Mais
    InícioNegóciosEm crise de criatividade, McDonald's Brasil desliga VP de Marketing

    Em crise de criatividade, McDonald’s Brasil desliga VP de Marketing

    Análise: McDonald's tem se esforçado para conseguir atrair a atenção do público jovem, trabalho que vem sendo feito com maestria pelo Burger King. Saiba mais.

    Publicidade

    O McDonald’s comunicou hoje ao mercado o desligamento de Roberto Gnypek, vice-presidente de Marketing da rede no Brasil em função do que chamaram de “uma reestruturação organizacional da Arcos Dourados Brasil”. A notícia vem para escancarar uma crise de criatividade que tem sido notada pelo público do Geek Publicitário nos últimos anos.

    A rede era praticamente sinônimo de fast food no Brasil. Com o passar dos anos, porém, perdeu-se em sua própria estagnação e foi obrigada a assistir grandes concorrentes engolirem parte de seu share. É o caso do Burger King, com campanhas de publicidade mais conectadas com o público jovem, com direito a doses ácidas de provocação a nível mundial.

    Continua depois do anúncio

    Mesmo assim, poucas vezes o consumidor viu o McDonald’s Brasil “descer do salto” para vencer uma batalha contra seus concorrentes. A impressão que dá é de que a empresa não se rebaixa, apesar de a atitude apática reduzir a visibilidade da marca. Hoje em dia, o McDonald’s luta para se manter relevante com memes da internet. Além disso, suas tiradas não fazem referência aos rivais e tentam ignorá-los, transformando a empresa do Big Mac em uma ilha no mundo do fast food.

    São inúmeros os casos em que o McDonald’s perdeu a oportunidade de rebater um ataque de seu principal concorrente, o Burger King. O mais antigo que me vem à memória foi a recusa ao convite do McWhopper, o sanduíche em parceria com o BK para celebrar a paz mundial.

    Continua depois do anúncio

    Depois disso foi uma infinidade de provocações ignoradas. Uma delas foi parar até mesmo ao Conar, com o objetivo de sustar a campanha: “Nunca acredite em um palhaço”, realizada na Alemanha, mas que repercutiu muito bem no Brasil.

    Pesquisa da Ipsos sobre saúde de marca, realizada neste ano, mostrou que 35% dos consumidores de fast food do Brasil preferem Burger King. Neste cenário, McDonald’s fica em segundo lugar com 31%, configurando empate técnico, pelos critérios do instituto. O resultado foi utilizado pelo Burger King em mais uma provocação bem-sucedida.

    Continua depois do anúncio

    Perdido e totalmente sem foco, o McDonald’s se despede agora de seu Vice-Presidente de Marketing e um dos nomes mais fortes da companhia desde 2003, Roberto Gnypek.

    Eu espero que o McDonald’s se encontre, reconheça a necessidade de autocríticas e de mudança para conseguir conversar com o novo público que vem por aí. Afinal, hoje não estamos falando apenas da concorrência do próprio Burger King e do Bob’s. O consumidor também pode saborear Taco Bell, Wendys, KFC e Popeyes, redes que chegaram há pouquíssimo tempo, mas tem se expandido pelo país, enquanto a empresa dos arcos dourados parece perder relevância.

    Continua depois do anúncio

    Posicionamento do McDonald’s Brasil

    A propósito do tema, a companhia divulgou a seguinte nota:

    “Após uma reestruturação na companhia, Roberto Gnypek deixa a empresa. O executivo entrou no McDonald’s em 2003 e deixou um legado valioso para a marca, com resultados efetivos para o negócio, assim como campanhas reconhecidas e prestigiadas.

    João Branco, atual diretor de Marketing, assume a gestão do Departamento e passa a comandar todo o time de Marketing no Brasil. Branco, que atualmente é presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), começou na companhia em 2014 e foi listado entre os Top 10 de Marketing no Brasil pelo Meio & Mensagem.”

    Continua depois do anúncio

    No fim da noite de hoje, o McDonald’s Brasil enviou um segundo comunicado:

    “O desligamento, efetivado nesta quinta-feira, 25, é em função de uma reestruturação organizacional da Arcos Dourados Brasil que culminou com a extinção da posição de vice-presidente de marketing. Será mantido na área o cargo de diretor de marketing, ocupado desde 2014 por João Branco.”

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Publicidade

    Ouça nosso Podcast!

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    64,669FãsCurtir
    107,084SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever

    Para Você

    Publicidade