Mais
    InícioBreak PublicitárioVeio aí | Break Publicitário #32

    Veio aí | Break Publicitário #32

    No episódio 32 do Break Publicitário, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro conversam sobre a nova identidade visual da TV Globo

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • TV Globo apresentou uma nova identidade visual no final do Jornal Nacional.
    • A Globo lançou o Globoplay para se conectar com o público jovem, mas teve problemas tecnológicos.
    • Designers e jornalistas criticaram a nova identidade visual da emissora, enquanto pessoas acima de 50 anos a consideraram mais moderna.

    No primeiro dia de dezembro a TV Globo apresentou uma nova identidade visual totalmente reformulada no final do Jornal Nacional.

    Ninguém entendeu direito o que estava acontecendo com a emissora e neste episódio do Break PublicitárioMatheus FerreiraErik Rocha e Victor Alexandro tentam explicar e conversam um pouco sobre essa mudança repentina no visual da marca.

    O momento atual da TV Globo

    Nos últimos anos a Globo se sentiu um pouco pressionada por conta da falta de perspectiva do linear, que aos poucos começou a perder a influência que sempre teve, principalmente com o público jovem.

    Desde então a emissora lançou o Globoplay, em 2015, para voltar a se conectar com esse público, mas infelizmente acabou sofrendo alguns problemas com sua tecnologia.

    Recentemente a plataforma realizou uma parceria com o Google para melhorar sua estrutura, mas talvez agora seja um pouco tarde demais para voltar a competição, visto que novas plataformas de streaming chegam a todo momento.

    O design no mundo Globo

    Para conseguir se atualizar, a TV Globo vem tentando modificar seu visual, mas nunca apresentou nada que fosse totalmente eficaz, até o lançamento da nova identidade visual que foi lançada no começo desse mês.

    A nova IDV foi anunciada pelo William Bonner no fim do Jornal Nacional e gerou diversas dúvidas no público, principalmente por não haver nenhuma transição direta para o novo logo no momento do anúncio.

    No Twitter, muitos designers e jornalistas passaram a comentar sobre a mudança da emissora, apontando críticas referente às cores, ao conceito, a apresentação e coisas do tipo.

    Entretanto, quando se fala com o público geral com mais de 50 anos, Erik aponta que aproximadamente 90% das pessoas acharam a nova identidade mais moderna.

    A diferença entre Globo e TV Globo

    Acontece que existe uma diferença entre Globo e TV Globo. Há também o Grupo Globo, que ainda existe, mas não chega muito aos olhos do grande público. No início desse ano, a Globo lançou o seu novo logo, que é diferente do logo da TV Globo.

    Para tentar explicar de maneira mais simples, façamos uma analogia com as bonecas russas, aquelas bonecas que ficam guardadas umas dentro das outras. A TV Globo pertence à Globo, e a Globo pertence ao Grupo Globo.

    Durante o episódio do podcast, que é mais fácil de compreender pelo YouTube, Matheus explica essa situação demonstrando o site do Grupo Globo. Confira abaixo:

    Perguntas no Instagram

    No Instagram @geekpublicitario e @breakpublicitario foi perguntado para os ouvintes do podcast se eles gostaram do novo logo da TV Globo. Nas respostas, 73% das pessoas responderam que não gostaram dessa nova versão da emissora.

    Além disso, para entender o “gosto” do público, foi perguntado também sobre quais logos os ouvintes mais gostam e, dentre as respostas, se repetem nomes como: Nike, Starbucks e McDonald’s.

    Matheus aponta que nenhuma dessas marcas tem degradê e que 2 das 3 são relativamente simples, e Victor complementa que para uma marca ser duradoura é importante que ela seja versátil para facilitar a aplicação em todos os tipos de mídia.

    Considerações finais

    De acordo com Erik, a proposta do novo logo da TV Globo é compreensível, mas faltou uma força na comunicação para conseguir acertar na transmissão da mensagem. É certo que ajustes devem vir mais para frente e há esperanças de que esse novo visual converse mais com a programação do próximo ano.

    Aparentemente faltou um pouco de tato no momento de avaliar a estratégia para o anúncio desse novo logo e, agora, é importante que todos os nomes que envolvem a TV Globo conversem entre si para compreender quais caminhos a marca deve seguir daqui para frente.

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre o novo logo da TV Globo na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais. Além disso, há também o podcast anterior falando sobre o novo logo da Globo, você pode conferir “Cadê o Hans Donner?” logo abaixo ou em sua plataforma de áudio favorita.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Novidade foi anunciada no perfil oficial da Crocs USA e poderá chegar ao Brasil em breve

    Inspirada no universo alegre dos desenhos infantis, a nova cápsula está recheada de criatividade para toda a família

    Além da novidade, o Panettone da Tortuguita, sucesso de outras temporadas, também chega com novas máscaras colecionáveis.

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Netflix criam modelo inspirado em Round 6

    Com a chegada da segunda temporada de Round 6 na grade de produções da Netflix, a Crocs e a gigante do streaming se uniram...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,437FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade