial do app de delivery e fez sucesso nas redes

    Além dos novos brindes do McLanche Feliz, o McDonald's também trouxe os dois novos sabores de Sprite Maçã Verde e Morango e Tangerina como opções de bebidas da marca

    🔥 Em alta agora:

    Swarovski lança nova coleção em parceria com a Marvel

    No ano passado a Swarovski se uniu pela primeira vez à Marvel para lançar uma coleção de joias e estátuas inspiradas em diversos super-heróis...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,890FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade