O McDonald’s tem enfrentado dias ruins nos Estados Unidos e em alguns outros mercados ao redor do mundo. A rede, que sempre foi referência em fast-food, está vendo suas vendas caírem por conta dos altos preços resultantes da inflação. Uma matéria do The Guardian indica que a rede ainda espera novas quedas nos próximos trimestres e está trabalhando em correções no cardápio e na oferta de produtos. Uma delas já tem nome: Big Arch.
O Big Arch é um novo sanduíche que chega em caráter de testes em alguns lugares no mundo, como Canadá e Portugal; trazendo um sanduíche que promete uma experiência de maior saciedade e sem miséria. “Este novo sanduíche é a resposta do McDonald’s ao desejo dos clientes por um hambúrguer saciante com mais ingredientes saborosos e de qualidade que os fãs do McDonald’s adoram”, diz o texto divulgado pelo McDonald’s Canadá.
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Novo sanduíche Big Arch – McDonald’s
Entre os ingredientes que compõem o Big Arch estão dois hambúrgueres de carne bovina, três de queijo white cheddar, picles, alface fresca, cebola frita, cebola fresca e o “delicioso molho Big Arch”. “É um hambúrguer McDonald’s por excelência que satisfaz a fome dos clientes com um toque em nossos sabores icônicos.”, completa o texto.
Queda nas vendas
As vendas nos Estados Unidos caíram quase 1%. Embora os consumidores tenham gastado mais, devido aos preços, a rede viu menos clientes aparecerem em seus restaurantes. O atual presidente e CEO do McDonald’s Chris Kempczinski defendeu os altos preços, justificando que a mão de obra, papel e alimentos tiveram aumentos de até 40% em alguns mercados nos últimos anos.
O lucro líquido da empresa caiu cerca de 12% para US$ 2 bilhões, ou US$ 2,80 por ação. Excluindo itens como encargos de reestruturação, o McDonald’s lucrou US$ 2,97 por ação. Isso ficou longe do lucro por ação de US$ 3,07 que os analistas do setor estavam prevendo. Em maio, o CEO do McDonald’s para os Estados Unidos, Joe Erlinger, disse em uma carta aberta que o preço dos Big Macs havia aumentado 21% desde 2019.
A queda de interesse do público por redes de fast-food vai além do McDonald’s. O fluxo de clientes em restaurantes fast-food nos EUA caiu 2% no primeiro semestre do ano e ainda deve continuar baixo no segundo semestre de 2024.
Pequenos Preços
Ao mesmo estilo da campanha adotada pelo Burger King no Brasil, o McDonald’s dos EUA lançou ofertas por US$ 5 e tem apostado na menor margem de lucro para conseguir trazer de volta o interesse do público. O resultado parece ter sido positivo. Erlinger chegou a dizer que as vendas das ofertas de US$ 5 estavam superando as expectativas e trazendo consumidores de baixa renda de volta às lojas da rede.
Novos Públicos
Depois de um bom tempo atendendo às necessidades das crianças, o McDonald’s parece ter direcionado um foco maior no público adolescente. A rede tem apostado em licenças como Jujutsu Kaisen e BTS para ganhar a simpatia da Geração Z. Aqui no Brasil, o combo do BT21 tem feito sucesso com o “Army”, nome do fandom do grupo coreano.
Quando o Big Arch chega ao Brasil
Até o momento não há nenhum anúncio oficial do McDonald’s Brasil em relação a uma possível chegada do sanduíche no país. Apesar disso, a rede tem apostado em um movimento bastante semelhante por aqui com os novos Brabos do Méqui. A volta do saudoso ClubHouse e a chegada do Melt Onion Rings surpreendeu o público brasileiro positivamente justamente por conta do fator custo-benefício. Assim que houver novidades em relação a este assunto você irá conferir a continuação desta história no GKPB.