Mais
    InícioEnsinoCírculo Cromático: descubra o que é e como utilizar

    Círculo Cromático: descubra o que é e como utilizar

    Descubra de uma vez por todas o que é e como utilizar o Círculo Cromático para realizar combinações de cores mais bonitas e harmoniosas.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Publicitários, criativos, designers, artistas, estilistas, são inúmeros os profissionais que precisam estudar e entender as cores para conseguirem apresentar o melhor resultado possível na hora de entregar um job para o cliente ou até mesmo um trabalho acadêmico. Uma das principais ferramentas para estudantes das cores é o Círculo Cromático.

    Veja também: Pantone define cores de 2021.

    O que é um Círculo Cromático

    O círculo cromático é composto por 12 cores: três cores primárias, três cores secundárias e seis cores terciárias. Este instrumento é considerado um guia rápido para quem precisa trabalhar com elementos coloridos, pois ajuda na identificação de diversos esquemas de combinações de cores que auxiliam muito na hora de construir combinações com mais harmonia visual. Abaixo nós vamos entender um pouquinho de cada um desses esquemas.

    Continua depois do anúncio

    Cores primárias

    Cores primárias são as cores que dão origem às demais cores, ou seja, podem ser combinadas para criarmos outras cores, mas que não são capazes de serem obtidas por mistura de cores. Existem alguns diferentes modelos de cores primárias, nós vamos abordar dois: cores primárias aditivas e cores primárias subtrativas.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Círculo cromático indicando as cores primárias: vermelho, azul e amarelo.
    Cores primárias normalmente são entendidas como as cores Vermelho, Azul e Amarelo. Mas elas também podem ter outra interpretação.

    Cores primárias aditivas

    A mídia que combina luz emitida para criar variação de cores é um sistema de cores aditivas. Elas são tipicamente vermelho, verde e azul (RGB, sigla em inglês). Esse modelo é muito utilizado em televisores, monitores e outros equipamentos de vídeo.

    Representação gráfica de três círculos sobrepostos criando as cores geradas em RGB. A soma das cores gera a cor branca.
    Cores aditivas são formadas normalmente pela adição de luzes em um ambiente escuro.

    Cores primárias subtrativas

    A mídia que combina luz refletida e corantes para produção de cores é um sistema de cores subtrativas. Elas são normalmente apresentadas em duas formas: vermelho, amarelo e azul (RYB) ou então o ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK). Elas normalmente levam em consideração que o suporte ao qual serão aplicadas seja branco. Nesta outra publicação nós explicamos um pouco melhor os diferentes sistemas de cores primárias.

    Representação gráfica de três círculos sobrepostos criando as cores geradas em RYB. A soma das cores gera a cor preta.
    Cores subtrativas são aquelas geradas com tintas e pigmentos. Utilizadas em gráficas e artes plásticas.

    Cores Secundárias

    As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. Aqui vamos considerar o sistema RYB. Desta forma temos:

    • Laranja: amarelo + vermelho
    • Verde: amarelo + azul
    • Roxo: vermelho + azul
    Círculo cromático indicando as cores primárias: roxo, verde e laranja.
    Cores secundárias são as cores obtidas por meio da soma de duas cores primárias.

    Cores Terciárias

    Elas são formadas pela mistura das cores secundárias com as cores primárias, ou seja:

    • Vermelho-arroxeado: vermelho + roxo
    • Vermelho-alaranjado: vermelho + laranja
    • Amarelo-alaranjado: amarelo + laranja
    • Amarelo-esverdeado: amarelo + verde
    • Azul-esverdeado: azul + verde
    • Azul-arroxeado: azul + roxo
    Círculo cromático indicando as cores terciárias: amarelo-esverdiado, azul-esverdiado, azul-arroxeado, vermelho-arroxeado, amarelo-alaranjado, vemelho-alaranjado.
    Cores terciárias são 6. Elas são resultado da soma de uma cor secundária com uma cor primária.

    Como usar o Círculo Cromático

    Você já entendeu o que é um Círculo Cromático, agora é hora de ver então como utilizá-lo. A utilização pode ser feita por diversos esquemas diferentes. Nós vamos abordar aqui alguns dos principais. Veja:

    Continua depois do anúncio

    1º Esquema: Combinações complementares

    As combinações complementares também são conhecidas como suplementares ou de contraste, e são tons que estão em lados opostos no Círculo Cromático. Este esquema funciona bem quando quando as cores precisam sobressair, com mais vida e energia. Alcançando bastante saturação.

    Por exemplo, a cor complementar do roxo é o amarelo, a cor complementar do laranja é o azul, a cor complementar do verde é o vermelho. E assim por diante.

    Círculo cromático indicando um exemplo de esquema de combinações complementares. Neste caso a cor vermelho-arroxeado e amarelo-esverdeado.
    Exemplo de combinação complementar: vermelho-arroxeado e amarelo-esverdeado.

    Conheça as cores preferidas e as menos apreciadas pelas pelas pessoas.

    2º Esquema: Combinações análogas

    As combinações análogas são aquelas que utilizam da combinação de duas a 3 cores dentro do Círculo Cromático para a criação de um esquema mais harmonioso. O número de cores a serem combinadas pode ser maior, mas normalmente recomenda-se de 2 a 3.

    Continua depois do anúncio

    As cores análogas estão lado a lado no Círculo Cromático e têm pelo menos uma cor básica em comum. O resultado da utilização destas cores é algo elegante, que traz sensação de unidade e harmonia.

    Círculo cromático indicando um exemplo de esquema de combinações análogas. Neste caso as cores laranja, amarelo alaranjado e amarelo.
    Exemplo de combinação análoga: laranja, amarelo alaranjado e amarelo.

    3º Esquema: Combinações de três cores – Tríade

    A combinação de três cores, também conhecida como tríade é a utilização de três cores que têm a mesma distância, formando então um triângulo equilátero dentro do Círculo Cromático. Uma forma simples de encontrar as cores é pular as três subsequentes.

    Esta combinação também apresenta alto contraste. É uma solução que deriva das cores análogas. Os resultados são muito semelhantes: composições vibrantes e enérgicas porém ainda mais coloridas.

    Círculo cromático indicando um exemplo de esquema de combinações em tríade. Neste caso, as cores vermelho-alaranjado, azul-arroxeado e amarelo-esverdeado.
    Exemplo de combinação em tríade: vermelho-alaranjado, azul-arroxeado e amarelo-esverdeado.

    4º Esquema: Combinações meio-complementares – Fenda

    As combinações meio-complementares também são conhecidas como combinações em fenda, ou combinação complementar dividida. Ela é um pouco menos vibrante que as combinações análogas ou de três cores. O resultado é um contraste menos intenso, com mais coerência.

    Continua depois do anúncio

    Para escolher este esquema, você primeiro identifica as cores complementares e escolhe um dos lados para pegar suas cores adjacentes.

    Círculo cromático indicando um exemplo de esquema de combinações análogas. Neste caso, as cores vermelho-alaranjado, verde e azul.
    Exemplo de combinação meio-complementar: Vermelho-alaranjado, verde e azul.

    5º Esquema: Combinações em retângulo

    Usando quatro cores, a combinação em retângulo consiste em trazer uma variação vibrante formando um retângulo no interior do Círculo Cromático. O resultado apresenta tons contrastantes e ainda mais coloridos.

    Círculo cromático indicando um exemplo de esquema de combinações em retângulo. Neste caso, as cores roxo, laranja, amarelo e azul.
    Exemplo de combinação em retângulo: roxo, laranja, amarelo e azul.

    6º Esquema: Combinações em quadrado harmônico

    A combinação em quadrado harmônico também é conhecida como harmonia 90º. Ela acontece quando as quatro cores formam um quadrado, utilizando quatro tonalidades de mesma distância dentro do Círculo Cromático.

    Este tipo de combinação traz sempre duas cores complementares, ou seja, permite combinações vibrantes, enérgicas e contrastantes, ao mesmo tempo que pode-se combinar cores mais harmoniosas. É um tipo de combinação bastante utilizada no universo da moda para a composição de estampas e acessórios coloridos.

    Continua depois do anúncio
    Círculo cromático indicando um exemplo de esquema de combinações em quadrado. Neste caso, as cores vermelho-arroxeado, laranja, amarelo-esverdeado e azul.
    Exemplo de combinações em quadrado: vermelho-arroxeado, laranja, amarelo-esverdeado e azul.

    Veja um resumo com tudo o que você precisa saber sobre o Círculo Cromático na imagem abaixo:

    Esquema completo com teoria das cores e círculo cromático. Exemplos visuais de cores análogas, tríade, complementares, quadrado, escala de cinza, monocromático, cores aditivas, subtrativas, rgb, cmyk, ryb, cores frias e quentes.

    Bônus: Cores que combinam

    Veja quais cores são as que mais combinam para não errar na hora de compor uma arte, decoração ou look do dia.

    • Vermelho: combina com azul, amarelo, marrom, preto, branco, verde, mostarda, cinza
    • Azul: combina com branco, rosa, cinza, amarelo, lilás, castanho, vermelho, laranja, verde
    • Marrom: combina com laranja, branco, azul, turquesa, verde, rosa, amarelo, laranja, bege
    • Verde: combina com branco, azul, bege, marrom, rosa, preto, amarelo, laranja, púrpura, prata, dourado, vermelho, cinza
    • Amarelo: combina com vermelho, azul, rosa, verde, cinza, branco, preto, marrom, azul, lilás e roxo.
    • Preto: combina com branco, bege, vermelho, amarelo, marrom, azul, laranja, rosa, turquesa, púrpura, dourado, prata, cinza
    • Branco: combina com preto, amarelo, vermelho, verde, azul, laranja, bege, marrom, turquesa, roxo, rosa, cinza.

    Dica de leitura: o livro A psicologia das Cores, de Eva Heller publicado por aqui pela Editora GGBrasil é uma das principais referências sobre o assunto.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    De 18 de março a 18 de abril, na compra de um prato das categorias selecionadas com bebida, o consumidor leva um dos cinco modelos

    As novidades apresentam estampas inéditas e originais como a de Stitch vestido de Elvis Presley

    O cardápio da rede já conta com mais de 20 opções de sobremesas

    A nova linha 'Vannaccino' estará disponível nas lojas da marca a partir do dia 15 de março com preço promocional de lançamento

    🔥 Em alta agora:

    Trident anuncia parceria com Free Fire para nova campanha

    Trident e Free Fire se uniram em uma ação que irá levar a marca para dentro do jogo. Nomeada "Destrave o Game", a campanha...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade

    Conheça nosso Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,957FãsCurtir
    140,000SeguidoresSeguir
    16,600InscritosInscrever
    Publicidade