O Mercado Livre está se esforçando para criar uma das estruturas logísticas mais eficientes e bem-preparadas do país. E para comunicar este esforço, a companhia decidiu se desafiar vendendo uma peça de roupa customizada produzida pelo artista Rômulo Deu Cria e permitindo que consumidores de qualquer cidade do Brasil tivessem a possibilidade de comprá-la e receber em seu endereço até 24h.
As peças foram construídas do zero. O processo, que envolveu desde a customização dos tecidos até mesmo a costura das peças foi iniciado dentro do Centro de Distribuição do Mercado Livre, em Cajamar e contou com uma equipe dedicada em cada um dos processos para que tudo ocorresse como o previsto.
“O Mercado Livre já me salvou com várias entregas e dessa vez estamos presentando alguém com esta arte à jato. O prazo é uma das maiores dificuldades nossas, e com o Mercado Livre nós conseguimos essa façanha de disponibilizar a arte para a pessoa em 24h. Nós sabemos que a pessoa que compra não quer esperar, então essa é a melhor parte. Não ter essa espera.”, disse Rômulo Deu Cria com exclusividade ao GKPB.
A peça foi disponibilizada à venda por R$ 1.800,00 vendida em apenas 40 segundos para um consumidor da cidade de Matão, interior de São Paulo. “A gente sabe que a arte tem um valor agregado, mas eu fiquei muito feliz [em ter vendido em apenas 40 segundos]. Foi como um gol de copa do mundo. Eu acreditei que ia demorar alguns minutos, mas isso mostra como o pessoal entendeu esse conjunto de coisas que estamos propondo.”, completou Rômulo.
A peça foi entregue no dia 13 por volta das 9h da manha.
Como entregar em 24 horas?
Para cumprir o desafio, a empresa se apoia em sua infraestrutura logística, que conta com 12 centros de distribuição envolvidos em operações de Fullfilment, aquelas nas quais o Mercado Livre é responsável pela logística de ponta a ponta, além de 1100 vans próprias e mais de 13 mil veículos operando na última milha, ou seja, realizando entregas nas casas dos consumidores. No último trimestre, em envios a partir desta modalidade, 80% dos pedidos foram entregues em até 2 dias, e 60% no mesmo dia ou no dia seguinte à compra.
“Queríamos reforçar para nossos consumidores a agilidade do nosso envio, um dos pilares da experiência de consumo no Mercado Livre, e a forma que encontramos de fazer isso foi convidá-los a uma experiência inédita: comprar um produto antes que ele exista, e receber em até 24 horas“, conta Thais Souza Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre para a América Latina. “Nossa ideia é provar que, no Mercado Livre, entregamos tão rápido que você pode comprar algo que ainda não existe.”, completa.
A parceria com o artista Rômulo Deu Cria se dá em um momento em que o Mercado Livre aumenta seu investimento em moda. Em fevereiro, a categoria bateu um recorde de novos artigos, com 44,5 mil novos produtos no marketplace lançados em um único dia. Atualmente, a empresa oferece mais de 170 mil itens de moda, são mais de 100 lojas oficiais de marcas como Nike, Adidas, My Shoes – Grupo Arezzo, Dudalina, Quicksilver, Guess, Hering e, mais recentemente, Onbongo e Loungerie. Em 2021, o Mercado Livre vendeu 80 milhões de peças de roupa.
A ação leva a assinatura da GUT São Paulo.