Diante da pandemia, com mais pessoas em casa, os realities se tornaram um negócio bastante lucrativo para emissoras de TV. No ano passado, o reality A Fazenda 12 foi um sucesso impressionante, tanto em audiência, quanto em oportunidades comerciais para a RecordTV. E para coroar o bom desempenho do ano passado, a emissora acaba de informar que já tem três patrocinadores fechados para A Fazenda 13, que ainda está a cinco meses de sua estreia.
Americanas, Banco Original e Unilever já garantiram a exposição de suas marcas e produtos dentro reality que tem estreia prevista somente para o mês de setembro. O plano comercial do programa enviado ao mercado tem cotas nacionais integradas ( Record TV, Record News e R7.com) com valor de tabela de R$ 99,6 milhões.
O Banco Original, que já foi parceiro do programa no ano passado, volta ao reality da Record TV depois dos bons resultados obtidos na 12ª edição. Americanas e Unilever são novas patrocinadoras da atração, que, na edição anterior, foi assistida por 118 milhões de telespectadores por pelo menos um minuto em todo o País, segundo o Atlas de Cobertura da Record TV.
Além deste alcance, a Fazenda 12 liderou a audiência segundo dados da Kantar Ibope por 2.468 minutos, o que equivale a mais de 40 horas, apenas na Grande São Paulo. Em todo o Brasil, os números também são marcantes: foram 1.846 minutos em primeiro lugar, ou quase 31 horas de liderança.
A repercussão do programa se refletiu também nas redes sociais. A Fazenda foi o assunto mais comentado do Brasil no Twitter durante todo o período do programa, em primeiro lugar diariamente. No total, a temporada recebeu mais de 9,1 bilhões de votos do público, que participou ativamente dos momentos decisivos da disputa. Foram mais de 30 bilhões de impactos totais gerados que chegaram a mais de 36 milhões de usuários.
A Fazenda 12 teve 12,7 bilhões de impressões nas redes sociais, mais de 6,8 bilhões de páginas foram vistas nos ambientes da Fazenda no portal R7, e 5,2 bilhões de vídeos foram visualizados em diversas redes sociais, gerando mais de 124 milhões de engajamentos e mais de 20,3 milhões de menções nas redes sociais. O programa chegou ao fim com 5,7 milhões de inscritos no TikTok, 3,5 milhões de inscritos no Instagram; e 2,9 milhões de inscritos no YouTube.
“Afirmo, com certeza, que A Fazenda 13 proporcionará três meses de enorme visibilidade e repercussão, on e off-line, repetindo, ou até superando, o desempenho da edição passada”, diz Zagari. “O gênero reality, junto às novelas, ao jornalismo e à linha de shows, passou a assumir total protagonismo na composição do faturamento da Record TV. A Fazenda, com sua trajetória de sucesso, entrará em sua 13º edição com total êxito comercial e inúmeras oportunidades de integração das marcas ao seu conteúdo, que poderão ser exploradas durante sua exibição”, conclui.