O Festival de Criatividade Cannes Lions acabou na última sexta-feira dando 101 Leões para os projetos brasileiros. Foram 2 Grand Prix, 9 Leões de ouro, 30 Leões de prata e 60 Leões de bronze. Nosso melhor resultado desde 2015, quando o país conseguiu 108 Leões.
Mas que trabalhos são esses? Afinal, o festival recebe centenas de inscrições brasileiras todos os anos. Fica difícil lembrar cada um deles. Pensando nisso, nós decidimos reunir então os cases que levaram os maiores reconhecimentos nesta publicação. Veja:
Grand Prix
Detector de Corrupção – Reclame Aqui
O trabalho da Grey para o Reclame aqui foi um dos que trouxe o maior prêmio do festival. O Detector de Mentiras reconhecia um candidato e apontava se ele tinha ou não problemas com a justiça. Assista:
Tagwords – Budweiser
A Budweiser é uma cerveja frequentemente retratada ao lado de grandes personalidades históricas. Como conseguir autorização de utilização destas imagens em propaganda seria uma tarefa praticamente impossível, a Africa decidiu então utilizar o Google Imagens a seu favor pedindo para que o público pesquisasse por palavras-chave para então ver as imagens. Veja:
Campanhas que conquistaram Leões de Ouro
Essa Coca é Fanta. E daí?
Eu sinto o maior orgulho de ser publicitário (e mais ainda de aparecer no segundo 54 do vídeo apresentado no festival) quando eu vejo esta campanha da DAVID para a Coca-Cola Brasil. A agência e o cliente conseguiram ressignificar uma expressão homofóbica que era utilizada durante anos no Brasil e não a toa garantiram nada menos do que 7 Leões no festival. 3 deles de ouro. Se por algum motivo você estava escondido debaixo da terra e não viu essa campanha no ano passado, aqui vai o vídeo:
Cor da Corrupção – Reclame Aqui
Em um projeto bem parecido, com o Detector de Corrupção, a Grey também inscreveu o “Cor da Corrupção”, um plugin que destaca o nome de políticos com pendências na justiça e facilita a vida do público para descobrir os corruptos. Veja:
Endless Stores – Getty Images
A AlmapBBDO também garantiu seu Leão de ouro com mais um filme sensacional feito para o pessoal do Getty Images utilizando o acervo editorial do site. A criação reconta a história da Luta do Século entre Muhammad Ali vs. Joe Frazier em 8 de março de 1971. Um trabalho impecável. Veja:
The Route – JC Decaux
A Y&R em parceria com a JC Decaux decidiram utilizar o sistema integrado de mídia out of home para auxiliar ambulâncias no caótico transito de São Paulo. Veja:
Ricky Brasil – Forbes
O pessoal da Ogilvy também garantiu seu ouro com uma campanha relacionada à corrupção. A campanha visa gerar impacto por meio de um persona para a corrupção no país. Com a ajuda de inteligência artificial, a agência conseguiu chegar num rosto da corrupção no país e criou então o Ricky Brasil, um jovem senhor que, se fosse ser listado na lista dos mais ricos do mundo, estaria em 8º lugar na lista de billionários da Forbes. Assista: