A lista de brasileiros indicados para o júri do Cannes Lions 2017 foi divulgada hoje com exclusividade para o mercado publicitário pelo Estadão em um evento que aconteceu na sede da empresa aqui em São Paulo.
Para este ano o time de jurados presente no evento foi reduzido de 380 para 285. De acordo com a organização do festival, esta redução teve como intuito melhorar a qualidade dos debates. Apesar disso, a redução do número de brasileiros não foi tão expressiva. No total foram selecionados 20 brasileiros, os quais 16 atuam no Brasil, enquanto os outros 3, realizam trabalhos em agências de outros países. No ano passado eram 21.
O Geek Publicitário esteve presente no evento e teve acesso aos nomes que iremos exibir abaixo:
Júri brasileiro do Cannes Lions 2017
CATEGORIA | JURADO | CARGO | EMPRESA |
Cyber | Sérgio Gordilho | Co-president and CCO | África |
Design Lions | Mário Narita | President | Narita desing |
Direct Lions | Moacyr Netto | Creative director | W3haus |
Film craft Lions | Roberto Coelho | Owner | Satelite áudio |
Film Lions | Erh Ray | Co-ceo & CCO Havas Creative Group Brazil and Betc São Paulo. | Betc São Paulo |
Entertainer Lions | Marcelo Páscoa | Diretor de marketing | Coca Cola |
Glass Lions | Andrea Alvares | Vice president of marketing | Natura |
Health & wellness | Diego Freitas | Creative director | Havas Worlwide |
Media Lions | Miriam Shirley | VP media | Publicis Brasil |
Mobile | Rafael Pitanguy | VP creative | Y&R |
Outdoor Lions | Bruno Prósperi | Executive creative director | Almap BBDO |
PR Lions | Gabriel Araújo | VP creative | Ketchum |
Print & publishing | Cláudio Lima | Executive creative director | Ogilvy |
Promo & Activation Lions | Célio Ashcar Jr. | Partner | Aktuellmix |
Radio Lions | Mário d´Andrea | President and creative director | Dentsu |
Titanium | Nizan Guanaes | Chairman | Grupo ABC |
Product Design Lions | Elisabete Castanheira | Technical coordinator | Objeto:Brasil |
Brasileiros no exterior
Como já dissemos, outros 3 brasileiros também irão participar do corpo de jurados: P.J. Pereira (Pereira & O’Dell) irá presidir o júri de Entertainment, Ricardo Dias (Anheuser-Busch InBev) em Entertainment Lions e Fernando Machado (Burger King) em Creative Effectiveness.
Três mulheres
Talvez você não tenha reparado, mas mesmo ainda em 2017 nós só temos três mulheres indicadas para o júri do maior festival de criatividade do mundo. Nós sabemos que a culpa não é do festival, quem sabe seja um pouco das agências, mas o fato é que é, mesmo sabendo que vivemos um mundo mais justo para as mulheres, no ramo da publicidade ainda há muito a ser feito.
Apesar disso, neste ano houve um acréscimo de mulheres na presidência do júri. São 7 mulheres contra 4 no ano passado. No entanto, o número de homens é mais que o dobro: 16.
Apesar de tudo, o Estadão informou ao Geek Publicitário que o grande destaque desta edição deverá ser a valorização da presença feminina na publicidade. Pensando nisso, o veículo criou o Prêmio Desafio Estadão Cannes.
O prêmio irá presentear 12 profissionais do mercado, destacando 3 campanhas que tenham sido veiculadas na plataforma do Estadão nas categorias Impresso, Multiplataforma e Branded Content. O tema? A conscientização sobre a violência contra a mulher.