Eu já vi gente complicada pra tomar decisão, agora não a nível de eleger duas cores como a cor do ano. Mas foi exatamente isso o que fez a Pantone. A marca conhecida por seu sistema de cores acaba de anunciar a cor do ano 2021 e ela vem em dobro: o amarelo Illuminating e o cinza Ultimate Gray.
Veja também: Círculo Cromático: saiba como utilizar
De acordo com a companhia, este é um casamento de cores que transmite uma mensagem de força e esperança que é duradoura e edificante. Veja o vídeo.
Cor do ano de 2021: Illuminating e Ultimate Gray
“PANTONE 13-0647 Illuminating é um brilhante e alegre espumante amarelo com vivacidade, um tom amarelo aquecido imbuído de energia solar. PANTONE 17-5104 Ultimate Gray é emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são eternos e fornecem uma base firme. As cores das pedras na praia e elementos naturais cuja aparência intemperada destaca a capacidade de suportar o teste do tempo, o Ultimate Gray calmamente assegura, encorajando sentimentos de compostura, firmeza e resiliência.”, diz o texto no site da Pantone.
A utilização de duas cores pode parecer bizarro (e talvez seja), mas não é exatamente incomum. Em 2016 a companhia também chegou a definir duas cores como as cores do ano: Rose Quartz 13-1520 e Serenity 15-3919. À época as composições apostavam forte no degradê que lembrava bastante o aspecto iridescente que fez bastante sucesso.
O processo de seleção da Cor Pantone do Ano requer consideração criteriosa e análise de tendências. Para chegar à seleção todos os anos, os especialistas em cores da Pantone no Pantone Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências coloridas. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte itinerante e novos artistas, moda, todas as áreas de design, destinos de viagem populares, bem como novos estilos de vida, estilos de jogo e condições socioeconômicas.
As influências também podem decorrer de novas tecnologias, materiais, texturas e efeitos que impactam a cor, plataformas de mídia social relevantes e até mesmo eventos esportivos futuros que capturam a atenção mundial.