Depois de surpreender com uma supercampanha de divulgação da Nova Fiat Strada, a Fiat acaba de anunciar um rebranding completo de sua marca, com uma nova versão do seu já conhecido logo e uma identidade visual totalmente reformulada. Esta é a maior mudança da marca desde o 2006, quando trocou mudou para o emblema que traz a tipografia que conhecemos hoje. A nova marca vai abranger três pilares: produto, experiência e comunicação.
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Novo logo Fiat Script
Nos produtos podemos ver a mudança na utilização do logo. Agora, ao invés do emblema completo com o escudo bordô, o consumidor verá apenas a tipografia estampada na parte frontal do carro. Já é possível ver como ficou com a nova Strada. “As pessoas vão ter a oportunidade de identificar que a marca está mais leve”, afirma Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais.
Nova Fiat Flag
A Fiat Flag chegou a ser o logo oficial da companhia durante os anos de 1982 a 1999, mas agora volta como um elemento extra da nova identidade visual, que deve ir se encaixando nos produtos aos poucos. De acordo com a marca, a forma é a representação visual da italianidade da companhia. Ele foi modernizado e repaginado, para trazer as cores da Itália. As quatro barras remetem às quatro letras de Fiat e trazem a bandeira italiana. Permite que qualquer um possa identificar a marca sem a necessidade de escrever nada.
“Nós somos a única marca italiana nos mercados latino-americanos. Isso tem muito valor para nós como marca e para um número elevado de consumidores, que reconhecem as raízes e a relevância italiana. Queremos ser uma marca inovadora, mas de acesso democrático. Queremos ser uma marca pop”, afirmou Antonio Filosa, Presidente da FCA para a América Latina.
Design Brasileiro feito para o Brasil com inspiração na Itália
Um dos principais pontos da nova identidade visual da Fiat é que ela é feita pelo time brasileiro, de olho no mercado brasileiro, mas respeitando a história e a origem da Fiat na Itália. A contratação da designer Ana Couto vai de encontro justamente com isso.
Fred Battaglia explicou um pouquinho de como foi o processo criativo e quais as liberdades oferecidas pela matriz à operação brasileira. “O nosso portfólio é um portfólio muito local, né, Mobi, Argo, Toro, Strada, todos esses produtos não existem em outra região do mundo. Nenhum deles. Este portfólio nos faz ser uma coisa um pouco diferente da própria marca na Europa, que é muito baseada na gama do 500.“, disse Battaglia. “Somos a mesma marca, somos uma marca com raízes muito próximas, mas há uma diferença de portfólio muito grande. Então houve uma liberdade grande. Somos sortudos de ter podido fazer um trabalho desses, tão intenso e profundo de uma marca“, finalizou.
Já Ana Couto falou mais sobre o desafio de unir a brasilidade com o design italiano. “Ficou uma coisa muito italiana e ao mesmo tempo muito pop. A gente ficou muito apaixonado pelo resultado.”, afirmou a designer que assinou o rebranding.
Nova Tagline
A marca apresentou ainda sua nova tagline: “Fiat. A paixão move” entra para substituir a antiga “Movidos pela paixão”. De acordo com a empresa, a ideia é transmitir uma marca que está conectada com o novo comportamento do consumidor, e com as necessidades dele.
“O tagline foi a última coisa desse ano. Passamos por pelo menos mais 100 frases e a gente achou que essa tinha muitas características positivas, seja de resgatar o que a gente já tinha comentado no passado, seja na paixão, que é algo que fez parte do processo e é muito característico da Fiat. E no final ele coloca um ponto de referência no consumidor e não na gente. E é sobre isso que a gente quer trabalhar“, afirmou Fred Battaglia, Diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Brasil.
Novas Concessionárias
As concessionárias também estão sendo totalmente reformuladas. Foi feito um estudo de fluxo do público para otimizar o espaço, modelos sem pós-venda e focados na experiência digital. Algo que deve trazer mais dados dos clientes para uma abordagem mais completa.
A companhia anunciou ainda um plano de reformulação das fachadas, para auxiliar os dealers a conseguirem renovar a identidade de suas lojas e lançou uma nova plataforma de treinamentos em colaboração com a rede de concessionárias. De acordo com a companhia, este é o melhor incentivo já feito até hoje para a renovação.
Recentemente a Fiat inaugurou seu centro de Design no Brasil, que é o primeiro e único na América Latina. Nós estivemos por lá e contamos tudo para vocês no nosso Instagram.
Novas formas de comunicação
A Fiat também anunciou uma série de novidades para melhorar e ampliar a comunicação com o consumidor, no intuito de reforçar a conexão com a marca e gerar venda. Entre elas estão uma ferramenta de realidade aumentada para a Nova Fiat Strada e atendimento via Whatsapp, em que o consumidor pode entrar em contato com um especialista de produto por chamada de vídeo.
Houve ainda uma curadoria do que precisa ficar ou sair do site, focando totalmente naquilo que o consumidor gostaria de encontrar e a repaginação da sua linha de roupas e acessórios. A marca deixou de se chamar Fiat Fashion, para se chamar Fiatwear, em uma reformulação completa, que também abordamos aqui.