Na manhã desta quarta-feira o Estadão liberou a lista completa dos brasileiros que farão parte do time de jurados do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade 2018. Teremos 19 brasileiros. 17 deles moram atualmente no Brasil, 2 no exterior. 5 são mulheres. O número ainda é baixo, mas já é mais que o dobro do anunciado no ano passado.
Confira os nomes dos jurados brasileiros do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade neste ano.
CATEGORIA | NOME | CARGO | AGÊNCIA |
Innovation | Eco Moliterno | Diretor de criação | Accenture Interactive |
Creative Effectiveness | Paula Lindenberg | VP de Marketing | Ambev |
Media | Cesar Toledo | VP de Mídia | Tribal Worldwide |
Direct | Paulo Coelho | Presidente e CCO | DM9DDB |
Creative eCommerce | Andrea Siqueira | Diretor Executivo de Criação | Isobar |
Mobile | Fabio Simões | Diretor de Criação Digital & ECD | FCB |
Radio & Audio | Álvaro Rodrigues | CEO & Diretor Executivo de Criação | Fullpack |
Print & Publishing | Rodolfo Sampaio | Sócio de Criação | Moma Propaganda |
Music | Kito Siqueira | Sócio Fundador | Satelite Áudio |
Brand Experience | Fernando Guntovitch | CEO | The Group |
Film Craft | Alberto Lopes | Produtor Executivo | Vetor Zero |
Design | Giovanni Vannucchi | Sócio | Oz Estratégia + Design |
Outdoor | Mariana Borga | Diretor de Criação | JWT |
Health | Bruno Abner | Diretor de Criação | McCann Health |
Digital Craft | Saulo Rodrigues | ECD, Visual Design | R/GA |
Film | Laura Esteves | Diretor de Criação | Y&R |
PR | Patricia Bartuira | Diretora de atendimento | FleishmanHillard Brasil |
Há ainda dois profissionais brasileiros no exterior:
- Renata Florio – Executive Creative Director – Ogilvy Health and Wellnes – Pharma Lions
- Fernando Machado – CMO do Burger King – Creative Effectiveness Lions (Presidente do Júri)
O momento é bastante desafiador para o Cannes Lions, isso porque o festival tem encontrado dificuldades para manter seu prestígio entre o público mais novo e vê dificuldade da adesão das agências e clientes frente a um mercado cada vez mais competitivo e com budgets reduzidos.
O modelo foi questionado por grandes grupos, com o o WPP. Ainda no ano passado, o Grupo Publicis anunciou que não iria mais inscrever seus trabalhos no festival.
De olho nisso, o festival passou por uma grande reformulação e conta com as seguintes categorias: Innovation, Creative Effectiveness, Media, Direct, Creative eCommerce, Mobile, Radio & Audio, Print & Publishing, Music, Brand Experience, Film Craft, Film, Design, Outdoor, Digital Craft e Health & Wellness.
Há uma grande preocupação em incluir o público feminino. A ideia é conseguir igualar o número de jurados homens e mulheres. No ano passado estes números ficaram bem próximos, com 43,5% de representatividade feminina. Ainda haverá alguns benefícios para estimular a oxigenação do evento com incentivo aos jovens delegados para as companhias que tiverem mais de 15 inscrições.
O Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade vai acontecer de 18 a 22 de junho de 2018.