Mais
    InícioEnsinoCMYK, RGB e RYB: conheça os diferentes sistemas de cores primárias

    CMYK, RGB e RYB: conheça os diferentes sistemas de cores primárias

    Existem pelo menos 3 sistemas de cores primárias: CMYK, RGB e RYB. Neste post nós te explicamos onde e porque cada um deles é usado. Saiba mais.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    A primeira coisa que precisamos ter em mente quando falamos em cores primárias é que podemos ter diferentes sistemas de cores. Nós já conhecemos as cores amarelo, azul e vermelho como cores primárias, ou seja, cores que não são possíveis de se obter com misturas de cores. Esse sistema é conhecido como RYB. Mas você sabia que existem outros dois sistemas muito importantes? Eles são o CMYK e RGB. Você já deve ter ouvido falar deles por aí.

    Cores primárias

    As cores primárias são subdivididas em dois sistemas: os sistemas aditivos, que é basicamente um sistema utilizado em dispositivos que emitem luz (ex: monitores e TVs) e normalmente utiliza o padrão RGB, e os sistemas subtrativos, que são aqueles dos dispositivos que emitem luz (ex: tintas e pigmentos).O sistema aditivo mais importante é o RGB, já o sistema subtrativo possui duas variações principais: o RYB e o CMYK.

    Abaixo você confere o que eles são e quais as diferenças entre eles.

    Sistema aditivo – RGB

    A mídia que combina luz emitida para criar variação de cores é um sistema de cores aditivas. Elas são normalmente um stistema só o RGB, sigla em inglês para as cores vermelho, verde e azul. Esse modelo é muito utilizado em televisores, monitores e outros equipamentos de vídeo.

    Sistema subtrativo – RYB

    Quando se estuda cores primárias lá ainda no colégio, a gente está acostumado a conhecê-las como Vermelho, Amarelo e Azul. Esta afirmação é verdadeira, este sistema é o RYB (Red, Yellow, Blue). Se você já usou tinta guache para misturar vermelho e amarelo e obter laranja, vermelho e azul para obter roxo e amarelo e azul para obter verde, sabe exatamente do que estou falando. Estas cores são a base de um Círculo Cromático.

    Sistema subtrativo – CMYK

    Os sistemas subtrativos CMYK são mais robustos e muito utilizados na indústria gráfica. Isso porque para produzir as cores secundárias são utilizadas as cores ciano, magenta e amarelo. Amarelo e ciano produzem a cor verde, amarelo e magenta produzem a cor vermelha, magenta com ciano produzem tons azuis.

    Em teoria a junção dessas cores deveria produzir um cinza, ou preto, dependendo da intensidade. No entanto elas normalmente produzem um tom de marrom. Por este motivo entrou o preto, para economizar tinta e agilizar o processo de secagem. Por este motivo, o preto é representado na sigla CMYK pela letra “K”, que além de representar a última letra da palavra “preto” em inglês, ainda seria uma abreviação de “key-black”, ou “preto-chave” em português.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Nova opção gourmand trazendo a primeira fragrância da América Latina com extrato natural da fruta

    Marca aposta novamente em Harry Potter como item presenteável para o Natal

    Novidade estará disponível aos consumidores nesta quarta-feira, 11

    Novidade da marca traz suporte que se encaixa na base do copo e o transforma em um item 2 em 1

    🔥 Em alta agora:

    Heinz apresenta novo Ketchup com Curry

    Quando publicamos aqui no GKPB que Heinz e BR Spices reforçaram sua parceria com tempero para hambúrguer já estávamos presenciando o flerte da marca...

    🔥 Em alta agora:

    Heinz apresenta novo Ketchup com Curry

    Quando publicamos aqui no GKPB que Heinz e BR Spices reforçaram sua parceria com tempero para hambúrguer já estávamos presenciando o flerte da marca...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,577FãsCurtir
    160,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    17,200InscritosInscrever
    Publicidade