Mais
    InícioBreak PublicitárioCadê o Hans Donner? | Break Publicitário #19

    Cadê o Hans Donner? | Break Publicitário #19

    Neste episódio, Matheus e Erik conversam sobre as polêmicas que envolvem o design na Globo e perguntam "Cadê o Hans Donner?"

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Hans Donner é um dos nomes mais populares do design no Brasil. Por conta de seu trabalho a frente do Departamento de Design da maior emissora do país, o profissional acabou ficando muito conhecido pelos estudantes e entusiastas do assunto. Tamanho conhecimento de Hans Donner virou a maior dor de cabeça para a Globo. A cada nova identidade lançada, dezenas de comentários reclamam e pedem a volta de Donner ao comando do design.

    Neste episódio do Break Publicitário, Matheus Ferreira e Erik Rocha refazem a pergunta mais feita pelo público que acompanha os redesigns da Globo para trazer a tona as várias dificuldades vividas pela identidade do canal desde a criação da forma que conhecemos hoje, em 1965 até os dias atuais.

    Continua depois do anúncio

    O Design na Globo

    Não é sempre que a Globo acerta nos designs de seus produtos, mas não dá para negar a influência que a emissora exerce nesse sentido quando comparada com as outras. A marca sempre emplaca tendências no mercado e chama a atenção de seus consumidores, que procuram acompanhar os passos.

    A Globo começou bem diferente do que conhecemos hoje em dia e foi a partir de 1975 que o famoso Hans Donner assumiu o controle já apresentando uma forma mais semelhante com o que já temos nos dias de hoje.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    A marca da emissora foi apresentando mudanças até a data de 2008, que se manteve até 2014, quando a Globo apresentou a mudança de seu logo juntamente com a Copa do Mundo, e agora apresenta um processo de muita dúvida até hoje com diversas versões teste.

    Histórico de logotipos da Globo - Logopedia
    Foto: Logopedia.

    Os programas dentro da emissora

    Embora esteja de certa forma estagnada em seu logotipo como emissora, a companhia ainda se mantém atualizando seus programas como é o caso da Sessão da Tarde e o do Vale a Pena Ver de Novo.

    Porém, ainda que a Globo apresente mudanças em seus programas, não parece haver uma sincronia entre as equipes de design, pois cada programa apresenta sua própria versão e não parece “concordar” entre si.

    Continua depois do anúncio

    O papel da Globo no cenário mundial

    A Globo é uma emissora gigantesca a nível mundial, deixando muitas emissoras no chinelo quando o assunto é audiência, com um market share enorme. Dessa forma, é comum que as emissoras mundo afora se espelhem na nossa gigante para realizar seus projetos de design.

    Um episódio engraçado citado por Erik durante o episódio, foi do canal de TV Showtime, que há uns anos atrás plagiou completamente o logo da Rede Globo.

    E até mesmo aqui no Brasil a Globo dita as regras quando o assunto é design, pois quando a mesma apresentou uma grande mudança em sua identidade visual, outras emissoras como Record e Band também correram para mudar o visual.

    Continua depois do anúncio

    A nova versão do logo que não chegou

    No fim de 2020 a Globo lançou um vídeo apresentando o que parecia muito ser uma nova identidade visual, com diversas imagens aplicadas e até mesmo font própria, a “globotipo”.

    Até o momento a nova identidade ainda não foi aplicada e, embora existam alguns locais onde o novo logo pode aparecer, ainda assim não há nenhuma “repaginada” e essa nova identidade entra na Logopedia como uma versão “secundária”.

    A mudança no Domingão e no Caldeirão

    Recentemente a Globo fez barulho nas redes sociais ao anunciar os novos logotipos dos programas Domingão com Huck e Caldeirão. As pessoas passaram a apontar diversos detalhes nas novas identidades, com criticas que comparavam com artes criadas no Word Art e no Canva.

    Mais uma vez a pergunta “Cadê o Hans Donner?” surge para questionar sobre o direcionamento e o planejamento para essas novas identidades. A Globo não revela muito os detalhes sobre suas estratégias para o futuro, mas Erik aponta durante o podcast que a emissora decidiu não aderir mais ao nome dos apresentadores junto ao nome do programa.

    Continua depois do anúncio

    Considerações finais

    O Hans Donner sempre teve muito cuidado com todos os detalhes quando estava no comando dessas questões, porém em 2016 ele foi desligado das marcas internas da emissora, ficando responsável apenas pelo que se diz a marca Globo.

    Ainda não é possível dizer se a emissora realmente irá concretizar o lançamento do logo apresentado ao fim de 2020, que é bastante revolucionário quando o assunto é emissora de televisão.

    Ao que parece, a Globo deixará para se atualizar no ano que vem, pois de acordo com o diretor de redação do Buzzfeed Brasil, Fernando Oliveira, a emissora planeja pelo menos 60 estreias em 2022.

    A marca da Globo está presente em vários lugares dentro do ambiente digital e fora dele e, por isso, talvez esteja tendo dificuldades para adaptar sua identidade visual nova em todos esses lugares. Por outro lado, não dá pra negar o fato de que a Globo é a segunda maior emissora do mundo e, em breve, tudo deve se acertar com relação a sua identidade visual.

    Continua depois do anúncio

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre as polêmicas mudanças no design da Globo na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    As peças possuem design universal que atendem a atletas com e sem deficiências

    Novo sabor já está disponível por tempo limitado em diversas lojas da marca espalhadas pelo Brasil

    Ator que interpreta o Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, divulgou a promoção 2 Whopper por R$ 25 e cutucou o McDonald's

    Foodtech faz parceria com o chef Diego Oka para revelar uma nova alternativa vegetal da ‘sopa de tartaruga’, que corre risco de extinção

    🔥 Em alta agora:

    Samsung Galaxy é a patrocinadora oficial do FFWS Brasil 2024

    No próximo sábado, 20, começa o campeonato de Free Fire FFWS Brasil e de olho no público do game a Samsung acaba de confirmar...

    🔥 Em alta agora:

    Samsung Galaxy é a patrocinadora oficial do FFWS Brasil 2024

    No próximo sábado, 20, começa o campeonato de Free Fire FFWS Brasil e de olho no público do game a Samsung acaba de confirmar...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,885FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade