Já falamos aqui no GKPB sobre diversas inovações da Heinz por todo o mundo, como Heinz Tattoo Ink no Brasil, Heinz e Absolut no Reino Unido, e até mesmo Maionese de Alho Negro em uma floresta assombrada na Romênia. E depois de mais de duas décadas, quem ganha destaque é a Heinz Arábia com o lançamento de uma nova embalagem de ketchup, o Heinz Ketch-Up & Down.
O Heinz Ketch-Up & Down é a primeira garrafa de tampa dupla, que foi especialmente projetada para resolver um problema antigo dos fãs de ketchup em todo o mundo. A nova embalagem tem duas tampas que permitem utiliza-la facilmente, não importa de que maneira seja armazenada.
Desde o início dos tempos, a humanidade tem lutado para obter até a última gota de ketchup de suas garrafas de Heinz. Em 2002, a marca fez história com o lançamento da primeira garrafa invertida do mundo, que conhecemos até hoje. Tudo estava indo bem, até que os fãs da marca começaram a guardar a garrafa de cabeça para baixo, com a tampa para cima. E a Heinz simplesmente não entendeu.
Logo ficou claro que a Heinz precisava de uma solução que fosse realmente à prova de falhas. Então este ano, a Heinz Arábia assumiu a missão de resolver esse problema urgente com a ajuda de sua agência criativa, FP7 McCann Dubai, e assim nasceu o Heinz Ketch-Up & Down. Projetado com a garrafa original que todos amamos, mas com uma tampa colocada na parte superior e outra na parte inferior. Essa inovação certamente mudará a vida dos amantes de ketchup para sempre.
Passant El Ghannam, chefe de marketing da Kraft Heinz MEA, comenta que a marca conta com insights como este para alimentar a inovação e trazer aos consumidores mais do que eles desejam. Então, com base no sucesso da garrafa invertida Ketch-Up & Down, a Heinz Arábia viu uma oportunidade de resolver o problema que ainda existia. No Instagram da marca, foi realizado uma brincadeira com comidas e locais com frases do tipo “Dobro de sabor”, de referência ao “dobro de tampas” na nova embalagem. Confira:
Por mais bobo que pareça, o Heinz Ketch-Up & Down foi comparado à invenção da roda, onde cada lado é realmente o lado certo. Enquanto isso o design levanta questões sobre o comportamento humano. Como podemos ver neste vídeo:
Federico Fanti, diretor de criação da FP7 McCann, diz que o produto, apesar de ter recebido uma maneira obviamente certa, continuou sendo armazenado da maneira errada. Na verdade, menos da metade dos clientes realmente guardavam a garrafa com a tampa para baixo. Este problema precisava de uma solução óbvia para que as embalagens realmente fossem utilizadas corretamente. Assim mostrando que grandes ideias podem ser tão simples quanto isso, desde que resolvam um problema de forma eficaz.